terça-feira, 27 de outubro de 2009

Jambolada 2009 - A Integração

por Sarah Mascarenhas

O Massa Coletiva esteve em Uberlândia desde quinta feira, 21 de outubro, para participar da 5ª edição do Festival Jambolada. Este ano, a proposta da programação foi de trazer convidados que abordassem discussões acerca de assuntos como distribuição, direito autoral, cultura digital, e os rumos da webradio aliada ao uso de softwares livres, e outros assuntos durante o Jambo Verde e a Jambo Literária.
A nossa integração englobou ações de transmissão ao vivo via Web Radio e Independência ou MartehWeb Tv do Portal Fora do Eixo. A cerimônia foi comandada por Felipe Silva e Jovem Palerosi, do programa Independência ou Marte, mais uma vez invadindo o estado de Minas. Ainda para garantir a cobertura completa, a presença da redação Fora do Eixo também esteve por lá, através desta que aqui escreve e dos repórteres do Fora do Eixo Minas.
Nos debates, o Massa foi convidado a participar da mesa sobre Cultura Digital e os Meios de Comunicação. O integrante Daniel Roviriego falou sobre software livre e a experiência com rádios públicas, usando o exemplo da Rádio UFSCar.
Sobre os debates, pode-se perceber uma linha ideológica muito bem traçada para contribuir no processo de formação do posicionamento político para o Circuito Fora do Eixo.
Tivemos a presença de representantes do SEBRAE, MG, da UBC – União Brasileira dos Compositores e do MPB - Movimento Música Para Baixar; tudo isso foi muito bem complementado pelo olhar de um dos grandes ativistas nas discussões sobre o tema cultura digital, Claudio Prado.
O encontro Fora do Eixo Minas (FEM) teve a presença dos nove coletivos que formam a rede interna do estado. Para agregar mais conteúdo ao encontro, Eduardo Garbo do Fórum da Música de Minas Gerais (FMM) compareceu para discutir a inteiração entre o FEM e o FMM.
Sobre os shows, vale comentar a dimensão do espaço onde foi realizado o festival a Acrópole é gigantesca, e possibilitou que tivesse ampla praça de alimentação, um espaço voltado para comercialização de produtos dos coletivos e bandas (o Jambo Mix), além uma belíssima exposição do fotógrafo Hick Duarte e o Cine Jambolão organizado em parceria com Associação Cultural Nova Mídia, representado por Yara Magalhães.
No domingo, a expectativa ficou para as atividades do evento Arte na Praça, que mais uma vez teve a programação compartilhada com o Jambolada. Os artistas que passaram pelo palco do projeto fizeram a poeira subir literalmente na praça Sérgio Pacheco, e a energia do lugar lembrava uma tarde de carnaval. Maria Alcina finalizou as apresentações, e deixou o público com “fogo na bacurinha”. A organização do festival foi toda contagiada e a festa continuou numa "Jam-bolada" amistosa na sede do Goma.
A perspectiva de ter ido à Uberlândia, nos remete a encarar o desafio de construir a rede Fora do Eixo SP para promover a circulação dos artistas e príncipios do Cirfuito Fora do Eixo.

Nenhum comentário: