quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Grito Rock São Carlos 2009 conta com 150 bandas inscritas

Em sua segunda edição realizada na cidade de São Carlos, o Festival Integrado Grito Rock obtém mais do que o dobro de inscritos do ano anterior.

Em 2008 ocorreu a primeira edição do festival Grito Rock na cidade de São Carlos. Na época o evento obteve 70 inscrições e foi realizado no Armazém Bar, tradicional palco das bandas independentes que visitaram a cidade nos últimos anos.

Para a edição 2009, as inscrições ficaram abertas de 10/11/2008 a 20/01/2009, tendo como foco de divulgação blogs, comunidades virtuais e o Portal Fora do Eixo, principal veículo de comunicação do cenário independente da música nacional. E o resultado foi surpreendente, mostrando que o trabalho realizado ao longo do ano passado, além de incitar ainda mais a formação do público na cidade, também trouxe uma exposição do cenário local, ampliando a visibilidade do município dentro do circuito alternativo de música.

Outro passo importante para esta crescente visibilidade foi o surgimento do Massa Coletiva – Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura, realizador do evento neste ano que, vinculado ao Circuito Fora do Eixo, que no já no segundo semestre de 2008 possibilitou a circulação de produtores e músicos sãocarlenses por outras cidades brasileiras, principalmente recebendo bandas de todo Brasil nos projetos Independência ou Marte – A Festa, Palquinho Maluco, 4x4, dentre outros. Esta articulação nacional também fez com que o Grito Rock São Carlos possibilitasse a troca de circulação com outras seis cidades realizadoras do festival, que receberão as bandas Plano Próximo e Malditas Ovelhas – projetos do Massa Coletiva - em seus eventos.

Com todo este trabalho sendo realizado, o festival não podia ficar do mesmo tamanho. O resultado foi a ampliação para dois dias de shows (23 e 24/02) e o aumento de sete para dezesseis bandas em 2009, além da realização de uma Feira Municipal de Economia Solidária – em parceria com o Centro Público de Economia Solidária e a Prefeitura Municipal de São Carlos.

A divulgação dos grupos selecionados para o Grito Rock São Carlos estará disponível dia 25/01 aqui no blog do coletivo e ao longo das edições de fevereiro do programa Independência ou Marte (http://independenciaoumarte.blogspot.com/). Fique atento à programação e venha curtir o maior festival integrado do país, em São Carlos, no Armazém Bar.

Nenhum comentário: