domingo, 26 de julho de 2009

Festival Escambo de Experiências Culturais

por Felipe Silva

O Independência ou Marte está representando o Massa Coletiva no III Festival Escambo que está movimentando a cidade mineira de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A programação do festival acontece entre os dias 23 e 26 de agosto e oferece uma ampla grade de oficinas além dos shows musicais. O Independência ou Marte, por exemplo, está ministrando a sua oficina de produção radiofônica em parceria com Ciro Nunes do Coletivo Peleja de Patos de Minas (MG), que traz os conceitos de produção de Web TV, possibilitando a oportunidade de que os dois projetos fizessem juntos a oficina de Interações Midiáticas, transformando os produtos finais produzidos pelos alunos na cobertura que é disponibilizada nos blogs dos coletivos e no Portal Fora do Eixo.

Outras oficinas de destaque do Festival são as de Sonorização com Bruno Kayapi e Ynaiã Bertholdo (Macaco Bong) e a de Gestão Cultural com Kuru Lima, gestor da ONG Cria Cultura de Belo Horizonte e um dos produtores responsáveis pelo projeto Conexão Vivo e a de Silk com o Coletivo Pegada (MG).

Além das oficinas, o festival também promoveu um fértil momento de articulação de Políticas Públicas de Cultura ao promover um encontro entre os produtores dos diferentes coletivos que compões o Fora Do Eixo Minas e uma representante do departamento de interiorização da secretaria de cultura do Estado de Minas Gerais.

Para o público a grande marca dos Festivais Fora do Eixo são sempre os shows que no escambo 2009 são gratuitos e acontecem em praça pública no belo centro histórico de Sabará, trazendo uma mistura interessante de artistas mineiros e bandas de destaque de todo o Brasil. Toda a programação dos shows musicais está sendo transmitida ao vivo na Web Rádio Fora do Eixo e na próxima segunda, ganhará um especial no programa Independênica ou Marte#106. Para dar um pequeno gosto da comunicação integrada, vai um vídeo feito pelo pessoal do Coletivo Retomada (Montes Claros-MG):

Leia mais no Blog do Independência ou Marte.

Nenhum comentário: