domingo, 31 de janeiro de 2010

1o ENCONTRO ESTADUAL FORA DO EIXO SÃO PAULO - 30 e 31 de janeiro de 2010

Por Sarah Mascarenhas

fotos por Sarah Mascarenhas

Este fim de semana acontece o 1° Encontro da Estadual Fora do Eixo São Paulo, durante o Festival ABC do Som em São Caetano do Sul. O Festival é organizado pelo Ponto Fora do Eixo Cidadão do Mundo.

Os sete Pontos Fora do Eixo São Paulo montaram uma programação para obter como resultado do encontro o organograma e Planejamento do Circuito Fora do Eixo SP para este ano. Os coletivos confirmaram presença de pelo menos 1 integrante por cidade.

A surpresa do encontro foi além de conhecer todos os pontos pessoalmente, mas sim e reconhecer o Movimento Cultural Independente de São José dos Campos não como um coletivo, mas um movimento composto por diversas organizações culturais do Vale do Paraíba. Com isso tivemos 11 entidades participando do encontro.

Pontos de discussão sem dúvida alguma giraram por circulação, com a elaboração de rotas otimizadas, distribuição cmo um sistema de banquinhas e troca de serviços e produtos sistematizadas além das metas da comunicação através das produções colaborativas, formação e capacitação de equipe.

No primeiro dia o objetivo foi alcançado e podemos concluir que de fato o Circuito Fora do Eixo está altamente capacitado para desenvolver e aplicar os modelos e sistemas produzidos até hoje neste outro campo que é o Audiovisual.


30/01 - sábado - sábado
manhã - chegada dos coletivos
14h - 15h - Apresentação dos coletivos (organograma, principais atividades)
15h - 16h - Apresentação do Organograma e das atividades do FDE para 2010 e divisão de tarefas por coletivos
16h - 18h - Divisão em grupos de trabalho para montagem de calendário das atividades
18h - Festival ABC do Som


31/01 - domingo
10h - 13h - Montagem do Calendário e Planejamento Estadual 2010
13h - 15h - Almoço
15h - 17h - Apresentação e aprovação do planejamento Estadual 2010
17h - 18h - Relatório FDE Estadual
18h - Festival ABC do Som

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Grito Rock São Carlos, II Feira de Cultura e Economia solidária e CLARÃO - Mostra de Vídeo

Em sua terceira edição, o festival integrado Grito Rock São Carlos (GRSC) traz muitas novidades. As boas novas começaram com o lançamento do site TOQUE NO BRASIL, que recebeu mais de 2 mil inscrições. Para a edição sancarlense foram aproximadamente 200, isso mostra o resultado da seleção enxuta de 14 bandas autorais independentes que se apresentarão no palco montado na Estação Cultura(antiga Estação de Trem) e logo na sequência mais shows no Armazém Bar.

E mais uma vez o foco vai além do fortalecimento do cenário musical, a edição local investe também no intercâmbio entre agentes culturais locais, coletivos que compõem o Circuito Fora do Eixo e as cooperativas de São Carlos com a realização da II da Feira de Cultura e Economia Solidária, um espaço aberto à exposição e integração entre este atores que movimentam não só a cultura mas também uma nova lógica mercadológica. Em meio as questões culturais e economicas, acontecerá o CLARÃO - MOSTRA DE VÍDEOS, como obje Cópia de Release Grito Rock São Carlos tivo de exibir curtas metragens e clipes das bandas que se inscreveram para o Grito Rock 2010.

Organizado pelo Massa Coletiva – Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura, o Festival é o resultado de uma série de iniciativas de fomento à inserção de São Carlos em uma lógica diferenciada de produção cultural. A partir dos modelos da autogestão e da troca de forças de trabalho para fortalecimento mútuo, o GRSC promove a circulação de bandas autorais dos coletivos paulistas. Atualmente são 7 coletivos que formam a rede estadual FORA DO EIXO SÃO PAULO. Este ano a circulação acontece através da elaboração de rotas que possibilitem um maior numero de apresentações sem folgas para os artistas e que possam sair de um estado pra outro com os shows marcados. Esta é a melhor forma de viabilizar turnês que integram toda rede de coletivos no país.

Este ano o Grito cresceu e como dizem por ai, tem tudo para se consagrar na cidade. Mais uma vez numa ação em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos através do DAES - Departamento de Apoio a Economia Solidária e do CAE - Coordenadoria de Artes e Cultura. Com o espirito agregador, a Câmara Municipal dos Vereadores também participa como parceiro na realização tanto da II FEIRA DE CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA quanto do 3° GRITO ROCK SÃO CARLOS, ambas aconteceram na plataforma da ESTAÇÃO CULTURA durante as comemorações de carnaval.

O Festival também contou com o patrocínio de diversos estabelecimentos da cidade, fundamental para garantir a hospedagem e alimentação das 14 bandas que visitarão o carnaval sancarlense, abrindo mais uma opção para a fruição da boa música nos dias de folia.



Grito Rock São Carlos


Shows: 15 e 16/02 à partir das 16h
Local: ESTAÇÃO CULTURA e no Armazém Bar - 23h



II FEIRA DE CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA


15 E 16/02 à partir do meio dia
Local: ESTAÇÃO CULTURA


CLARÃO - MOSTRA DE VÍDEO


15 E 16/02 à partir das 19h
Local: ESTAÇÃO CULTURA e no Armazém Bar - 23h

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Hoje Observatório Fora do Eixo via WebTV

No segundo dia o 3° Observatório Fora do Eixo está sendo exibido via webtv, para assitir clica no play abaixo:


Watch live streaming video from guerrilhagig at livestream.com

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

3° OBSERVATÓRIO FORA DO EIXO - Formalização dos coletivos e ações para unificar e coletar dados dos trabalhos no centro da discussão

Criado a partir da necessidade de um núcleo voltado para pesquisas sobre os temas ligados à cultura independente, trabalhados pelo próprio movimento dentro do Circuito Fora do Eixo, o Observatório Fora do Eixo chega a sua terceira edição com o tema Formalização de Coletivos.

Usando a internet como base de seus trabalhos e na conexão com outros coletivos, esse observatório tem como objetivo orientar a estruturação dos coletivos, implementando uma moeda, coletando trabalhos desenvolvidos pelo Circuito, estimulando a troca de tecnologias sociais e promovendo mais uma frente gestora na rede.

A 3° edição do Observatório acontece entre os dias 27, 28 e 29 de janeiro na sala do Observatório Fora do Eixo a partir das 20h e será dividida em dois grupos: grupos de discussão (GD) e grupos de trabalho (GT).


Os grupos de discussão tratarão dos temas de cunho jurídico, conceitos e teorias que envolvam a formalização e estruturação dos coletivos e modelos de organização.

Já os grupos de trabalho abordarão soluções e sugestões para a Sustentabilidade, com base na coleta dos dados das ações dos coletivos, tanto para a rede como suas próprias.

Mediados por membros do Circuito, os grupos de discussão receberão 3 convidados, com duração de uma hora de exposição mais uma hora de discussão via MSN do Fora do Eixo, além da transmissão via Web Rádio Fora do Eixo. Os temas dos painéis são: As diferentes naturezas jurídicas, Modelos de organizações coletivas e Mecanismos de captação de recursos. Os mediadores recebem as perguntas via freenode e repassam aos convidados. Os grupos de trabalho tem início depois dos grupos de discussão, com duração de duas horas, segmentado em Apresentação do mapeamento dos CNPJ's do Circuito Fora do Eixo, Implementação da moeda complementar e Fundo Fora do Eixo.



27/01 - quarta-feira - 20h
GD - Mecanismos de captação de recursos (Editais Nacionais e Internacionais, Convênios, Leis de Incentivo)

Palestrante: Chico Maia / Bauru (SP) - diretor do Departamento de Comunicação Externa do gabinete do Prefeito de Bauru. Lecionou o mini-curso “Política dos Editais: elaboração e captação de recursos”.


GT - Fundo FDE
Mediador: Lumo

28/01 - quinta-feira - 20h
GD - As diferentes naturezas jurídicas (Cooperativas, Associações, Fundações, Oscip's, Micro empresas, etc)
Palestrante: Emerson Costa Gomes - consultor do SEBRAE - AC


GT - Apresentação do Mapeamentdo dos CNPJ's do FDE

Mediador: Catraia

29/01 - sexta-feira - 20h
GD - Modelos de organizações coletivas (conselhos municipais e movimentos sociais)
Palestrante: Luis Carlos Sabadia - diretor de Ação Cultural do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura


GT - Implementação da moeda complementar (CARD)
Mediador: Massa Coletiva


O 3° Observatório Fora do Eixo acontece entre os dias 27 e 29 de janeiro, a partir das 20h (horário de Brasilía).


Veja a programação completa e saiba como participar em www.observatorioforadoeixo.wordpress.com/

Sobre o Circuito Fora do Eixo:

É uma rede de trabalhos on line criada no fim de 2005 a fim de estimular a circulação de bandas, tecnologia de produção e produtos, com um esquema de trabalho colaborativo composto por mais de 40 coletivos, espalhados pelo país. Saiba mais em www.foradoeixo.org.br. Acompanhe também pela Web rádio no portal Fora do Eixo.

Mais informações:


Massa Coletiva - Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura

telefone 16 3412-7124

massacoletiva@gmail.com

www.massacoletiva.blogspot.com

Lumo Coletivo – Comunicação

Laura Morgado

telefone: 81 3361-8171

lauralumo@gmail.com

www.lumocoletivo.org.br

Coletivo Catraia

telefone: 68 9984-2692/ 9974-3616

catraiacard@gmail.com

coletivocatraia@hotmail.com

www.coletivocatraia.blogspot.com

Campus Party Brasil 2010

Considerado o maior evento de Internet do Mundo, a Campus Party nasceu na Espanha, reunindo comunidades e usuários da rede envolvidos com tecnologia e cultura digital, e doze anos depois teve sua primeira edição no Brasil. Neste terceiro ano está sendo realizada novamente no Centro de Exposição Imigrantes, com programação 24 horas em diversas áreas, que por sua vez possuem suas subdivisões. No mesmo ambiente, diversas pessoas de todo o país estão acampadas, imersas em suas atividades, que vão realizações profissionais nas áreas de tecnologia e desenvolvimento de conteúdo até o entretenimento em games, entre outros. O Massa Coletiva está representado pelo Independência ou Marte que estará realizando uma oficina de Web Radio Livre em parceria com a Rádio UFSCar, realizando transmissões nas noites de 4a e 5a feira. Além disso, participará das diversas atividades dentro do campo de Criatividade/Música, fazendo o link também com outras iniciativas que dialoguem com a cultura livre e independente, na busca também por ampliar os horizontes da Web Radio Fora do Eixo. Em breve, mais relatos e fotos por aqui.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Conheça melhor as campanhas do Grito Rock 2010

Hospedagem Solidária




Monte Sua Banquinha




Faça seu Tec:



Transmita seu Grito

Grito Rock 2010 lança campanhas com o foco em produtores e no público





O Circuito Fora do Eixo iniciou na última semana o lançamento de uma série de campanhas com o foco no Grito Rock 2010, envolvendo os seus setores de comunicação, circulação, distribuição e sustentabilidade (ver abaixo).

As campanhas tem como metas promover as diretrizes apontadas pelo regimento interno do #CFE - que estabelece que todos os coletivos integrados devem ser Pontos de Mídia, Pontos de Distribuição e Pontos de Circulação - por meio de ações que almejem a formação e estímulo à produção por parte dos coletivos durante o festival.

As campanhas são iniciativas de frentes gestoras do #CFE e são elas: Agência; Comunicação e Audiovisual; Distribuição e Fora do Eixo Card.

Abaixo, segue a relação de campanhas previstas, bem como os objetivos de cada uma delas:


# Campanha de hospedagem solidária


Campanha proposta pelo Fora do Eixo Card com metas de promover alternativas de sustentabilidade aos festivais, através da proposta de barateamento de custos de hospedagem, e também, de forma secundária, de alimentação e transporte. Iniciativas como estas são comumentes utilizadas em festivais internacionais, tais como o Pop Montreal, que vê toda a cidade mobilizada na recepção de artistas estrangeiros.



# Transmita seu festival pela Rádio


Campanha chancelada pela Rádio Fora do Eixo que tem como objetivo estimular a formação de ilhas de transmissões AO VIVO em toda a rede #CFE, promovendo a fruição cultural através da promoção e mostra de novos talentos. Esta é a segunda edição da campanha, que em 2008 fomentou mais de dez transmissões em toda a rede.

* Ver TUTORIAL de transmissão: http://circuitoforadoeixo.blogspot.com/2010/01/transmita-o-seu-grito-na-web-radio-fora.html




# Monte sua Banquinha


Campanha capitaneada pela Fora do Eixo Discos com vistas a estimular a distribuição de produtos culturais nos Gritos Rock em todo o país. Para isso, uma cartilha com informações completas de como fazer para participar da ação foi apresentada, e pode ser acessada no endereço abaixo. Seções de bate-papos para explanações e resolução de dúvidas também estão previstas no projeto.


Ver CARTILHA: http://circuitoforadoeixo.blogspot.com/2010/01/cartilha-monte-sua-banquinha-no-gr.html



# Monte sua TV e Registre seu Grito Rock

Campanha proposta pelo Fora do Eixo Audiovisual com metas de promover a transmissão ao vivo dos festivais, bem como seu registro audiovisual para a realização de um documentário do Grito Rock 2010 ao final da ação. A transmissão ao vivo via TV Fora do Eixo foi um projeto lançado em 2010, e a proposta tem como meta estimular a formação de estações de transmissão nas cidades-sedes do festival, e também a documentação histórica da ação.


# Desenvolva o TEC do seu festival


Campanha com o foco na pós produção dos festivais. O Compacto.TEC é um coquetel de planilhas de produção responsáveis por angariar informações tais como cronograma de execução, lista de equipe, links relacionados a produção, além de planilha de custos. A ideia é estimular a qualificação técnica dos realizadores dos festivais, assim como levantar informações completas sobre o Grito Rock em cada cidade sede do evento.



# Inscrições Via Toque no Brasil

Ação que reuniu mais de 500 vagas do Grito Rock para bandas e artistas de todo o país, além de 1.600 inscrições de grupos e artistas interessados em participar do festival. Tal ação é o resultado de uma parceria entre o Grito Rock - através dos Coletivos Lumo (PE) e Mundo (PB) - e o Toque no Brasil - uma iniciativa que leva a assinatura de entidades como a ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes), BMA (Brasil Música e Arte), Casas Associadas e Circuito Fora do Eixo. A produção

* Saiba mais sobre o TNB: www.toquenobrasil.com.br


Como participar ----------------------------------------------------------------------------------------


Para participar de uma dessas ações é necessário preencher os formulários indicados (caso houver) e/ou buscar um dos contatos listados logos abaixo. A escolha deve ser feita conforme a seleção da campanha desejada.


# Fora do Eixo Discos

Letícia Spíndola - Bigorna Produções

msn: letzspindola@hotmail.com
e-mail: letz.spindola@gmail.com

Alfa Canhetti - Espaço Cubo

msn: alfa_fah@hotmail.com

e-mail: atendimentocubocard@gmail.com



# Rádio Fora do Eixo


Jovem Palerosi - Massa Coletiva
msn: rpalerosi@yahoo.com.br
e-mail: independenciaoumarte@gmail.com


# TV Fora do Eixo

Rafael Rolim - Massa Coletiva
msn: rafarolim@yahoo.com.br

e-mail: rolimrafa@gmail.com

# Fora do Eixo Card


Fora do Eixo Minas

* Goma Cultural | Débora Bernardes
email: gomacard@gmail.com
msn: debora-biba@hotmail.com


Fora do Eixo SP

* Massa Coletivo | Carol Tokuyo
e-mail: sustentamassa@gmail.com
msn: macabru@hotmail.com

# Fora do Eixo Norte
* Coletivo Palafita | Heluana Quintas

email: heluanaquintas@gmail.com
msn: heluanaquintas@hotmail.com


# Fora do Eixo Nordeste

* Lumo Coletivo | Laura Morgado

e-mail: lauralumo@gmail.com

msn: lauralumo@gmail.com

# Fora do Eixo Centro-Oeste

* Espaço Cubo | Thiago Dezan
e-mail: cuboatendimento@gmail.com

msn: cuboatendimento@gmail.com


Entenda
o Circuito Fora do Eixo ------------------------------------------------------------------

O Circuito Fora do Eixo é uma rede de trabalho formado por por mais de quarentas pontos Fora do Eixo em todo o país e que realiza uma série de ações estruturantes com o foco nos setores de comunicação livre, distribuição, circulação, sustentabidade e economia solidária e ainda sonorização e luz. Para isso, organiza-se em cinco frentes gestores. São elas: Agência - responsável pelo setor de circulação; o Portal Fora do Eixo - gerido pelo Conselho Gestor formado pelo Audiovisual, Rádio, Redação, Assessoria, Design, Mídia e Fotografia; Fora do Eixo Discos; o Fora do Eixo Card e o setor de TecnoArte.

Cada uma das frentes são formadas por agentes produtivos dos mais diversos pontos fora do eixo de todo o Brasil, que são responsáveis pela concepção dos projetos desenvolvidos pela rede, bem como pela sua aplicação nas cidades.


Para saber mais, seguem o REGIMENTO INTERNO do #CFE e também a sua CARTA DE PRINCíPIOS

# Carta de Princípios do CFE #

# Regimento Interno do CFE #

----------------------------------------


Mais sobre #CFE

* www.foradoeixo.org.br
* www.twitter.com/foradoeixo

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Grito Rock São Carlos abre inscrições para a II Feira de Cultura e Economia Solidária

O Grito Rock São Carlos, além de sua tradicional programação com bandas de diversos locais do País, realizará também a segunda edição da Feira de Cultura e Economia Solidária. O evento acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro em plena segunda e terça-feira de carnaval, a Feira começa a partir das 10 horas e vai até o fim da noite às 22 horas.
Os grupos interessados em participar devem preencher a
Ficha de Inscrição, enviá-la para o e-mail gritorock.saocarlos@gmail.com ou entregá-la no Centro Público de Economia Solidária (R. José Bonifácio n. 885, Centro - São Carlos), as incrições vão até 29 de fevereiro.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Transmita o seu Grito na Web Radio Fora do Eixo

A Web Radio Fora do Eixo está lançando a campanha "Transmita o seu Grito na Web Radio Fora do Eixo", em busca de ocupar o espaço com o maior número de edições do maior Festival Integrado.
Para auxiliar nessa missão, foi disponibilizado o Tutorial de Transmissão Ao Vivo, que traz informações técnicas para Windows e Linux, dicas de procedimentos, entre outras informações.
Para realizar a transmissão, basta mandar com antecedência as informações de sua edição e agendar a data através do email webradiofde@gmail.com



Arte Gráfica - Vinícius Nogueira - Enxame/Bauru (SP)
Vinheta Rádio - Tuizim - Guerrilha Gig/Franca (SP)
Vinheta TV - Alan Lima - Retomada/Montes Claros (MG)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Mapeamento de Sonorização FDE

Esse formulário foi feito coletivamente entre os participantes da lista Fora do Eixo e contém as seguintes informações dos núcleos de sonorização dos coletivos do circuito:

Tipo do estúdio
Estrutura
Área das salas
Microfones
Monitores
Mesa de som
Computador
Placa de som
Periféricos
Amplificadores
Instrumentos
Fones de ouvido
Horário de Funcionamento
Softwares
E outros

Veja aqui

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Grito Rock - Toque no Brasil

Inscrições até 15/01



Compacto.Rec lança “Disco Zebra” de Johnny Suxxx and the Fucking Boys

Banda goiana é o primeiro lançamento deste ano do projeto mensal do
Circuito Fora do Eixo

Johnny Suxxx `n The Fucking Boys - Foto de Divulgação por Compacto.REC.
Johnny Suxxx n' the Fucking Boys - Lançamento deste mês do Compacto

O Compacto.Rec anuncia seu primeiro lançamento de 2010: Johnny Suxxx n' the Fucking Boys, uma das bandas mais ativas de Goiás. O seu primeiro CD (Make Up and Dream) abriu portas para apresentações em várias festivais expressivos do circuito independente, tais como Jambolada (MG), Grito Rock (MT), Calango (MT), Demosul (PR), Tendencies (TO) e Goiania Noise (GO).

Desta vez, junto ao Compacto.Rec eles lançam virtualmente o "Discos Zebra", com um som que, nas palavras da banda consiste em "pilhagem de clichês, riffs manjados e muita cara de pau". A banda faz parte do coletivo Fósforo Cultural é composta por Léo Rockefeller (bateria), Douglas Ramirez (guitarra), Itty (Baixo) e Johnny Suxxx nos vocais.

FÓSFORO CULTURAL

Surgindo da divisão de uma antiga produtora de Goiânia (GO), a Fósforo Cultural se iniciou no ano de 2006 e, desde então, fomenta diversos projetos culturais em sua cidade e no Goiás. A produtora é participante ativa do Circuito Fora do Eixo e vem ganhando forte presença no cenário nacional do rock independente, além de produzir uma série de eventos anuais como o Vaca Amarela e o Release Alternativo.

COMPACTO.REC

O Compacto REC é um projeto que, através dos veículos de comunicação integrados ao Circuito Fora do Eixo, lança singles virtuais em rede desde 2007. A primeira banda lançada foi Madame Saatan (PA), seguida de artistas de todas as regiões do país como as elogiadas Bang Bang Babies (GO) e Filomedusa (AC). Em 2009 a iniciativa também lançou os grupos Porcas Borboletas (MG), Boddah Diciro (TO), Rinoceronte (RS)e o rapper Linha Dura (MT). Com a liberação dos fonogramas para downloads, o projeto alinha uma iniciativa de trocas para remunerar o autor do trabalho em um sistema de economia solidária, pautado na oferta de serviços e produtos integrados ao Circuito Fora do Eixo.

O DISCO

Johnny Suxxx and the Fucking Boys - Fundo para Twitter por Compacto.REC.

Disco Zebra transita entre o descompromisso de um álbum de glam e a coesão de um hard rock com riffs grudantes. Em sequência ao primeiro trabalho do grupo (Make Up and Dream, de 2007), a pegada oitentista cede espaço a influências de um rock 70’ mais maduro e trabalhado, atestado na presença de teclados, orgãos e vocais de fundo femininos. Ainda assim, o disco tem o pé no chão do começo ao fim e não descansa. A sonoridade vintage predomina e dá uniformidade ao Zebra, que foi gravado por Gustavo Vazquez (da também goiana, MQN) no Rocklab, estúdio de gravação e quartel general do garage rock goiano. Além de Vazquez, o álbum também coleta participações de Daniel Belleza (dos Corações em Fúria), Saulo e Carol Freitas (do Filomedusa) e Claudão (O Melda).

Baixe agora o CD: www.compactorec.wordpres.com

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Sede Massa Coletiva - Atualizando

Atualizando a organização na Sede do Massa Coletiva. Os últimos dias foram dedicados à organização do espaço, que agora está muito melhor dividido. Imersos na construção de nosso núcleo base dos trampos. Produção do Grito Rock rolando, primeiras criações dentro da idéia de Ponto de Cultura.

Atividades fortes em dias alternados calor e um tanto de chuva, a única coisa que preocupa na estrutura do teto, que precisa ser reformada. Com ela, ficamos ilhados, mas pelo bem, para concentrar energias. Trocando o máximo possível entre nós, seja nos momentos de reunião geral, de trampos específicos ou nas dinâmicas que tão sendo propostas. Beleza forte, os espaço ganhando ainda mais vida, harmonia forte em busca de melhorias, que será refletido em todas nossas ações e criações.

Na trilha sonora nas caixas espalhadas pela sala, a junção dos acervos de vinil e cds, relendo várias coisas do passado, pesquisando sempre o presente. De hip hop contemporâneo, experimentos eletrônicos de várias épocas, músicas de orquestras latinoamericanas, até um contato com o mundo pop de "reis", lém de buscar uma raridade de Hendrix, a clássicos do rock 60 e 70 na veia. Tempo de ressignicar as referências, pra retroalimentar o novo.

Seguindo em frente. As coisas estão começando ainda. Amanhã entramos de cabeça pra discutir o APL (Arranjo Produtivo Local) com o Marcus Franchi que chega amanhã. Essa 2a Conferência está bem diferente da primeira, que foi em um final de semana; temos mais tempo, porém mais a fazer. Participando de todas as partes do processo, entendendo cada vez o Coletivo como um só, ao mesmo tempo valorizando a soma de cada indivíduo e sua contribuição real, natural.
fotos e texto: Jovem Palerosi

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Música Independente - Toque no Brasil inaugurará uma nova fase de circulação no país


A ferramenta possibilitará que rotas, circuitos e contatos sejam mapeados. A inauguração do projeto será realizada nesta terça, dia 05, quando a rede social entra no ar com mais de 500 vagas para o Grito Rock 2010



Imagine uma banda e/ou artista realizando uma turnê de vinte e dois dias, saindo de Fortaleza (CE) e chegando ao Rio Branco (AC) com dois days off apenas (dias livres, em português) e com um custo razoável. Imagine também essa mesma banda ou artista operando essa produção com o auxílio de um 'guia' da música independente, acessível a partir de um endereço online, onde o sujeito tem a chance, após a turnê, de tecer comentários sobre as rotas, sobre o atendimento dos locais, sobre o som, ou quaisquer outras informações que julgue pertinente compartilhar, construindo assim um grande banco de dados coletivo, capaz de promover trocas de impressões, experiência e garantindo mais facilidades para a realização de próximas turnês.


Pois bem, a compilação dessas duas imagens é a proposta de trabalho que o projeto Toque no Brasil inaugura com o seu lançamento, a ser realizado nesta terça-feira, dia 05 de janeiro, no endereço virtual www.toquenobrasil.com.br. O projeto é uma iniciativa pioneira no Brasil e tem como meta propor um novo conceito de agendamento de shows, circulação de artistas e turnês baseados em uma plataforma 100% virtual em sua negociação, que garantirá o mapeamento e acesso de artistas a circuitos e rotas brasileiras, construídas a partir da colaboração e contato direto dos usuários do sistema.

Fabrício Nobre, presidente da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes), uma das entidades realizadoras da ação (ver relação completa abaixo), cita o SonicBids.com - site americado que conta hoje com milhares de cadastrados - para explicar as vantagens que a ferramenta brasileira promoverá no mercado da música independente nacional. "O SonicBids auxilia a negociação de mais de 60 mil shows ao ano. A idéia que é o TNB facilite do mesmo modo esse relação entre bandas, festivais, casas, coletivos e outros agentes interessados em se apresentar no Brasil". diz. "Lembrando que a ferramenta é apenas uma plataforma virtual de negociação, e que os esforços, tanto de investimento para a circulação e outros, deverão ser feitos pelos agentes envolvidos na transação e não pelo TNB", sublinha ele.

A Abrafin conta hoje com mais de 40 festivais associados, e conforme antecipa o presidente, vários deles disponibilizarão vagas via Toque No Brasil, onde também constará quais serão as condições de trabalho ofertadas, tais como cachês, receptivo e outros, que serão oferecidas aos artistas.

Além dos festivais, rede de casas de shows brasileiras chancelada pela Casas Associadas - outra entidade realizadora da ação - também já anunciou todo o empenho na garantia dos mais variados espaços, assim como o BMA (Brasil Musica e Arte) e o Circuito Fora do Eixo (ambas também entidade realizadoras), que contam, respectivamente, com contatos internacionais e com mais de quarenta coletivos espalhados nas mais diversas regiões brasileiras. "Com essa quantidade de espacos ofertados, será possível circular inúmeras rotas, de ponto a ponta do Brasil, durante todo o ano. Essa constância é uma das principais moedas da rede social, que facilitará o planejamento dessas açõoes como nunca vista antes no Brasil", analisa Talles Lopes, da Casas Associadas.

Para Pablo Capilé, do Circuito Fora do Eixo, essa é um uma ação de continuidade, de um planejamento que vem sendo realizado por todas esas entidades. "Com todos elementos já é possivel analisar a força que uma ferramenta dessas traz ao circuito da música independente nacional, deixando claro, obviamente, que não basta só se cadastrar, é preciso empreender", finaliza ele.


Rede Social - A lógica de rede social já é notória em virtude de exemplos como MySpace, Orkut, Twitter, Facebook, ou sites com foco específico em alguma atividade, como no caso do site de empregos Catho. A diferença entre esses citados e o TNB, no entanto, além do enfoque, é que no Toque no Brasil qualquer festival, casa de show, e/ou outros projetos de circulação poderão se associar, tornando-se, assim, um ponto de circulação no mapa geográfico virtual da rede. No caso do artista, esse poderá fazer as vezes de vendedor de shows e/ou mesmo de um avaliador dos espaços, produções e/ou outros pontos ali cadastrados.



Vale também destacar, que no TNB a negociação de shows é o vínculo entre seus usuários - seja contrante ou contratado - e em um futuro breve, essa negociação sempre poderá ser avaliada em um sistema de meritocracia - fácil de entender para aqueles que já utilizaram serviços como eBay ou Mercado Livre - onde a operação de compra e venda é avaliada por ambas as partes envolvidas no negócio. No caso do Toque No Brasil, contratados e contratantes serão incentivados a qualificar a produção de shows propiciada pela rede social. Alêm disso, o sistema garantirá acesso a contatos para bandas e artistas em geral.


Grito Rock 2010 - As primeiras vagas disponibilizadas pelo Toque no Brasil são promocionais e valem para o Grito Rock América do Sul 2010, que acontece em mais de 70 cidades das cinco regiões do Brasil, além de 4 cidades na Argentina, na Bolívia e no Uruguai: Buenos Aires, Córdoba, Montevidéo e Santa Cruz de La Sierra. Inscrições vão de 5 a 15 de janeiro, são gratuitas e podem ser feitas no www.toquenobrasil.com.br . Vale destacar que só no Grito Rock, serão disponibilizadas mais de 500 vagas para bandas interessadas em circular a rede de festivais.


Versão 1.0 Beta - Esta primeira versão do projeto - lançado neste primeiro momento no idioma Português - traz um formulário de cadastro para que artistas efetivem suas inscrições para o Grito Rock 2010, bem como um sistema de cadastramento de eventos, festivais, casas de shows e outros pontos de circulação inscritos. Neste primeiro momento, o projeto enfocará o sistema de georeferenciamento, que primará por iniciar a construção da base de dados proposta pelo TNB. O sistema está sendo desenvolvido em parceria com a ferramenta portuguesa Mapa de Sala, projeto também colaborativo que tem como meta mapear salas de espectáculos em Portugal e Brasil. Em maio, uma nova versão do projeto será lançada, em formato trilingue.

Realizadores - O TNB é um projeto realizado a partir de uma parceria entre ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes), BM&A (Brasil Música & Artes - entidade conveniada à APEX), Circuito Fora do Eixo e Casas Associadas. Mais informações sobre os realizadores podem ser encontradas nos respectivos sites: www.abrafin.org; www.bma.org.br; foradoeixo.org.br e casas-associadas.blogspot.com.

Sérgio Ugeda, da BMA, destaca, no entanto, que o atual conselho gestor formado pelas referidas entidades está aberto para a entrada de outras entidades interessadas participar do projeto. Para isso é necessário que as propostas sejam enviadas ao e-mail toquenobrasil@gmail.com.




Modelo de sustentabilidade - Dez entre dez artistas e produtores que atuam no setor da música independente brasileira afirmam que uma das principais ferramentas de sustentabilidade do músico ou banda do mercado da música atual é o show.

Tomando como parâmetro o grande mercado da música, conforme matéria publicada em março de 2009 no site the View, mesmo com o mundo vivendo um período de crise econômica, o mercado de shows musicais apresentou um crescimento de 10% em 2008, movimentando cerca de US$ 25 bilhões (entre venda de ingressos, publicidade e direitos de imagem) durante o ano.

No Brasil, especialmente se tratando do setor da música independente, a curva ascendente referente ao surgimento de novos festivais é um atestando de como o mercado de venda de shows vem se ampliando. Para se ter uma idéia, dados da Associação Brasileira de Festivais Independentes revelam que mais de novecentas bandas se apresentaram nos festivais da associação no ano de 2008; e que de 25 festivais associados em 2008, a organização saltou para 40 ao final de 2009.

Com o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor, a tendência é que esse mercado se amplie cada vez mais, consolidando a posição do TNB enquanto uma excelente ferramenta de prestação de serviços público com o foco no atendimento de produtores, artistas ae outros empreendedores atuantes no setor da música brasileira.


--

Mais informações
www.twiiter.com/toquenobrasil
toquenobrasil@gmail.com


2a Conferência Massa Coletiva - Imersão na Sede em São Carlos

O Massa Coletiva começa 2010 reorganizando a casa, em todos os sentidos. No final do ano passado, o grupo passou por uma reestruturação, definindo claramente seu núcleo durável, com a redução da a equipe, mas com a melhor definição de sua força de trabalho, como todos em dedicação exclusiva.
Desde segunda-feira desta semana, todos os membros estão reunidos na Sede do Coletivo, no centro de São Carlos para resolver algumas questões estruturais, com foco nas ações que o Coletivo realiza, na busca por interligar seu trabalho como regional de São Paulo do Circuito Fora do Eixo aos recentes projetos aprovados, o Ponto de Cultura e a APL (Arranjos Produtivos Locais). Além disso, é hora de focar no Grito Rock, e debater o surgimento de novos projetos.
Dentro das atividades desta 2a Conferência, está a reavaliação do relatório da 1a Conferência, e a resolução de questões de informática/Software Livre, almoxarifado, acervo, papelaria, jardinagem e reciclagem, além de uma Jam Session no possível estúdio do Coletivo.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Massa Coletiva - 1 ano de formação e muita conquista

por Felipe Silva


O Massa Coletiva iniciou as suas atividades oficialmente em Outubro de 2008, reunindo atores culturais do cenário de São Carlos que já atuavam em diversos projetos: As bandas Plano Próximo e Malditas Ovelhas!, o Programa de Rádio Independência ou Marte e outras atividades realizadas junto a movimentos sociais como o de Economia Solidária e Software Livre.


O Início de 2009 foi marcado pelo foco do coletivo na produção do Grito Rock São Carlos que chegava a sua segunda edição e simultaneamente a realização da I Feira de Cultura e Economia , mais ainda na re-significação do Independência ou Marte que se atualizava em um projeto multimídia durante o processo de participação do edital para pontos de mídias livres do Ministério da Cultura.

O primeiro semestre garantiu uma agenda de shows intensa em São Carlos com a realização mensal de eventos como o Independência ou Marte A Festa, Palquinho Maluco entre outros que trouxeram bandas nacionais e internacionais para a cidade: Macaco Bong, Nathan Bell (USA), Júlia Says, Duelo Internacional de monobandas e Móveis Coloniais de Acaju foram alguns dos shows que passaram por São Carlos em 2009.

Dentro do Circuito Fora Do Eixo, foi através do Portal, o Massa visualizou a sua porta de entrada e traz acúmulos de conteúdos e tecnologias que já aplicava em outros projetos colaborou diretamente durante todo o ano com as editorias de Rádio, TV, e Redação.

Durante todo ano o Massa Coletiva foi parceiro de vários festivais realizados em São Carlos. Entre estes parceiros estão a Universidade Federal de São Carlos, através da Radio UFSCar, (Festival Contato) e a Prefeitura Municipal de São Carlos( Festivais Rock na Estação e Sanca Hip Hop), ações que fortaleceram muito a movimentação cultural na cidade.

O Segundo semestre foi muito marcado pela circulação. As demandas de transmissão da Rádio ABRAFIN e as atividades de oficinas de produção e Discotecagem Radiofônica do Independência ou Marte garantiram a presença do Massa Coletiva em quase todos os Festivais do segundo semestre, além da participação no segundo congresso e na Coluna Fora Do Eixo Nordeste.

A presença física intensa de membros do coletivo nas atividades da Rede foram muito importantes para o Massa avançar na constituição do seu núcleo durável e na construção do seu financeiro central, além da ocupação de uma sede para o coletivo no centro de São Carlos.

O final do ano trouxe boas notícias no campo da sustentabilidade com a aprovação dos projetos do Ponto de Cultura e do APL -Arranjo Produtivo Local, na cadeia produtiva da música. Nesse terreno o Massa Coletiva também parte para o desenvolvimento de sua missão como regional do CFE no estado de São Paulo, fortalecendo a integração dos pontos já existentes, trazendo novos coletivos para a Rede e sistematizando junto com Minas Gerais as rotas de circulação no Sudeste.

2010 já começou.


fotos: 1a Conferência Massa Coletivo/Observatório Fora do Eixo

Arquivo Massa Coletiva