segunda-feira, 23 de março de 2009

VII Festival de Rock Feminino, ponto de crescimento e integração

por Sarah Masarenhas/Massa Coletiva

No ultimo dia 20 de março, aconteceu a abertura do VII Festival de Rock Feminino,na cidade de Rio Claro (SP). Este ano a organização do evento ampliou o projeto e propôs edições itinerantes pelo estado de São Paulo, como a que aconteceu aqui por São Carlos simultâneamente com o Independência ou Marte, A Festa. Mas as novidades não pararam por ai e a programação, além dos shows, contou com a exposição artística "Mulheres de Atitude" e com a mesa redonda "Como montar, manter e divulgar uma banda".

Na exposição encontramos fotos da banda Plano Próximo e na mesa tivemos também um representante do Massa Coletiva para garantir a integração e o fortalecimento da rede no interior paulista. Participaram também da discussão, o vereador de Cordeirópolis Alceu Guimarães, Nina e Thalissa - representantes da produtora paulistana Roxxy Productions e o produtor musical Heitor Rangel.

A sétima edição do evento pela primeira vez contou com total apoio da Prefeitura Municipal de Rio Claro. O novo diretor de cultura do município, Luiz Curinga, que foi proprietário do bar Kenoma, além de intermediar todo o processo, "arregaçou as mangas e pôs a mão na massa", trabalhando de fato na produção executiva do Festival. Esta já é uma das características de sua gestão.

Outro fato marcante, é que a organização conseguiu uma parceria com a TV Cidade Livre para a transmissão do evento, e mesmo com problemas para o início da transmissão, ela aconteceu durante as quase 12 horas de shows.

No dia 21 de março as apresentações aconteceram na Estação Ferroviária de Rio Claro e a entrada foi um litro de leite longa vida. Além disso, havia um espaço destinado a comercialização de produtos artesanais e material das bandas. Dentre os produtos, encontramos desde bottons do Festival, almofadas de feltro, camisetas, pulseiras, brincos, camisetas e etc. A atração mais curiosa, foi a apresentação no domingo da Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários, executando clássicos do rock, no teatro do Centro Cultural “Roberto Palmari”.

Outra cidade que se integra ao projeto é Cordeirópolis que realizará o encerramento do Festival no dia 28 de março. A Prefeitura Municipal também garantiu toda a estrutura. Lá se apresentarão seis bandas, entre elas, a banda sãocarlense Nota Promissória, que já está confirmada. Para o próximo ano a expectativa é de ainda mais crescimento; a Prefeitura e o Massa Coletiva já firmaram o apoio para que isso aconteça.

Nenhum comentário: