sexta-feira, 31 de julho de 2009

Projeto Zoo Instrumental no SESC São Carlos: Fóssil + Malditas Ovelhas!

por Sarah Mascarenhas - Massa Coletiva

Há tempos nota-se uma grande quantidade de bandas com nome de bicho surgindo no meio independente, mas se a semelhança entre elas parasse aí... Em maio estive visitando o Espaço Cidadão do Mundo em São Caetano do Sul (SP) e numa conversa entre os integrantes do Macaco Bong e dos Malditas Ovelhas!, levantamos mais de uma dúzia de bandas instrumentais com nome de animais e começamos a pensar num evento voltado pra este segmento

Nesta edição, duas bandas que já dividiram palcos nesta fauna: Fóssil, original de Fortaleza (CE) e Malditas Ovelhas!, de São Carlos.

A banda Fóssil já esteve em São Carlos, tocando no Armazém Bar e na primeira edição do Palquinho Maluco, que é organizado pelo Massa Coletiva. Eles possuem 2 Ep's e lançaram no ano passado o primeiro álbum, Insônia – La Movimentacion Musicale Intermezzo Minimal, que em breve sairá também pelo selo londrino Curve Music. Na ocasião, em setembro do ano passado, participaram Ao Vivo do programa Independência ou Marte, o que resultou no vídeoclipe da música Magneto (High Speed).

Atualmente, mesmo residindo em São Paulo, eles fazem parte da Rede CEM - Rede Ceará de Música, que é uma cooperativa de trabalho, de troca de serviços, baseado na economia solidária, não sendo apenas um ambiente de representação. A Rede iniciou suas atividades este ano com uma série de eventos de lançamento, com o encerramento no dia 28 de maio no Centro Cultural Popular Consolação. Na ocasião, as bandas foram Fóssil, Malditas Ovelhas! e O Sonso.

Já o Malditas Ovelhas! surgiu por volta de 2006, no campus da UNESP de Araraquara, a partir do encontro de amigos no curso de Ciências Sociais. Eles perceberam que compartilhavam de sonoridades ligadas ao pós-rock, ritmos latinos e improvisos, e formaram a banda.

Atualmente se preparam para tocar na Feira da Música de Fortaleza, cidade natal da banda amiga. Além disso, o Malditas Ovelhas! é uma das bandas que fazem parte do Massa Coletiva - Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura de São Carlos. Os integrantes, na maior parte fazem parte do grupo de sonorização, o que possibilita mais ainda suas experimentações psicodélicas, totalmente refletidas nas músicas do grupo.

Fica então o convite para conhecer ao vivo o som da bandas neste sábado, dia 1 de agosto, em um show gratuito a partir das 15 horas, no SESC São Carlos.

Projeto Zoo Instrumental apresenta Fóssil e Malditas Ovelhas! Sábado, 1º de agosto de 2009, às 15h SESC São Carlos: Com. Alfredo Maffei, 700 - São Carlos, SP Grátis
(16) 3373-2333

Realização: SESC-SP

Idealização e produção: Agência Alavanca
Cartaz por Dani Hasse

Nenhum comentário: