quinta-feira, 30 de julho de 2009

III Rock na Estação: Disco em Roda na Kruppa

Robson Timoteo veio ao interior falar sobre mercado da música independente e a nova lógica

por Sarah Mascarenhas - Massa Coletiva

No último domingo aconteceu na Kruppa em Araraquara a primeira atividade da 3ª edição do Festival Rock na Estação. Realizado em São Carlos, o Festival acontece em parceria com a prefeitura e produtores locais. Este ano além dos shows, acontecerá uma programação prévia que acontecerá a série de debates Disco em Roda.

A primeira aconteceu neste último domingo na Kruppa, em Araraquara, com Robson Timóteo, o atual presidente do coletivo Cidadão do Mundo Arte e Cultura e secretário da Associação Casas Associadas Fora do Eixo.

A proposta destes encontros é debater os novos rumos da produção cultural e o mercado da música independente.

Nesta edição, as palavras chave foram articulação, formação e trabalho em rede. Robson contou o histórico do coletivo em São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo até os dias de hoje com a integração ao Circuito Fora do Eixo e a implantação do projeto ABC do Som, patrocinado pela Petrobras. A proposta deste visa potencializar a cadeia produtiva da música independente na região do ABC Paulista e mostrar a diversidade cultural e o talento de seus artistas.
O resultado deste projeto será a coletânea ABC do Som em 3 volumes: rock, mpb/outros grooves e música instrumental - a número 1 está em vias de ser lançada e o volume 2 já em fase de gravação.

Além do debate, na sequência rolaram shows com as bandas Aeromoças e Tenistas Russas, Plano Próximo e a araraquarense Churrasco Elétrico, que aqueceram o belo ambiente e mantiveram animados o fiel público da cidade, mesmo com uma chuva indecisa, que caía.


Na entrevista abaixo, o presidente do Cidadão do Mundo fala sobre a participação no Disco em Roda, a integração ao circuito e mais:

Massa: Conta um pouco sobre como rola toda a articulação e como foi o contato para o Disco em Roda?

Robson Timoteo: Achei bem legal o convite e principalmente a oportunidade de poder ir pela primeira vez ao Interior de São Paulo para trocar idéias sobre o trabalho que estamos desenvolvendo no ABC, e ao mesmo tempo conhecer outros espaços que possibilitam trocas de conhecimentos sobre a cadeia da musica independente e espaços que possibilitam trocas de conhecimentos sobre a cadeia da musica independente.

Massa: Qual a impressão que você tem do Festival Rock na Estação e a novidade da série Disco em Roda
Robson Timoteo: Eu não conhecia o Rock na Estação. Para mim foi uma experiencia bem legal conhecer este projeto,e ter o contato com os realizadores, a galera do Massa Coletiva, do Rock Publico e o pessoal da Kruppa, que são arquitetas que mantém o Kruppa Espaço cultural fazendo uma interface bem interessante da arquitetura com outras artes. O local abriga exposição de artes plasticas, designer e ainda abre espaço pra galera que esta produzindo musica idependente. O disco em roda é bem bacana, porque possibilita o debate e a reflexão, um momento que os musicos e os produtores sentam e conversam sobre temas que são pertinentes no mercado cultural da musica Iniciativas como esta são muito importantes e devem ser adotadas por outros coletivos, vim de Araraquara com a proposta de fazermos uma roda destas aqui no Cidadão do Mundo.

Massa: O que você acha desta nova realidade, do trabalho colaborativo em rede? Robson Timoteo: Acho muito importante, uma iniciativa única no Brasil, - juntar cercar de 40 coletivos em 18 estados do Brasil em torno de uma questão que os une - música independente - num ambiente democrático e participativo. Além de mostrar para outros seguimentos culturais como podemos fazer da internet um meio de produção e intercâmbio cultural

Massa: Rapidamente, conte sobre o projeto ABC Do Som, as coletâneas e as etapas da produção?
Robson Timoteo: Uma das pautas do Disco em Roda, foi o projeto ABC do Som, que estamos implementando aqui no ABC Paulista com patrocinio da Petrobras. Este projeto prevê o registro da cena musical na nossa região em três coletâneas - rock, mpb/outros grooves e musica instrumental, além da capacitação de estudantes, músicos e produtores nas oficinas de sonorização (captação e edição de som) e web radio (criação e produção de rádio). Montamos um estúdio profissional no nosso espaço utilizando ferramentas livres de criação (softwares livres). Atualmente estamos com a primeira coletãnea pronta para ser prensada e estamos gravando a segunda de MPB e Grooves, nossa radio esta funcionando em caráter experimental, com elaboração de programas e transmissão ao vivo de toda a programação de shows do Cidadão do Mundo. Todo o processo é bem empírico e isso que é o mais legal, pois vamos vendo o que funciona e o que não funciona, da mesma forma que estamos buscando novas formas organizativas dentro do nosso coletivo, a partir das demandas geradas pelo Circuito Fora do Eixo. Estamos montando nossa moeda solidária - o Cidadão Card à partir dos exemplos bem sucedidos do Cubo e do Goma.

Nenhum comentário: