domingo, 1 de março de 2009

Grito Rock São Carlos: dois dias de sucesso

por Sarah Mascarenhas/Massa Coletiva

Na última segunda feira de fevereiro, dia 23, aconteceu a primeira noite do Grito Rock São Carlos. A programação cumpriu a meta de manter o Armazém bar com sua lotação máxima durante todas as apresentações do Festival. Por outro lado, as bandas mostraram-se muito satisfeitas com shows e estrutura de primeira qualidade. Já a organização reconheceu, com a programação e a animação do público, o bom resultado de três meses de trabalho duro.

O primeiro dia deixou claro que as tradições carnavalescas já não são mais o procuradas pelos foliões sãocarlenses. No começo da noite, a rua Sete de Setembro já recebia os primeiros interessados em aproveitar a alternativa. A abertura das portas teve uma hora de atraso, o que não colocou nada em risco, afinal eram cinco bandas se apresentando. Alguns dos artistas escalados para tocar tiveram pequenos problemas para chegar em São Carlos devido as chuvas típicas da estação.

Seguindo a lógica do cooperativismo, todas as bandas aceitaram ficar em hospedagens solidárias, ou seja, na casa do pessoal da organização e de bandas locais. Quase todas chegaram a tempo do jantar - que também foi conseguindo através destes princípios - e logo seguiram de volta ao local do Festival. Casa lotada, o DJ Youngman já aquecia o ânimo do público e apresentava os primeiros shows. A reposta do público foi receptiva, calorosa e positiva em todas as fases da noite, mas no final quem levou a galera à loucura foi o DJ Finatti da coluna Zap'n Roll. O estoque do bar não aguentou o calor causado pelo Grito Rock e acabou tudo no primeiro dia do evento.


No segundo dia, dez bandas e mais dois DJ's. Novamente a equipe do Massa Coletiva caprichou e a sequência das apresentações acabou fazendo com que o bar abrisse as portas já cheio e continuasse assim até as 3 horas da manhã. Desta vez a bebida não chegou a acabar totalmente, mas o Armazém Bar teve que "dar seus pulos" pra matar a sede do público. No dia 24, terça, aconteceu também a 1a edição da Feira de Cultura e Economia Solidária, que só não foi melhor, pois o temporal que atrasou as bandas na segunda, caiu no meio da tarde, atrapalhando um pouco o fluxo na recém inaugurada rua.

Sem dúvida a terça feira foi o dia de São Carlos mostrar porque está integrado ao Circuito Fora do Eixo, demonstrando que o fruto das parcerias rendeu ótimos shows das bandas convidadas. Entre as dez apresentações, quatro foram de bandas locais, que deixaram uma ótima impressão com qualidade em diversas vertentes. Destaques para Nota Promissória e Aeromoças e Tenistas Russas. A primeira devido à formação, com as meninas fazendo um rock competente e que promete longa vida, se depender da idade delas (a caçula da banda tem 10 anos). Já o ATR veio carregado de swing e muita energia que contagiou novamente a todos presentes.

E o Grito Rock São Carlos se consagrou mais uma vez; poucos atrasos, público atento e participativo, bandas saindo da cidade com o gosto de "quero voltar o mais rápido possível" e a organização garantindo a 3° edição! Portanto leitores, fiquem atentos ao blog do Massa Coletiva e no Portal Fora do Eixo.

fotos: Rafael Rolim

Nenhum comentário: