sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Massa Coletiva - 1 ano de formação e muita conquista

por Felipe Silva


O Massa Coletiva iniciou as suas atividades oficialmente em Outubro de 2008, reunindo atores culturais do cenário de São Carlos que já atuavam em diversos projetos: As bandas Plano Próximo e Malditas Ovelhas!, o Programa de Rádio Independência ou Marte e outras atividades realizadas junto a movimentos sociais como o de Economia Solidária e Software Livre.


O Início de 2009 foi marcado pelo foco do coletivo na produção do Grito Rock São Carlos que chegava a sua segunda edição e simultaneamente a realização da I Feira de Cultura e Economia , mais ainda na re-significação do Independência ou Marte que se atualizava em um projeto multimídia durante o processo de participação do edital para pontos de mídias livres do Ministério da Cultura.

O primeiro semestre garantiu uma agenda de shows intensa em São Carlos com a realização mensal de eventos como o Independência ou Marte A Festa, Palquinho Maluco entre outros que trouxeram bandas nacionais e internacionais para a cidade: Macaco Bong, Nathan Bell (USA), Júlia Says, Duelo Internacional de monobandas e Móveis Coloniais de Acaju foram alguns dos shows que passaram por São Carlos em 2009.

Dentro do Circuito Fora Do Eixo, foi através do Portal, o Massa visualizou a sua porta de entrada e traz acúmulos de conteúdos e tecnologias que já aplicava em outros projetos colaborou diretamente durante todo o ano com as editorias de Rádio, TV, e Redação.

Durante todo ano o Massa Coletiva foi parceiro de vários festivais realizados em São Carlos. Entre estes parceiros estão a Universidade Federal de São Carlos, através da Radio UFSCar, (Festival Contato) e a Prefeitura Municipal de São Carlos( Festivais Rock na Estação e Sanca Hip Hop), ações que fortaleceram muito a movimentação cultural na cidade.

O Segundo semestre foi muito marcado pela circulação. As demandas de transmissão da Rádio ABRAFIN e as atividades de oficinas de produção e Discotecagem Radiofônica do Independência ou Marte garantiram a presença do Massa Coletiva em quase todos os Festivais do segundo semestre, além da participação no segundo congresso e na Coluna Fora Do Eixo Nordeste.

A presença física intensa de membros do coletivo nas atividades da Rede foram muito importantes para o Massa avançar na constituição do seu núcleo durável e na construção do seu financeiro central, além da ocupação de uma sede para o coletivo no centro de São Carlos.

O final do ano trouxe boas notícias no campo da sustentabilidade com a aprovação dos projetos do Ponto de Cultura e do APL -Arranjo Produtivo Local, na cadeia produtiva da música. Nesse terreno o Massa Coletiva também parte para o desenvolvimento de sua missão como regional do CFE no estado de São Paulo, fortalecendo a integração dos pontos já existentes, trazendo novos coletivos para a Rede e sistematizando junto com Minas Gerais as rotas de circulação no Sudeste.

2010 já começou.


fotos: 1a Conferência Massa Coletivo/Observatório Fora do Eixo

Arquivo Massa Coletiva

2 comentários:

Black Sonora disse...

Salve Massa Coletiva!

Parabéns pelas conquistas em 2009, eu acompanhei os trabalhos pela net e tive o prazer de conhecer Jovem e Felipe durante essas viagens pelo CFE, pessoas bacanas... espero este ano trombar mais vezes com a MASSA.

no mai... aquele abrAÇO e 2010 é tudo nosso.

Yuga

Ari Holtz disse...

Fantástico caras!! parabéns... Vamos juntos!!
Ari Holtz - RA Sorocaba!