segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Final de semana em Recife#1

por Jovem Palerosi/Massa Coletiva

Da-lhe monstros. Vencendo a lombra, tá limpeza...visse???
Seguimos em Recife, preparando-se para entrar em outro módulo e se dividir. O programa a ser transmitido hoje é o gravado sobre a Feira da Música. Mas paralelamente a isso, muita coisa aconteceu num final de semana bem intenso e cheio de feedback por aqui...
LEIA MAIS

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Cidade Estuário

por Jovem Palerosi/Massa Coletiva

Final da semana chegando e os trabalhos na verdade
se intensificam aqui em Recife. Ontem, 5a feira, rolou bonito a Discotecagem Radiofônica Independência ou Marte, junto com o Macaco Bong e o Porcas Borboletas na NOX, um clube noturno, perto da praia de Boa Viagem aqui em Recife. A noite foi recheada de pedradas independentes e performances naturalmente arrebatadoras...
LEIA MAIS

III Rock Na Estação abre inscrições

Estão abertas até o dia 02 de outubro, as inscrições para o III Festival Rock na Estação, que acontece nos dias 14 e 15 de novembro, e esse ano conta com muitas novidades. A primeira é que o festival terá dois dias de muita música, e não apenas um como nos anos anteriores; A segunda é a participação de coletivos engajados culturalmente da cidade para a realização do evento, um deles é o Massa Coletiva.
Idealizado pelo Cultura Independente Produções, a primeira edição foi realizada em 2007, com 10 bandas, sendo 8 são-carlenses e as outras de Araraquara e Ribeirão Preto.

Em 2008, houve inscrições de diversos estados brasileiros, e o evento teve em sua programação 11 bandas ao todo, sendo 9 bandas das seguintes cidades: São Carlos, Araraquara, Campinas, Itu, Itapira e Guaíba (RS); e duas convidadas que encerraram a festa no Armazém Bar após as 22h, sendo elas Fast Food Brazil (Indie/Funk/Alternativo - Sorocaba/SP) e Alex Valenzi & The Hideaway Cats (Rock a billy– São Paulo/SP).

Com apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Coordenadoria de Artes e Cultura, o evento pretende reunir e estimular o desenvolvimento da música, abrangendo os vários gêneros do Rock, o que faz do festival uma porta para o conhecimento e união de várias tribos e estilos diferentes num só lugar.

Os músicos e grupos interessados em participar do Festival podem fazer o download do Regulamento no site do município http://www.saocarlos.sp.gov.br ou no blog do festival http://www.rocknaestacao.blogspot.com

Mais informações pelo e-mail rocknaestacao@gmail.com

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Coletividade no Nordeste

Saímos da Feira da Música no sábado cedo, no auge da relação com a cidade e com o evento. No dia seguinte, saíria o resultado de algumas diretrizes políticas que haviam sido discutidas e muito mais shows bons rolariam nos vários palcos espalhados...
LEIA MAIS

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Independência ou Marte na Feira da Música de Fortaleza

Fortaleza, Ceará. Independência ou Marte representando o Massa Coletiva na VIII Feira da Música desde 4a feira (19/08) de tarde, quando ela começou. Nas mochilas, um punhado de cds, dvds da Radiografia, adesivos, folders, cds e câmeras, além dos equipamentos para transmissão e discotecagem.
O primeiro dia de evento foi marcado por uma imersão nos stands, e em toda as atrações da Feira, que está montada aqui no Sebrae, no bairro de Iracema. Um momento de troca de experiências muito importante, com cada pessoa apresentando seus projetos, idéias, ações...
LEIA MAIS

sábado, 15 de agosto de 2009

Bandas Independentes em votação para o VMB 09.

Confira as bandas independentes que estão em votação no site da MTV para o VMB 09.
Acesse e fortaleça o trabalho destes artistas:
APOSTA
INSTRUMENTAL

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Noite do MACACO, 14 de Agosto, no CAASO

Por Vanderlei Reis/Programa Bluga
O MACACO, Movimento Artístico e Cultural do CAASO, toma força mais uma vez e culmina em atividades para nosso segundo semestre. No dia 14 de Agosto já vem a Noite do MACACO, trazendo alguns bons nomes para São Carlos como divulgação para a Semana do MACACO, que irá acontecer de 22 à 28 de Agosto.

A abertura será às oito horas da noite com a apresentação de Hidrogênio, espetáculo de Dança Contemporânea do Núcleo Trilhos, da Cooperativa Paulista de Teatro. Usando como trilha sonora o álbum homônimo do trombonista Bocato, este projeto tem um enfoque sobre a questão ambiental, caindo bem ao Campus da USP de São Carlos, com pesquisas na área da Química e da Engenharia Ambiental. Pra ter uma pequeniníssima idéia do que estamos falando, segue o vídeo abaixo:




Na sequência da apresentação, haverá o debate Diálogos entre Arte, Ciência e Meio Ambiente, entre Lara Dau Vieira, diretora, coreógrafa e dançarina do espetáculo, e o Prof. Dr. Antonio Aprigio Curvelo, do IQSC - Instituto de Química de São Carlos.

Ainda, entremeando os espaços da noite vem a sempre presente Discotecagem Radiofônica do Independência ou Marte e intervenções do Teatro Acaso, grupo de teatro do CAASO, surgido das experiências em outra edições da Semana do MACACO.

Às onze da noite, teremos a apresentação do Cumieira, grupo de Música Instrumental saído do IA - Instituto de Artes - da UNICAMP. Eles começaram chamando-se banda Hermética, ao fazer interpretações de Hermeto Pascoal, mas perderam o nome para outro grupo que tomou da alcunha antes.
Els já vinham apostando em composições próprias na mesma linha, explorando ritmos populares do país aliados ao jazz e ao erudito contemporâneo. Na Noite do MACACO, apresentarão um repertório novo, afinado para a gravação de um álbum cheio previsto para sair até o final do ano. Na passagem por São Carlos, farão uma transmissão ao vivo na Rádio UFSCar na tarde de sexta-feira, divulgando a noite, além de um bate-papo no Ecos de Tupak Amaro no sábado, dia 15, quando o programa de rádio completa seus dois anos!

Para fechar a noite, já adentrando a madrugada, o MACACO traz a Nuda. Banda de Recife (PE), em turnê pelo estado de São Paulo, começa a ganhar projeção nacional, com incursões por programas como o Radiola, da TV Cultura. Tocaram ao vivo também no último programa Independência ou Marte, com músicas novas e versões do EP lançado no ano passado. Dentro do rock, sua sonoridada explora um pouco da música popular brasileira, além de influências do Jazz e Blues.
Tudo isso, gratuito.

E vale destacar a belíssima arte do cartaz de divulgação, finalizado por Maithe Bertolini. A arte original, do quadrinhista Gil Tokio, é uma homenagem a Hermeto, obviamente, e ao quadrinho Macaco Albino, de Leandro Robles.

Noite do MACACO no CAASO
Data: Sexta-Feira, 14 de Agosto de 2009, às 20h
Entrada: Grátis
Local: CAASO, São Carlos, SP
Realização: CAASO
Produção: MACACO e Massa Coletiva
Arte Original: Gil Tokio
Arte do Cartaz: Maithe Bertolini

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Fotos - 1o Observatório Fora do Eixo

fotos: João Moura, Rafael Rolim e Maithe C. Bertolini
Veja mais no Álbum do Massa

domingo, 2 de agosto de 2009

Fora do Eixo inaugura projeto Observatório com debate sobre Ecosol


A programação começa na segunda, dia 03 e segue até a sexta, dia 07 de agosto. Na programação constam temas como histórico; conjuntura atual do setor de economia solidária; banco palmas; entre outros.

A troca de tecnologia é um dos fundamentos quando o tema em questão é o Circuito Fora do Eixo. A circulação de bandas, a relação entre os produtores e a distribuição de produtos são constantes que envolvem intercâmbio de knowhow e troca de métodos produtivos visando a uma maior qualificação das produções locais.

Com vistas a estabelecer um núcleo de pesquisa que apresente e estude estas novas tecnologias sociais, o CFE inaugura no início de agosto o projeto Observatório Fora do Eixo. A proposta é estimular a difusão, análise e sistematização destes conhecimentos produzidos através de semanas com seminários e debates virtuais sobre temas que envolvem a cadeia produtiva da cultura. A plataforma de acesso a programação é o portal Fora do Eixo através de sua web rádio (www.foradoeixo.org.br).

A primeira edição do projeto acontecerá de 03 a 07 de agosto. O tema de estréia é a "Economia Solidária", representada pelo sistema de crédito "Fora do Eixo Card'". Trata-se do conjunto das moedas solidárias em circulação entre os coletivos atuantes no campo da cultura em todo o país, que juntos, formam a rede Fora do Eixo. Entre elas constam, o Cubo Card, de Cuiabá (MT), o Goma Card, de Uberlândia (MG), a Lumoeda, de Recife (PE).

A programação contará com a participação de profissionais experientes da área da Economia Solidária que, via webrádio do Portal Fora do Eixo, vão expor e contextualizar os ouvintes em alguns pontos-chave para o entendimento das práticas da EcoSol: o movimento do Ecosol, trocas solidárias, bancos populares, moedas solidárias e a valoração justa de bens e serviços.

Em seguida aos painéis expositivos, a programação prevê ainda grupos de trabalho (GTs) para análise e sistematização dos seguintes temas: Portal Fora do Eixo (áudio, vídeo, design, redação e mídia), Fora do Eixo Discos (artistas e distribuição) e Eventos (Festival Fora do Eixo, Grito Rock América do Sul, Congresso Fora do Eixo).

O projeto, em consonância com as premissas de democratização do conhecimento levantadas pelo Circuito, prevê veiculação online e livre acesso do público a todas as etapas, constituindo-se em um poderoso instrumento de formação e consequente aprofundamento dos debates teóricos e filosóficos que são pertinentes ao Circuito e à cadeia produtiva cultural do país.

+ Como Participar

+ Sobre o Circuito Fora do Eixo

+ Sobre o portal Fora do Eixo



Programação do Observatório: "Fora do Eixo Card"

SEGUNDA-FEIRA (03/08)
20:00 às 22:30

* GD – Movimento de Economia Solidária (ECOSOL)
- Professor Dr. Ioshiaqui Shimbo – (INCOOP – Ufscar)

* GT – Balanço FECARD Portal Fora do Eixo – Rádio e Tv
- Mediador Rádio: Felipe Alten e Rodrigo Palerosi
- Mediadores Gerais: Talles Lopes e Carol Tokuyo

TERÇA-FEIRA (04/08)
20:00 às 22:30

* GD – Atual contexto da Economia Solidária no Brasil
-Dione Manetti – Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego

* GT – Balanço FECARD Portal Fora do Eixo – mídia, redação e design
- Mediadores rádio: Felipe Alten e Rodrigo Palerosi
- Mediadores geral: Ricardo Rodrigues e Carol Tokuyo

QUARTA-FEIRA (05/08)
20:00 às 22:30

* GD – Trocas Solidárias
- Felipe Bannitz – TCP-FGV Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getulio Vargas

* GT – Balanço FECARD Fora do Eixo Discos – bancas (produtos) e bandas
- Mediadores rádio: Felipe Alten e Rodrigo Palerosi
- Mediadores geral: Ricardo Rodrigues e Roberto Scalia

QUINTA-FEIRA (06/08)
20:00 às 22:30

* GD – Bancos Populares: Banco Palmas e a rede de bancos populares no Brasil
- Joaquim Melo – Coordendor do Instituto Banco Palmas e da Rede Brasileira de Bancos Comunitários

* GT – Balanço FECARD Festival FDE, Obsevatório, GR – eventos
- Mediadores rádio: Felipe Alten e Rodrigo Palerosi
- Mediadores geral: Roberto Scalia e Talles Lopes

SEXTA-FEIRA (07/08)
20:00 às 22:30

* GD – Critérios de Composição de valores
- Maria Zanin (Coordenadora colegiada INCOOP Ufscar)

* GT – Balanço FECARD Sonorização Fora do Eixo – palco, som, produção musical
- Mediadores rádio: Felipe Alten e Rodrigo Palerosi
- Mediadores geral: Ricardo Rodrigues e Carol Tokuyo