terça-feira, 28 de abril de 2009

Independência ou Marte prepara DVD Radiografia Vol.1

por Jovem Palerosi/Massa Coletiva


Como comemoração dos dois anos de atividades do programa de rádio, o Independência ou Marte compilou seu material audiovisual produzido, e irá lançar o DVD intiulado Radiografia Vol.1, com as atividades do projeto em 2007 e 2008.

O material tem como um dos principais objetivos a difusão das atividades realizadas, propagando o projeto através de seus preceitos, contextualizando sua origem e seu desenvolvimento ao longo do tempo. Como idéias que ultrapassam as realizações, temos os princípios que nortearam a criação e desenvolvimento do projeto, que nasceu durante a implantação da Rádio UFSCar, efetivando com suas produções a democratização dos meios de comunicação, o incentivo à produção experimental e a diversidade da cultura brasileira.

foto: Daniela Teixeira

Os vídeos são realizados pelo projeto durante a produção de eventos especiais e registra a passagem de bandas que se apresentam na cidade e na rádio. Dentro desse contexto, nos últimos dois anos foram produzidos materiais diversos com foco nas performances de estúdio ou ainda no relato das atividades, sempre através de videoclipes documentais.

Assim como registra a história do programa, está intrínseca a relação com o nascimento e desenvolvimento da Rádio UFSCar, como por exemplo no vídeo da 1a Transmissão da emissora, na primeira gravação com Jimmy Luv & Família 7 Velas, e a primeira banda a tocar nos estúdios, o Projeto Nave. Além destes, fazem parte do conteúdo, diversos outros artistas de relevância da chamada “nova música brasileira”. Destaca-se por exemplo, a passagem da banda Mamelo Sound System:


Foto: Hendi Du Carmo


Este foi um momento de grande confluência entre a música e o momento de gravação, registrado em vídeo de alta definição, assim como a parceria no evento com o programa Ganja Groove, ou ainda a visita da banda pernambucana Júlia Says, que construiu um público na cidade após ter sua música veiculada na programação da rádio. Além disso, temos o vídeo da edição internacional da Festa, com a banda inglesa Black Mekon.

Esteticamente, cada video possui a especificidade de cada artista, música e situação. Os formatos propostos não procuram acompanhar nenhuma vertente plástica ou técnica, mas sim, criar uma linguagem autônoma. Assim, busca-se sempre experimentar as maneiras de encontrar o caminho próprio de cada contexto, registrando artisticamente estes momentos. A realização dos vídeos, na maioria das vezes, fica a cargo dos próprios coordenadores do projeto, o que contribui também para um resultado intimista e muito próximo dos músicos. Em algumas situações também, busca-se também a criação de micro-narrativas através das imagens e da música, construindo idéias de ficção a partir da realidade.


A marca do DVD, assim como a do projeto como um todo, é o compromisso com a cultura independente e a busca por seus significados. Ele possuirá cerca de 1h30 de material em vídeo e ainda conta com fotos e áudios que complementam a história, traçando uma linha do tempo visual e sonora, além de conter programas especiais na íntegra, somando um total com cerca de 10 horas de conteúdo.

Em fase de finalização, o projeto tende a optar pelo novo formato de SMDV, bem mais barato que as cópias comuns e tem previsto um lançamento em junho, mês de aniversário e época da edição de número 100 do programa Independência ou Marte.

Assim, neste momento, busca-se diversas formas de parcerias com as bandas e com outros meios para que se possam financiar as cópias a quem tiver interesse pelo preço de custo. Como plano de difusão, está prevista a distribuição para coletivos de cultura, cineclubes, a inscrição em festivais audiovisuais e musicais e a transmissão em televisões educativas.

Para uma prévia dos outros vídeos, acesse o Canal de Videos do projeto!!!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Chimpa + MO!

Por Djalma Nery/Massa Coletiva


Como não poderia deixar de ser, as festas do Independência ou Marte deste final de semana – pela primeira vez na promissora dobradinha São Carlos/Araraquara – foram animais (e instrumentais).

Recebemos a célebre visita de mais um bicho dessa profícua fauna musical: o Chimpanzé Clube Trio e seu maravilhoso rock instrumental setentista. De sexta até domingo na hora do almoço passamos boas horas juntos e conversamos de tudo um pouco; uma avalanche de projetos e idéias nasceu neste fim de semana. Espero ver boa parte destes realizados assim que possível.

O tempo por aqui foi corrido e logo de chegada os Chimpas rumaram para os estúdios da Rádio UFSCar, onde gravaram o programa de número 93 do Independência ou Marte (que foi ao ar na segunda-feira, às 22h, com reprise no sábado às 15h no www.radio.ufscar.br, e no www.foradoeixo.org.br). Eles entraram ao vivo com duas músicas e gravaram outras 4 especialmente para o programa; rolou também uma entrevista bem bacana com todos bastante a vontade.

O Chimpanzé Clube Trio existe desde 2002 e já tem um disco e uma demo na bagagem; o disco é homônimo e foi lançado pela Tratore, em 2007; a demo é de 2003, se chama “Sessões de Quintal” e foi inteiramente captada na edícula do baterista Angelo “Turco” Kanaan; “gravada num md8 com mics tosqueras espalhados pela sala” – segundo o próprio. Ambos os discos possuem material bem bacana e bastante conciso em seu conjunto – desde a escolha dos timbres às surpreendentes reviravoltas rítmicas, os Chimpas dão um show em seus instrumentos. Os outros dois membros da banda, Luiz Miranda e Felipe Nelson Crocco, se revezam entre guitarra e baixo. Os 3 representam 60% da banda Abimonistas, “que está hibernando por tempo indeterminado...” – informa Angelo mas o abimonismo jamais deixará de existir” – completa.

As festas aconteceram nos dias 24 e 25 – sexta e sábado – em São Carlos e Araraquara, respectivamente. Ambas num funcional formato zoo instrumental, já que a abertura dos dois shows ficaram a encargo do “Malditas Ovelhas!”. Entre chimpanzés e ovelhas, tudo rolou muito bem. O público das duas apresentações se mostrou bastante entusiasmado e o sucesso da festa (pela primeira vez em Araraquara) chegou a surpreender, com Caibar cheio. Mais uma realização suada do Massa. Em breve, colocamos o link dos caras tocando na rádio e umas fotos da saga toda.Vida longa à fauna instrumental!

fotos: Rafael Rolim

mais em: http://picasaweb.google.com.br/massacoletiva

terça-feira, 21 de abril de 2009

Independência ou Marte - As Festas, Edição Instrumental

Uma noite de música instrumental! É isso que promete a próxima edição do projeto Independência ou Marte - A Festa. Como sempre inovadores, os produtores estão em expansão. Graças à articulação feita junto com as bandas, a Festa será realizada também em Araraquara. Quem se apresenta este mês no projeto são as bandas Chimpanzé Club Trio de São Paulo e o Malditas Ovelhas! a é meio araraquarense, meio sãocarlense.

Após um ano de muito trabalho, a curadoria do projeto está mais conectada do que nunca à todo movimento independente que acontece ao longo do território brasileiro. E sempre com muito bom gosto proporcionam a circulação de artistas com potencial e qualidade para agradar novos adeptos por onde passam.

A edição expansiva traz os paulistanos do Chimpanzé Club Trio , que fazem um instrumental de altíssima qualidade, com suíngue bem brasileiro, passando por diversos gêneros, desde o jazz, funky, rock e pop. Formada em 2002 a banda já lançou 2 discos: Sessões de quintal em 2003 e Chimpanzé Club Trio em 2007. Este teve boa repercussão na mídia e impulsionou um novo disco previsto para este ano, cheio de participações especiais.

Confira o video:

Já os anfitriões do Malditas Ovelhas! garantem um instrumental-experimental com os integrantes circulando entre os instrumentos, e sempre com novidades, seja com novas músicas e equipamentos. A banda se formou em Araraquara (SP) e atualmente tem a maioria dos músicos em São Carlos. Estão em divulgação do primeiro disco demo e atuam no fortalecimento das conexões no interior paulista, através do Massa Coletiva.

No início e final das noites, contamos com a já tradicional Discotecagem Radiofônica, onde os produtores/apresentadores do Independência ou Marte colocam na pista o melhor de suas pesquisas na música contemporânea brasileira.

Esta iniciativa é mais uma ação no sentido de conectar e integrar as ações do Circuito Fora do Eixo pelo estado. As bandas assim como os produtores e coletivos possuem papel fundamental nesta construção. Portanto, fiquem atentos e venham fazer parte deste universo!! Confira sempre as atividades do Massa Coletiva e ouçam programa Independência ou Marte toda segunda feira pela Rádio UFSCar às 22 horas.

foto: João Moura

Serviço:
Independência ou Marte - A Festa

Dia 24 de Abril - Chimpanzé Clube Trio + Malditas Ovelhas! + Discotecagem Radiofônica
Armazém Bar, Rua 7 de setembro, 2109, Centro, São Carlos.

Entrada: R$ 8

Dia 25 de Abril - Chimpanzé Clube Trio + Malditas Ovelhas! + Discotecagem Radiofônica
CaiBar, Rua Carlos Gomes, 2994, Centro, Araraquara.

Entrada: R$ 5

Realização: Massa Coletiva, Armazém Bar, Caibar e Circuito Fora do Eixo

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Fotos da Massaroca na Cremosita


visite o album em:
http://picasaweb.google.com/massacoletiva/MassarocaNaCremosita#

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Massaroca - A Festa na Cremosita

Nesta 5ª feira, 16/04, à partir das 23h, 3 bandas sãocarlenses, numa iniciativa de integração, se juntam para realizar a festa do Massa Coletiva. Desta vez como anfitriões de mais um convidado internacional, a banda norte-americana Ketman.


Esta turnê pelo interior de São Paulo é resultado de mais uma parceria com a Amplitude/Tronco Produções. A banda formada em Boston trará muito barulho para a república Cremosita, que é sede do evento. Entrada barata e cerveja gelada para balancear com o energia quente do show de rock garageiro psicodélico e visceral dos caras.



Antes dos convidados especiais, quem abre a noite são, literalmente, os donos da casa - a banda Aeromoças & Tenistas Russas, na seqüência a Plano Próximo
com mais uma apresentação eletrizante. Para quem agüentar até final, o Malditas Ovelhas! para encerrar a noite ou quem sabe, inaugurar o dia...

Serviço:

Massaroca - A Festa

Ketman + Aeromoças e Tenistas Russas + Plano Próximo + Malditas Ovelhas

República Cremosita

Rua 13 de maio, 1816 - Centro

Entrada: R$ 3

Realização: Massa Coletiva, Tronco Produções, Circuito Fora do Eixo

domingo, 5 de abril de 2009

Campinas sedia reunião presencial dos coletivos Fora do Eixo

Por Sarah Mascarenhas/Massa Coletiva


Na última segunda feira, 29 de março, aconteceu a edição Conexão Vivo em Campinas (SP). A programação foi composta por apresentações musicais e debates, que tiveram entre os convidados, Pablo Capilé - coordenador de planejamento do Espaço Cubo - e Célio Turino - Secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura. Participaram da discussão representantes de coletivos paulista e diversos segmentos da população local, mas o principal foi a realização de uma reunião paulista do do Circuito Fora do Eixo.

No encontro foram discutidos pontos cruciais que já estão debatidos também por todos os membros do Circuito via lista de emails. Os principais assuntos abordados foram: a distribuição Fora do Eixo feito pela Travolta Distribuidora, a representação regional no estado de São Paulo, e o mapeamento e a criação de um circuito paulista da música independente.

Em relação à distribuição foram levantadas propostas de como seriam lançados os participantes da Agência de Bandas Fora do Eixo, desde a quantidades de cds e sua distribuição entre os 25 coletivos ligados ao Circuito.

O coletivo sãocarlense, Massa Coletiva, se prontificou e assumiu a Representação Regional no estado de São Paulo. Para isso se faz necessário iniciar o levantamento dos produtores, bandas e casas noturnas que já atuam com produções voltadas ao movimento da música independente para mapear, criar e nomear este circuito.

Estavam presentes nesta reunião também os coletivos Travolta e Escárnio e Osso. Os paulistanos do Escárnio se colocaram na reunião principalmente com um Ponto de Comunicação Fora do Eixo. Além disso, junto com os representantes da Travolta, serão colaboradores ativos no mapeamento.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Centro Público de Economia Solidária é destaque em São Carlos

por Sarah Mascarenhas/Massa Coletiva

O Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza - Betinho",inaugurado no dia 26 de maio de 2008, é resultado de um convênio firmado entre a prefeitura de São Carlos(SP)e o Governo Federal,intermediados pela Secretaria Nacional de Economia Solidária(SENAES).É o espaço físico que integra o Departamento de Apoio à Economia Solidária(DAES) e o Banco do Povo.

O público alvo do centro são os empreendedores solidários urbanos e de agricultura familiar do município e região; pessoas encaminhadas pelos programas de complementação de renda; organizações de apoio e fomento à economia solidária, além de pessoas envolvidas nos diversos setores da sociedade, que acreditam nesses princípios e querem contribuir para seu fortalecimento.

Segundo Ricardo Rodrigues, coordenador de planejamento de um dos coletivos culturais integrados ao Centro, “uma das propostas fundamentais é a integração e troca de experiências entre empreendimentos da economia solidária local e regional, bem como a interação entre a comunidade local e os empreendimentos solidários e proporcionar encontros e eventos que reúnam os agentes desta cadeia”.

Gerson Fernandes Martins, representante do DAES, destaca a articulação de diferentes políticas públicas de fomento à economia solidária.“Outra questão abordada e que já é desenvolvida pelo Departamento refere-se à realização de parcerias com Universidades e outras instituições de pesquisa para desenvolvimento e aplicação de tecnologias sociais na área”.

A elaboração de uma lei municipal para economia solidária(ECOSOL) será um marco legal que define quais as regras deverão ser obedecidas pelos governantes e pelos cidadãos ao tratar destas atividades. Uma vez aprovada esta lei, fica garantido que o trabalho no centro permaneça mesmo com as trocas de governos municipais.

Dentre as principais ações que a Lei garante, a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Economia Solidária, estas serão ferramentas importantíssimas para o constante monitoramento, avaliação e crescimento das políticas incentivadas pela Lei e demandadas pelos coletivos.

Por ter princípios baseados na valorização humana e trocas de produtos e serviços, são os próprios cooperados que organizam os encontros para discussão e elaboração da Lei.

Não existe uma data ainda para a aprovação da Lei ECOSOL. Uma vez aprovado o projeto será encaminhado para a Câmara dos Vereadores do Município.

Serviços

Além de dispor do Banco do Povo dentro da sede, está à disposição, das 20 cooperativas e da população que tenha interesse em atuar na área, os seguintes serviços:

Central de documentação e informação de Economia Popular e Solidária.

Telecentro de informática.

Local para realização de cursos.

Treinamentos.

Oficinas.

Seminários.

Divulgação, distribuição e comercialização de produtos e serviços dos empreendimentos solidários.

Oferta de assessoria gerencial, técnica e de acompanhamento para os empreendimentos solidários entre outros coletivos.


fonte: http://www.uniara.com.br/ageuniara/artigos.asp?Artigo=4248