terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Preparando o Grito

O Grito Rock é um festival de bandas independentes realizado anualmente no período do Carnaval e simultaneamente em várias cidades brasileiras (em 2008 contou também com municípios na Argentina e Uruguai). Idealizado em 2002 pelo Espaço Cubo, localizado em Cuiabá, o Festival surgiu como uma alternativa ao Carnaval tradicional ao abrir espaço para outras formas de exposição cultural. Nos anos seguintes, o objetivo passou a ser o fortalecimento e a consolidação da cena independente musical.
Embora esta característica do evento seja por si só de extrema relevância, o Festival também promove uma articulação e integração dos músicos, produtores e coletivos voltados à produção cultural, gerando um intercâmbio significativo de produtos culturais e, consequentemente, estímulo a agentes culturais em outras cidades para novas edições do evento.
Outro ponto que merece destaque é a participação de coletivos realizadores do Grito Rock que, em geral, administrados segundo os princípios de autogestão, do cooperativismo e da economia solidária, atuam no sentido de impulsionar a produção cultural sob uma lógica onde os resultados são compartilhados por todos envolvidos no processo. A realização do evento prioriza a formação de uma rede cultural solidária, onde todos podem ser parceiros na teia de atores sociais impulsionadores do projeto, trocando serviços, apoios e habilidades artísticas, fortalecendo a circulação do trabalho autoral.
Em sua segunda edição em São Carlos, em 2009 o Massa Coletiva – Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura, organizador no município, amplia as fronteiras da música e sedimenta a ambição de articular as organizações sociais do município calcadas na lógica da economia solidária. O festival este ano será realizado em dois dias – 23 e 24 de fevereiro – no Armazém Bar, localizado na Rua 7 de Setembro, no centro da cidade. Outra grande novidade deste ano é que

enquanto alguns fanáticos por rock´n roll poderão curtir mais de quinze bandas de diversos lugares do Brasil, na rua em frente ao evento, acontecerá a Feira Municipal de Economia Solidária - em parceria com a Prefeitura e o Centro Público Municipal de Economia Solidária. Totalmente aberta ao público, ela deve servir como mecanismo para que os coletivos e cooperativas da cidade apresentem as suas metodologias de trabalho e os resultados de seus empreendimentos, abrindo espaço também para a venda e troca de mercadorias.
Outra conquista do Massa Coletiva para o Grito Rock 2009 foi a parceria realizada com a Rádio UFSCar - emissora da Universidade Federal de São Carlos - e com Grito Rock América Latina. Durante sua programação, a Rádio terá um spot na programação, e tocará as bandas selecionadas em todos os Gritos do país, informando o nome e cidade de origem da banda e em qual município irá tocar.
Com mais de 150 bandas inscritas apenas para o Grito Rock São Carlos, a curadoria do festival promete casa cheia aos selecionados, e espera um bom público com foliões que fogem do tradicional samba enredo de Carnaval.

Um comentário:

Rodrigo Ricardo disse...

Quando sai o line up ?