sexta-feira, 31 de julho de 2009

Projeto Zoo Instrumental no SESC São Carlos: Fóssil + Malditas Ovelhas!

por Sarah Mascarenhas - Massa Coletiva

Há tempos nota-se uma grande quantidade de bandas com nome de bicho surgindo no meio independente, mas se a semelhança entre elas parasse aí... Em maio estive visitando o Espaço Cidadão do Mundo em São Caetano do Sul (SP) e numa conversa entre os integrantes do Macaco Bong e dos Malditas Ovelhas!, levantamos mais de uma dúzia de bandas instrumentais com nome de animais e começamos a pensar num evento voltado pra este segmento

Nesta edição, duas bandas que já dividiram palcos nesta fauna: Fóssil, original de Fortaleza (CE) e Malditas Ovelhas!, de São Carlos.

A banda Fóssil já esteve em São Carlos, tocando no Armazém Bar e na primeira edição do Palquinho Maluco, que é organizado pelo Massa Coletiva. Eles possuem 2 Ep's e lançaram no ano passado o primeiro álbum, Insônia – La Movimentacion Musicale Intermezzo Minimal, que em breve sairá também pelo selo londrino Curve Music. Na ocasião, em setembro do ano passado, participaram Ao Vivo do programa Independência ou Marte, o que resultou no vídeoclipe da música Magneto (High Speed).

Atualmente, mesmo residindo em São Paulo, eles fazem parte da Rede CEM - Rede Ceará de Música, que é uma cooperativa de trabalho, de troca de serviços, baseado na economia solidária, não sendo apenas um ambiente de representação. A Rede iniciou suas atividades este ano com uma série de eventos de lançamento, com o encerramento no dia 28 de maio no Centro Cultural Popular Consolação. Na ocasião, as bandas foram Fóssil, Malditas Ovelhas! e O Sonso.

Já o Malditas Ovelhas! surgiu por volta de 2006, no campus da UNESP de Araraquara, a partir do encontro de amigos no curso de Ciências Sociais. Eles perceberam que compartilhavam de sonoridades ligadas ao pós-rock, ritmos latinos e improvisos, e formaram a banda.

Atualmente se preparam para tocar na Feira da Música de Fortaleza, cidade natal da banda amiga. Além disso, o Malditas Ovelhas! é uma das bandas que fazem parte do Massa Coletiva - Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura de São Carlos. Os integrantes, na maior parte fazem parte do grupo de sonorização, o que possibilita mais ainda suas experimentações psicodélicas, totalmente refletidas nas músicas do grupo.

Fica então o convite para conhecer ao vivo o som da bandas neste sábado, dia 1 de agosto, em um show gratuito a partir das 15 horas, no SESC São Carlos.

Projeto Zoo Instrumental apresenta Fóssil e Malditas Ovelhas! Sábado, 1º de agosto de 2009, às 15h SESC São Carlos: Com. Alfredo Maffei, 700 - São Carlos, SP Grátis
(16) 3373-2333

Realização: SESC-SP

Idealização e produção: Agência Alavanca
Cartaz por Dani Hasse

quinta-feira, 30 de julho de 2009

III Rock na Estação: Disco em Roda na Kruppa

Robson Timoteo veio ao interior falar sobre mercado da música independente e a nova lógica

por Sarah Mascarenhas - Massa Coletiva

No último domingo aconteceu na Kruppa em Araraquara a primeira atividade da 3ª edição do Festival Rock na Estação. Realizado em São Carlos, o Festival acontece em parceria com a prefeitura e produtores locais. Este ano além dos shows, acontecerá uma programação prévia que acontecerá a série de debates Disco em Roda.

A primeira aconteceu neste último domingo na Kruppa, em Araraquara, com Robson Timóteo, o atual presidente do coletivo Cidadão do Mundo Arte e Cultura e secretário da Associação Casas Associadas Fora do Eixo.

A proposta destes encontros é debater os novos rumos da produção cultural e o mercado da música independente.

Nesta edição, as palavras chave foram articulação, formação e trabalho em rede. Robson contou o histórico do coletivo em São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo até os dias de hoje com a integração ao Circuito Fora do Eixo e a implantação do projeto ABC do Som, patrocinado pela Petrobras. A proposta deste visa potencializar a cadeia produtiva da música independente na região do ABC Paulista e mostrar a diversidade cultural e o talento de seus artistas.
O resultado deste projeto será a coletânea ABC do Som em 3 volumes: rock, mpb/outros grooves e música instrumental - a número 1 está em vias de ser lançada e o volume 2 já em fase de gravação.

Além do debate, na sequência rolaram shows com as bandas Aeromoças e Tenistas Russas, Plano Próximo e a araraquarense Churrasco Elétrico, que aqueceram o belo ambiente e mantiveram animados o fiel público da cidade, mesmo com uma chuva indecisa, que caía.


Na entrevista abaixo, o presidente do Cidadão do Mundo fala sobre a participação no Disco em Roda, a integração ao circuito e mais:

Massa: Conta um pouco sobre como rola toda a articulação e como foi o contato para o Disco em Roda?

Robson Timoteo: Achei bem legal o convite e principalmente a oportunidade de poder ir pela primeira vez ao Interior de São Paulo para trocar idéias sobre o trabalho que estamos desenvolvendo no ABC, e ao mesmo tempo conhecer outros espaços que possibilitam trocas de conhecimentos sobre a cadeia da musica independente e espaços que possibilitam trocas de conhecimentos sobre a cadeia da musica independente.

Massa: Qual a impressão que você tem do Festival Rock na Estação e a novidade da série Disco em Roda
Robson Timoteo: Eu não conhecia o Rock na Estação. Para mim foi uma experiencia bem legal conhecer este projeto,e ter o contato com os realizadores, a galera do Massa Coletiva, do Rock Publico e o pessoal da Kruppa, que são arquitetas que mantém o Kruppa Espaço cultural fazendo uma interface bem interessante da arquitetura com outras artes. O local abriga exposição de artes plasticas, designer e ainda abre espaço pra galera que esta produzindo musica idependente. O disco em roda é bem bacana, porque possibilita o debate e a reflexão, um momento que os musicos e os produtores sentam e conversam sobre temas que são pertinentes no mercado cultural da musica Iniciativas como esta são muito importantes e devem ser adotadas por outros coletivos, vim de Araraquara com a proposta de fazermos uma roda destas aqui no Cidadão do Mundo.

Massa: O que você acha desta nova realidade, do trabalho colaborativo em rede? Robson Timoteo: Acho muito importante, uma iniciativa única no Brasil, - juntar cercar de 40 coletivos em 18 estados do Brasil em torno de uma questão que os une - música independente - num ambiente democrático e participativo. Além de mostrar para outros seguimentos culturais como podemos fazer da internet um meio de produção e intercâmbio cultural

Massa: Rapidamente, conte sobre o projeto ABC Do Som, as coletâneas e as etapas da produção?
Robson Timoteo: Uma das pautas do Disco em Roda, foi o projeto ABC do Som, que estamos implementando aqui no ABC Paulista com patrocinio da Petrobras. Este projeto prevê o registro da cena musical na nossa região em três coletâneas - rock, mpb/outros grooves e musica instrumental, além da capacitação de estudantes, músicos e produtores nas oficinas de sonorização (captação e edição de som) e web radio (criação e produção de rádio). Montamos um estúdio profissional no nosso espaço utilizando ferramentas livres de criação (softwares livres). Atualmente estamos com a primeira coletãnea pronta para ser prensada e estamos gravando a segunda de MPB e Grooves, nossa radio esta funcionando em caráter experimental, com elaboração de programas e transmissão ao vivo de toda a programação de shows do Cidadão do Mundo. Todo o processo é bem empírico e isso que é o mais legal, pois vamos vendo o que funciona e o que não funciona, da mesma forma que estamos buscando novas formas organizativas dentro do nosso coletivo, a partir das demandas geradas pelo Circuito Fora do Eixo. Estamos montando nossa moeda solidária - o Cidadão Card à partir dos exemplos bem sucedidos do Cubo e do Goma.

domingo, 26 de julho de 2009

Festival Escambo de Experiências Culturais

por Felipe Silva

O Independência ou Marte está representando o Massa Coletiva no III Festival Escambo que está movimentando a cidade mineira de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A programação do festival acontece entre os dias 23 e 26 de agosto e oferece uma ampla grade de oficinas além dos shows musicais. O Independência ou Marte, por exemplo, está ministrando a sua oficina de produção radiofônica em parceria com Ciro Nunes do Coletivo Peleja de Patos de Minas (MG), que traz os conceitos de produção de Web TV, possibilitando a oportunidade de que os dois projetos fizessem juntos a oficina de Interações Midiáticas, transformando os produtos finais produzidos pelos alunos na cobertura que é disponibilizada nos blogs dos coletivos e no Portal Fora do Eixo.

Outras oficinas de destaque do Festival são as de Sonorização com Bruno Kayapi e Ynaiã Bertholdo (Macaco Bong) e a de Gestão Cultural com Kuru Lima, gestor da ONG Cria Cultura de Belo Horizonte e um dos produtores responsáveis pelo projeto Conexão Vivo e a de Silk com o Coletivo Pegada (MG).

Além das oficinas, o festival também promoveu um fértil momento de articulação de Políticas Públicas de Cultura ao promover um encontro entre os produtores dos diferentes coletivos que compões o Fora Do Eixo Minas e uma representante do departamento de interiorização da secretaria de cultura do Estado de Minas Gerais.

Para o público a grande marca dos Festivais Fora do Eixo são sempre os shows que no escambo 2009 são gratuitos e acontecem em praça pública no belo centro histórico de Sabará, trazendo uma mistura interessante de artistas mineiros e bandas de destaque de todo o Brasil. Toda a programação dos shows musicais está sendo transmitida ao vivo na Web Rádio Fora do Eixo e na próxima segunda, ganhará um especial no programa Independênica ou Marte#106. Para dar um pequeno gosto da comunicação integrada, vai um vídeo feito pelo pessoal do Coletivo Retomada (Montes Claros-MG):

Leia mais no Blog do Independência ou Marte.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Esquenta III Rock na Estação - Discos em Roda

Sarah Mascarenhas - Massa Coletiva


Está dada a largada para a programação do Rock na Estação 2009. A nova deste ano é a série de debates "Disco em Roda", que tem o objetivo de discutir a cadeia produtiva da música e a nova configuração do mercado. No próximo dia 26 de julho no KRUPPA em Araraquara agregado ao tradicional "Sons em Série" à partir das 4 horas da tarde.

O Rock na Estação este ano realiza sua terceira edição com muitas novidades. Primeiro a união de diversas iniciativas para sua realização: Cultura Inpendente, Rock Público e Massa Coletiva. E é claro que mais uma vez tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos. Outra, é a série de discussões intitulada "Disco em Roda".

O “Discos em Roda” será neste domingo, 26 de julho, na Kruppa Cultural em Araraquara, com a presença de Robson Timóteo em um debate com músicos e produtores da região. Robson, além de presidente do espaço Cidadão do Mundo, também faz parte das Casas Associadas, uma associação de casas de shows que prestigia a música independente. Depois da conversa, teremos três shows com as bandas Churrasco Elétrico (Araraquara), Plano Próximo e Aeromoças e Tenistas Russas, de São Carlos.

A série de debates acontecerá novamente ao longo dos preparativos para o grande dia. O Festival Rock Na Estação já tem data marcada, nos dias 14 e 15 de novembro, na Estação Cultura em São Carlos. As bandas serão selecionadas através de inscrições, que estarão abertas no mês de agosto. para maiores informações acessem: http://rocknaestacao.blogspot.com

Serviço:

Data: 26 de julho, domingo às 16h30 às 18h
Discos em Roda - Debate com Robson Timóteo (Associação Cultural Cidadão do Mundo no ABC)
Tema: Cadeia produtiva da música independente e o mercado - entrada gratuita
A partir das 19h: Shows com as bandas Plano Próximo e Churrasco Elétrico Preço: R$5

Onde: Kruppa - Av. Feijó, 804 - Centro
Realização:
Massa Coletiva, Rock Público, Cultura Independente e Circuito Fora do Eixo

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Plano Próximo - Nada de Mais (Ao Vivo no Estúdio Berimbau)

A banda Plano Próximo acabou de lançar um videoclipe da música Nada de Mais, de seu primeiro álbum, Wasabi.
A produção do vídeo é de autoria do Massa Coletiva e foi gravado junto ao áudio, ao vivo no Berimbau Estúdio, um dos principais da região. Confira:

Este material também faz parte do programa Na Fonte e em breve estará integrando um DVD promocional da banda, com as seis faixas gravadas nesta sessão. Fique ligado, que em breve, outras músicas aparecerão por aqui com seus videoclipes quentinhos.
Acesse: www.myspace.com/planoproximo

terça-feira, 14 de julho de 2009

Malditas Ovelhas! no PIB

A banda sãocarlense Malditas Ovelhas! foi escalada para tocar em um dos maiores festivais de música instrumental do país, o PIB - Produto Instrumental Bruto, que aconteceu no último final de semana em São Paulo. Cada dia do evento teve um nome que se relacionava com a sonoridade das bandas, e entre os Ígneos, os Terrestres e os Aquáticos, eles tocaram na primeira noite, a dos Aéreos. Confira a matéria que saiu no programa Metrópolis da TV Cultura.



Saiba mais sobre o PIB 09 no site do festival.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

São Carlos é invadida por Monobandas nesta sexta-feira

A próxima 6a feira, dia 10 de julho, é a data de mais uma Independência ou Marte - A Festa, desta vez temática, integrando a turnê Duelo Internacional de Monobandas.

No palco do Armazém Bar o que teremos serão músicas alternadas por dois homens que realizam sua criação de maneira solitária, ao cantar, tocar guitarra, peças de bateria e outros instrumentos inusitados, no resgate de um rock and roll primitivo, selvagem e muito instigante.

O confronto principal da noite fica por conta do mexicano El Monstro contra o uruguaio mascarado The Amazing Oneman Band, mas ainda teremos a volta de dois importantes representantes do estilo no Brasil, com o duelo The Fabolous Go Go Boy From Alabama Vs. O Lendário Chucrobillyman, que já tocaram por aqui e marcaram suas apresentações com muita originalidade e ritmo contagiante. A noite ainda conta com o sensacional Chuck Violence & His One Man Band e a Discotecagem Radiofônica Independência ou Marte, com uma seleção de música brasileira contemporânea, trazendo para as pistas o melhor que vai ao ar Ao Vivo toda segunda-feira às 22h na Rádio UFSCar.

A iniciativa também integra a Semana do Rock na cidade e faz parte da III Invasión Sudamericana, proposta pela Associação Brasileira de Monobandas, que visa divulgar estes artistas solitários e seus trabalhos. Venha presenciar essas incríveis aberrações da música independente e faça parte deste universo!!!

Para maiores informações, acesse: www.myspace.com/monobandas

Serviço:

Independência ou Marte - A Festa: Duelo Internacional de Monobandas

6a feira, dia 10/07 às 23h

Armazém Bar, R. 7 de Setembro 2109.

Realização: Massa Coletiva, Armazém Bar e Circuito Fora do Eixo

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Massa Coletiva estréia Vaudevile do Século 21

Resgate de formas de expressões - Vaudeville do Século 21 - Uma viagem no espaço através de diferentes intervenções mídiáticas.

Por Sarah Mascarenhas | Massa Coletiva - São Carlos (SP)

O Massa Coletiva estréia na próxima sexta feira, dia 03 de julho, seu novo projeto: Vaudevile do Século 21. A proposta é unir as potencial
idades do trabalho coletivo, utilizando diferentes mídias e formas de expressão num espaço de interação e experimentação com a platéia. O espetáculo garante muita diversão unindo teatro, cinema, discotecagem, projeções, música e dança.

Vaudevile é um tipo de espetáculo que propõe diversas formas de expressões artísticas, que não necessariamente tenham relação entre elas. Outra característica é a continuidade entre as apresentações, este tipo de entretenimento foi muito comum no fim do século XIX até o ínicio da 2ª Guerra Mundial, principalmente na América do Norte.

"O Vaudeville do Século 21 é uma nave espacial, que a partir dessa primeira apresentação, decolará para diversos lugares, conhecendo pessoas e trocando alegria entre sua tripulação e os habitantes de qualquer lugar por onde ela passar", comenta Carlos Eduardo Magalhães, um dos integrantes do projeto. Ele ainda explica que o contato com o público é o que propicia toda a injeção de felicidade e humor na vida das pessoas.

São quatro personagens que aterrisarão em Água Vermelha nesta sexta-feira para levar a platéia à uma viagem intergaláctica através da música e do cinema. Após a viagem pelo espaço, quem comparecer ao Cine São Roque, poderá assistir a exibição do filme Testemunha Oculta, de José de Oliveira, o Zé pintor, filmado em 1969, na cidade de São Carlos e finalizado em 2008.

Serviço:

Dia 03/07 - Estréia do Vaudevile do Século XXI

ENTRADA GRATUITA
Local: Armazém Cultura, Rua Bela Cintra, 77, Água Vermelha.

Mais Informações:

http://www.cinema.ufscar.br/cinesaoroque

CineUFSCar: 3351-8909