sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Articulação Gera Intercâmbio Durante Festival Integrado

por Sarah Mascarenhas

O Festival Grito Rock busca o fortalecimento da cadeia produtiva da música através da integração dos diferentes pólos de produção cultural. Assim, o “Massa Coletiva” - Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura - realizador da edição em São Carlos, arregaçou as mangas e se articulou com outras cidades para efetivar o intercâmbio de bandas entre os diversos Gritos Rock do país.
A cidade receberá 5 bandas de fora e enviará as bandas locais “Plano Próximo” e “Malditas Ovelhas!”, em tais trocas, criando um mini-circuito com Rio Claro, Sorocaba, São Paulo, Londrina (PR) e Cuiabá (MT). Cada uma dessas localidades tem sua importância dentro do movimento de música independente e as bandas também desempenham funções peculiares dentro dessa cadeia, na maioria das vezes representando os coletivos que organizam o festival em sua cidade. A consequência deste intercâmbio deve propiciar diversos ganhos para todos os lados, mas o objetivo principal sempre é o de fomentar a circulação de bandas com música autoral pelo território brasileiro.
Domingo, dia 08 de fevereiro, o “Malditas Ovelhas ! (MO!)” vai a Rio Claro, na edição organizada pela produtora Rock Feminino, que por sua vez indicou a banda “Delunes” para estar na programação de São Carlos. E no Dia 21 de fevereiro, o “MO!” participa da edição sorocabana, sob a produção da Rock Alive, que estará presente em nossa edição local com a banda “Inventiva”.
Já a banda “Plano Próximo (PP)” cai na estrada, com seu recém-lançado primeiro disco “Wasabi”, para tocar no dia 22 de fevereiro na central do Grito Rock, em Cuiabá, cidade que concebeu o projeto, o Instituto Cultural Espaço Cubo, pioneiro nas iniciativas de economia solidária em cultura. Para o coletivo de cultura e para a banda, este é um dos shows mais importantes, pois visitando a “Hellcity”pode-se experimentar a vivência deste tipo de ação na prática, e trazer ainda mais experiências para a cena local. Já quem vem de lá para cá é a banda “Venial” com o seu heavy metal pesado. A “PP” ainda seguirá na estrada e fará uma apresentação no dia 28 de fevereiro na edição de Londrina, da produtora Braço Direito, que por sua vez traz para São Carlos a “220 Skabar”. Finalizando a mini-tour no dia 08 de março, eles vão à capital paulista para tocar na edição organizada pelo Escárnio e Osso, um coletivo de bandas que estará presente por aqui com o show dos “Visitantes”.
E não se esqueça, em São Carlos serão 2 dias com mais de 15 bandas, com além destas citadas, muitas outras de todo o Brasil, selecionadas entre as 150 inscrições que a organização recebeu nos últimos 2 meses. Fica a sugestão e mantenha-se atento, pois este carnaval vai ser cheio de opções. Confira toda a programação do Grito Rock pelo site www.foradoeixo.org.br/gritorock ou mais informações sobre a edição local no www.massacoletiva.blogspot.com

Nenhum comentário: