segunda-feira, 29 de junho de 2009

Independência ou Marte lança Radiografia Vol.1 com apresentação no CineUFSCar

Acontece nesta 4ª feira às 19h o lançamento da primeira coletânea de vídeos do projeto Independência ou Marte, que no mês de junho comemorou dois anos de atividades e mais de 100 edições inéditas. O programa vai ao ar, toda segunda-feira às 22h ao vivo na Rádio UFSCar e tem reprise no sábado às 15h.

A apresentação acontecerá logo após a sessão com o filme Sympathy for the Devil, de Jean Luc Godard, e foi preparada a partir de uma vídeodiscotecagem, com os clipes produzidos mesclados a áudios de entrevistas com os artistas que tocaram ao vivo nos estúdios da Rádio e nas Festas realizadas pelo projeto. No palco, os coordenadores do projeto, Felipe Silva e Jovem Palerosi, fazem o intermédio entre os sons, as imagens e o público, realizando um raio-x da história da música contemporânea brasileira.

O DVD ainda conta com fotos, áudios e outros links do projeto, que desde seu nascimento, vêm se conectando a artistas, coletivos de ação cultural e diversas iniciativas de diversos lugares do país que visam a construção de um novo contexto na produção cultural do país. A finalização e a arte do material ficaram por conta do núcleo de vídeo do Massa Coletiva – Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura do qual o projeto faz parte, ajudando a estruturar ainda mais as ações em um contexto local e nacional.

Um momento muito importante para todos com a escrita de mais um capítulo na história da nova música. Então, não perca, venha fazer parte deste universo!!!


Lançamento do Dvd Independência ou Marte - Radiografia Vol.1 – 2007/2008

CineUFSCar – Teatro Florestan Fernandes, Universidade Federal de São Carlos.

Quarta-feira, a partir das 19h

Entrada Gratuita

terça-feira, 23 de junho de 2009

Virada Radiofônica + Palquinho Maluco

Nesta quarta feira, 24/06, a partir das 11h, a Radio Livre Capivara FM e o Massa Coletiva apresentam: Virada Radiofônica + Palquinho Maluco

11h - Abertura da Virada Radiofônica
12h - Livre/gravação de vinhetas
13h - Programa livre
14h - Oficinas de radio livre/gravação de vinhetas
15h - Som e revolução/oficinas de radio livre/gravação de vinhetas
16h - Grooveria
17h - Livre
18h - Jazz na Lua c/ a Lua
19h - Discotecagem Radiofônica Independencia ou Marte
20h - Freak Jam Session
21h - Ganja Groove
22h - DJ Caixa Preta

23h - Segura, que o Palquinho Maluco vai começar
00h - Aeromoças e Tenistas Russas (São Carlos/SP)
01h - Búfalo (São Bernardo do Campo/SP)
02h - Programa livre

*sujeito a justes imprevisiveis

- Local: Palco Livre da UFSCar/São Carlos - SP

e ainda: gravação de vinhetas para a programação//breja gelada//conhaque//oficinas de radio livre

terça-feira, 16 de junho de 2009

Independência ou Marte – 100° Programa e 2 anos no Ar!

Esta 2ª feira, dia 15 de junho, o projeto realizou seu centésimo programa inédito. Nesta edição, rolou o especial Transmissão Independente que foi gravado com B Negão e os Seletores de Freqüência, além de outras atrações especiais, abduções e conexões intergalácticas. O mês de junho todo é de comemoração, já que o projeto comemora seus 2 anos de transmissões em freqüências moduladas (FM), desde que começou, na Rádio UFSCar.
A história inicial, na verdade se mistura bastante com a concepção e o processo de implantação da emissora educativa da Universidade Federal de São Carlos, mas com o tempo, as iniciativas específicas naturalmente fizeram expandir para outros meios.
Hoje em dia, o projeto exerce muitas atividades na Internet, nas Festas, com a Discotecagem Radiofônica e na realização de vídeos, compilados no DVD Radiografia Vol.1. a ser lançado no dia 1º de Julho no CineUFSCar.
Desde outubro de 2008, a criação e participação no Massa Coletiva – Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura da cidade de São Carlos, foi um acontecimento muito importante. Atualmente o núcleo atua como Representante Regional do Circuito Fora do Eixo.
Sistematizando o trabalho com outros artistas e produtores da cidade, o processo de construção passou a ser ainda mais orgânico em relação ao desenvolvimento de cena local e da movimentação social que a música independente passa em todo o país, principalmente interligada em rede.
Hoje o projeto expande sua maneira de produção e através de oficinas busca compartilhar as tecnologias e técnicas desenvolvidas, com o intuito de trabalhar a formação no veículo rádio, ao mesmo tempo em que retroalimentar a produção do programa, com mais experiências colaborativas em sua realização, junto a coletivos de ação cultural e festivais de música alternativa.
Um momento muito fértil e importante de se comemorar, com resistência, renovação e criação. Mantenha-se conectado para saber sobre as atividades e os eventos deste mês e venha fazer parte deste universo!!!
www.independenciaoumarte.blogspot.com
www.tecnologiademarte.blogspot.com
www.youteube.com/user/indieormars

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Mapeamento do Circuito Fora Do Eixo

O Formulário abaixo é mais uma ferramenta criada pelo circuito para facilitar o mapeamento do Circuito e de suas ações.
Então não perca tempo e preencha o questionário que está no link:http://spreadsheets.google.com/embeddedform?key=rO5IiS5hQYl_7GgrMvdIbvw

sábado, 13 de junho de 2009

3o Curto Circuito no Ar

Já está no ar o 3o Curto Circuito, o programa que integra os Coletivos Fora do Eixo. Nesta edição, o Festival Goma em Uberlândia, Observa & Toca pelo Lumo Coletivo em Recife, além da chamada para as comemorações do Independência ou Marte.



Fique sempre ligado na Web TV no Portal Fora do Eixo.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Festival Contato premia projetos em multimídia

O 3º CONTATO - Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica, realiza concurso para produção de projetos artísticos multimídia propostos por universitários.
Enquanto um artista toca baixo, sua música interage com o computador, gerando imagens em tempo real. Esse é um dos tipos de projet
o que o "Contato Universitário", chamada de projetos artísticos destinados a estudantes do nível superior, busca para o 3º CONTATO – Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica, que acontecerá de 7 a 12 de outubro, na cidade de São Carlos.

O CONTATO é organizado anualmente pela Rádio UFSCar, CineUFSCar, pelo Laboratório Aberto de Interatividade (LABI) e a Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento reúne atores culturais de todo o País na cidade de São Carlos em atividades gratuitas. A meta é realizar debates, oficinas e apresentações artísticas e culturais que fomentem um novo espaço de discussão e reflexão fora das grandes capitais.

A chamada de trabalhos realizada para a edição deste ano busca viabilizar a realização de obras artísticas que mesclam vários suportes de criação multimídia, como áudio, vídeo, performance, instalação, intermedia e artes transdisciplinares.

As propostas devem estar relacionadas ao tema dessa edição do CONTATO, que, neste ano, pretende discutir a identidade de todos, permitindo encontros em que as diversidades coletivas e individuais sejam impulsionadas a se reconfigurar.

O concurso tem como objetivo possibilitar que a criação multimídia de estudantes universitários se torne realidade. Para isso, a terceira edição do Festival investirá seis mil reais para financiar e co-produzir projetos selecionados que serão exibidos durante o evento. Não há número predefinido de projetos a serem contemplados para o "Contato Universitário". Cada proposta deve ter orçamento máximo para realização de dois mil reais. Podem participar do concurso apenas estudantes matriculados no Ensino Superior, incluindo desde graduandos até pós-doutorandos.

As inscrições de propostas serão aceitas até o dia 7 de julho e devem ser feitas por meio de envio de mensagem por e-mail e da documentação complementar pelo correio. Todas as informações sobre a chamada estão disponíveis no site do Festival, onde também será divulgada a relação dos trabalhos contemplados no dia 17 de julho.

O endereço para acesso é www.contato.ufscar.br. Mais informações pelo telefone da Rádio UFSCar, (16)3351-8099.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Macaco Bong volta ao interior com 2 shows na região

Vem ai mais uma edição da já conhecida Independência ou Marte - A Festa. Esta edição traz mais uma vez à região os cuiabanos da banda Macaco Bong, que fará dois shows imperdíveis no final de semana. Neste sábado, à partir das 23h, o evento acontece no Armazém Bar, prometendo estremecer a nova estrutura da casa. No domingo, a apresentação será na vizinha e já parceira Araraquara. Lá eles tocam no espaço Kruppa - arquitetura, arte e cultura, no consagrado projeto "Som em Série". Por ser um encontro dominical, vale lembrar que começa as sete horas da noite, a preço simbólico.
A banda é uma dos maiores destaques da atual cena musical brasileira, tendo seu primeiro disco, "Artista Igual Pedreiro" eleito como o melhor do ano passado pela revista Rolling Stone. Além disso, é uma das bandas que mais circula no país, sempre com um show potente e catártico, à base do mais puro rock and roll instrumental, em power trio.
Semana que vem, fazem sua segunda turnê fora do país, na Argentina.

Quem os acompanhará por aqui é a banda de Sorocaba,
The Name, que esteve com eles também no ano passado. Influenciados pelo pós-punk, mesclando riffs dançantes e letras bem pessoais em inglês, desta vez eles vêm embalados pelo lançamento do recente EP "Assonance".
E é claro que não poderia falta a tradicional Discotecagem Radiofônica, com o projeto Independência ou Marte, trazendo para as pistas o melhor de sua seleção musical na música brasileira contemporânea. Não Perca!!!
Para saber mais, clique aqui.

Serviço:
Sábado, 06 de junho de 2009
INDEPENDÊNCIA OU MARTE - A FESTA

MACACO BONG + THE NAME + DISCOTECAGEM RADIOFÔNICA
R$ 10,00

Rua 7 de setembro, 2109, em frente a câmara municipal - São Carlos
Realização: Massa Coletiva, Fora do Eixo, Armazém Bar

terça-feira, 2 de junho de 2009

Depois dos shows um panorama da tour MO!

por Sarah Mascarenhas/Massa Coletiva

Chuva! foi assim que saímos de São Carlos, um temporal de mais ou menos 20 minutos, depois estrada tranqüila. O combinado era se encontrar no Rancho da Pamonha, porque estávamos em dois carros. Chegando lá, o telefonema... a galera ainda estava em Campinas, nem pensamos em esperá-los, seguimos um tanto e batata: Congestionamento! Nada tão aterrorizante como a metrópole costumar oferecer, mas algo que nos preocupou quanto ao cumprimento cronograma.

Chegando ao CCPC, só tranqüilidade, internet para transmissão da web rádio e bastante tempo pra passar o som. Foi o primeiro dia turnê e também um evento muito importante para tudo que vem sendo construído coletivamente. O lançamento da Rede Ceara de Música (Rede CEM) que acontecia no projeto Conexões Musical. Tudo articulado pela banda Fóssil. Encontramos vários produtores e músicos que integrados desempenham funções para girar o Circuito Fora do Eixo.

O projeto Conexões Musical é organizado numa parceria entre a banda cearense e o CCPC. A idéia é simples, promover ensaios abertos entre o Fóssil e bandas parceiras. Eric, guitarrista conta que as bandas que participam do projeto geralmente se identificam com o trabalho deles e resulta numa relação profissional recíproca. O intercâmbio e a circulação acontecem desta maneira. Não pelo simples “me leva pra tocar que eu fecho um show pra sua banda”. E foi isso mesmo, lá estavam o pessoal do Escárnio e Osso, Jair (LUDOVIC) e o Macaco Bong.

As apresentações das bandas foram de qualidade. A casa proporcionou estrutura de som e técnicos de primeira. A noite começou com “Malditas Ovelhas!” que estavam ansiosos pela viagem. Na apresentação deram o sangue e o suor no show.Os anfitriões do Fóssil estavam muito receptivos com a presença das bandas e mostraram porque são os realizadores do projeto, proporcionando boa música e grandes reencontros. Finalizando a noite a banda “Sonso” trouxe seu rock pulsante pro palco do CCPC. O Sonso também é do Ceara e atualmente reside em São Paulo.

O segundo dia o destino era Mogi das Cruzes, Divina Comédia Club, que já tem tradição em promover shows de artistas independentes. Ambiente bem decorado, com palco, pista de dança e área pra fumantes (nestes tempos de lei sempre é bom saber), papéis de paredes de todos os tipos e muita referência aos clássicos do rock. Tudo sintonizado com a identidade do dono. A banda local que se apresentou com o MO! foi o Vício Primavera. O som do Vício animou o pessoal em Mogi que cantavam todas as músicas.

No terceiro dia visita aos parceiros do Cidadão do Mundo em São Caetano do Sul. Arrepiante! O coletivo lá estava inaugurando seu novo ambiente “estúdio-bar”. A sede sofreu uma reforma enorme e hoje dispõe de uma estrutura de qualidade para gravar e transmitir desde entrevistas, shows até palestras e o que quiserem. O tratamento acústico do lugar ficou impecável. Todos os músicos que passaram por lá saíram muito satisfeitas com a qualidade. As bandas da noite foram: Malditas Ovelhas! , Búfalo e Macaco Bong. Pra finalizar a passagem pela metrópole, domingo na Livraria da Esquina, que apesar do nome está no meio do quarteirão. O show era com os já amigos de palco Chimpanzé Clube Trio. O espaço da Livraria é muito interessante desde sua proposta de ser uma livraria com música ao vivo alguns dias da semana. Já um pouco cansados, mas nunca desestimulados os “Malditas Ovelhas” fizeram uma celebração dominical fechando a tour com sentimento de missão cumprida. Saldo totalmente positivo e na estrada...sol!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Independência ou Marte - A Festa

São Carlos avança na discussão da Economia Solidária

por Jovem Palerosi/Massa Coletiva

Aconteceu no último final de semana na cidade de São Carlos, o IV Encontro Municipal de Economia Solidária, que teve o subtítulo “Marco Legal e a Organização Social e Política da Economia Solidária”, com objetivo da discussão e aprovação da lei municipal de Economia Solidária.

Na 6ª feira, dia 29 de maio, o evento começou com a recepção e cadastramento dos participantes, além de um lanche que já favorecia a sociabilização entre todos. O Centro Público de Economia Solidária, Herbert de Souza (Betinho) estava cheio, inclusive com muitas pessoas assistindo as atividades por um telão ao lado da sala de eventos, que estava lotada; importante citar a participação de todos os empreendimentos e cooperativas da cidade na organização do encontro, em especial a Coppercook, que foi responsável pelo coffee break por todos os dias.

Após a solenidade de abertura, que contou com representantes da Prefeitura, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e de outros agentes representativos na região, deu-se início ao debate com a mesa “A Legislação da Economia Solidária no Plano Nacional”, com Dr. Marcelo Mauad da UNISOL e o deputado Eudes Xavier, da Frente Parlamentar de Economia Solidária no Congresso Nacional. A discussão girou em torno da importância da organização nos empreendimentos e do crescimento da discussão sobre o assunto durante os últimos anos no Governo Federal, principalmente com o Projeto de Lei 131, que está tramitando como um dos projetos mais debatidos no congresso, e visa atualizar a regulamentação das cooperativas de trabalho e incentivar a esta economia alternativa, sem base no acúmulo de capital, e com muitos outros valores humanos e sociais agregados.

Em muitos momentos também falou e se contestou os Termos de Ajuste de Conduta (TACs) que estão sendo impostas a algumas cooperativas, prejudicando a prestação de serviços na maioria dos casos. Assim, a Cooperlimp, que comemora 10 anos de atividade, protagonizou o momento mais emocionante da noite, com a leitura de um manifesto contra as sanções que tem recebido, e passaram um abaixo-assinado de apoio. Isto gerou uma comoção geral, e a manifestação pública do ex-prefeito Newton Lima, que propôs um encaminhamento ao atual prefeito Oswaldo Barba, para que junto à representantes do Ministério do Trabalho, fossem reivindicados alguns direitos para as cooperativas, contestando essas medidas que foram aplicadas de forma vertical e autoritária.

No sábado, dia 30, as atividades começaram bem cedo, com apresentação de Ana Lúcia Cortegoso, da Incubadora Regional de Cooperativas Populares (Incoop) da UFSCar, do vereador Ronaldo Lopes e de Reynaldo Sorbille, diretor do DAES (Departamento de Apoio à Economia Solidária) de São Carlos. Todos trouxeram sua experiência no tema, com contribuições principalmente na parte organizacional, á partir das vivências que possuem em suas organizações. Destaque para a presença e participação de diversos representantes de entidades que trabalham com Economia Solidária de outras cidades do estado, como Rio Claro, Araraquara, Osasco, Diadema, São Paulo, entre outras.

Na 2ª parte da manhã, os inscritos no evento foram divididos em grupos de trabalho, que leram o projeto da Lei Municipal, destacaram e discutiram diversos pontos, seja com alguns esclarecimentos, propostas de mudança ou até mesmo supressão de alguns ítens. O Massa Coletiva compareceu com os representantes que estavam na cidade, ajudando na cobertura do evento, e principalmente, na discussão do projeto, com contribuição em alguns pontos específicos, à partir do prisma de Comunicação e Cultura, focos do Núcleo Cooperativo. Com um amplo debate, que se estendeu até o início da tarde, todas as propostas foram organizadas e sistematizadas pelos relatores, para a discussão e votação final, que aconteceu por todo o período da tarde, após o almoço.

Em um clima tranqüilo e com muita disposição para o debate, em cerca de 4 horas foi finalizados os últimos ajustes, sendo aprovada a Lei Municipal de Economia Solidária, que agora será encaminhada para um departamento jurídico para ajuste dos últimos termos, antes de ir para os órgãos legislativos competentes. Fica prevista até o final do ano a aprovação desta grande ferramenta para o desenvolvimento e crescimento na cidade, com uma possível comemoração desta grande realização junto aos 10 anos da Incoop, em novembro.

Ainda como parte do evento, o domingo pela manhã teve clima de festa com a comemoração dos 10 anos da Cooperlimp, no bairro Jd. Monte Carlo. O evento contou com discursos emocionados e grande comoção pública, do prefeito, ex-prefeito, e de outros agentes e ativistas da Economia Solidária na cidade. E o encontro terminou com um delicioso bolo e a esperança de se estar construindo uma bela história de solidariedade e muito trabalho coletivo na cidade.

fotos: Rafael Rolim e Ricardo Rodrigues

veja mais fotos no Álbum do Massa.