
sábado, 10 de julho de 2010
Migramos!

quinta-feira, 8 de julho de 2010
Mercadante se reúne com Movimentos Culturais

O encontro será na próxima terça feira, 13/07, no Centro Cultural Rio Verde, no bairro paulistano da Vila Madalena. A idéia do candidato é reconhecer as iniciativas hoje em andamento em São Paulo, e criar uma proposta de governo reconhecendo as iniciativas existentes.
Louvável ação do Mercadante. Enquanto estamos vivendo um gestão no governo do estado que se recusou a realizar qualquer apoio à conferência estadual de cultura, estamos diante de um candidato disposto a criar seu plano de governo com base nas iniciativas independetes e articulações civís que visam a consolidação de um novo modelo cultural.
Lógico que o Massa Coletiva estará lá, representando o Circuito Fora do Eixo e os Pontos de Cultura! Esperamos que este seja o primeiro de muitos encontros. Principalmente em caso de vitória!
Por aqui mandaremos tudo que acontecer por lá. Não deixe de acompanhar.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
2ª Parada LGBT de São Carlos

Assim, a preparação para o evento em 2010 não poderia deixar de ser grandiosa, glamourosa e exuberante!


A mestre de cerimônia Bia Karan (foto ao lado) conduziu o público de forma encantadora. Exuberante em seu figurino, animou a Parada do começo ao fim. Seguiu sobre o trio elétrico durante toda a passeata e ainda apresentou o Show das Divas no palco armado na Av. Trabalhador Sãocarlense, em frente à Rodoviária.
Entre cada apresentação, Bia fez questão de ressaltar o potencial do evento, a organização da ONG Visibilidade e as parcerias estabelecidas. E gritava para o público: Se Jogaaa!! Não por menos. A Vista de cima do Palco era estonteante, pois a massa dançava, curtia, beijava no mesmo rítimo que as Divas balançavam seus cabelos no palco.
Ao Massa Coletiva, resta apenas agradecer à ONG Visibilidade por nos convidar para fazer parte deste projeto, que tende crescer cada vez mais. Será que a Parada Gay São Carlos será a maior parada caipira do estado? Vamos trabalhar pra isso!

Ligue os Pontos Ao Vivo nesta 4a feira às 19h na Rádio Fora do Eixo

Sobre o Ligue os Pontos
O programa Ligue os Pontos surgiu à partir da necessidade de se buscar uma maior integração entre os coletivos do Circuito Fora do Eixo em suas atividades diárias, e divulgar ações regionais e nacionais como forma de incentivar a formação de outros coletivos. Para isso, a equipe de Web Rádio Fora do Eixo decidiu lançar mão do skype, programa até então usado apenas para reuniões, e de forma experimental colocou no ar a "primeira transmissão conjunta nacional", com participação de integrantes de coletivos do norte, nordeste, centro-oeste e sudeste. A idéia deu certo, e o que começou sendo chamado apenas de "transmissão conjunta nacional", passou a ser o Ligue os Pontos, com duração de 2 horas e frequência quinzenal, com o revezamento não só entre os convidados, mas também entre os apresentadores.
SERVIÇO
Programa Ligue os Pontos
Data: Quarta-feira Dia: 07/07
Horário: 19h às 21h
Onde: http://bit.ly/radiofde1
foradoeixo.org.br/radio
segunda-feira, 5 de julho de 2010
2a Parada Gay de São Carlos






Fotos:Carol Tokuyo e Dani Teixeira
Veja mais no Álbum da ONG Visibilidade
sábado, 3 de julho de 2010
Programa#150 - 3 Anos no Ar, Mídias Livres, Massa Coletiva e Discotecagem Radiofônica Ao Vivo
VEJA MAIS...
sexta-feira, 2 de julho de 2010
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Uhuu!!! Festa Junina
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Abertura da 2ª Parada LGBT São Carlos

A abertura foi no dia 28 de Junho e contou com a participação de Anselmo Figueiredo da Comissão Executiva do Fórum Paulista LGBT na Câmara Municipal dos Vereadores. As fotos podem ser conferidas em: http://www.flickr.com/photos/

segunda-feira, 28 de junho de 2010
Independência ou Marte - Ponto de Mídia Livre, 150 edições e 3 anos no ar!

Programa Independência ou Marte hoje Ao Vivo em clima de festa, comemorando 150 edições, 3 anos de programa no ar e o recém conquistado prêmio de Mídia Livre no edital do Ministério da Cultura!
Nesta edição, além de debaterem sobre o tema do midialivrismo, eles resgatam um pouco da história do projeto que nasceu junto com a Rádio UFSCar e hoje propaga a cultura independente em rede, com diversas ações, como Ponto de Cultura Independência ou Marte - Conexões Solidárias.
Por todo o programa, teremos a Discotecagem Radiofônica, tocando músicas gravadas nas Transmissões Independentes e fazendo um set live instrumental, que contará com a presença de convidados.
domingo, 27 de junho de 2010
Prévias Demo Sul seleciona bandas para tocar na 10 edição do Festival
As Prévias vão funcionar assim: a curadoria do Festival vai selecionar, por meio de edital, 25 bandas para participarem dos shows das Prévias Demo Sul, que vão acontecer nos dias 3, 4, 10, 11 e 12 de setembro.
Nestes dias, os shows serão gratuitos, e cada banda selecionada terá 30 minutos para se apresentar. Depois dos shows, o público presente vai votar para decidir quais delas farão parte da programação oficial do Demo Sul 2010. As 5 (cinco) mais votadas irão tocar no festival, que neste ano será realizado entre os dias 15 e 23 de outubro. A banda que obtiver mais votos entre as cinco, será protagonista de um vídeo clipe a ser produzido pela Kinoarte, dentro de uma oficina de produção de vídeo clipe inclusa na programação do Festival.
A idéia é que bandas novas, que não têm experiência em festivais, tenham uma chance de tocar no Demo Sul, democratizando o line-up do festival e revelando novos nomes da cena independente.
Bandas de todo o Brasil e da América do Sul interessadas em participar das Prévias têm até o dia 10 de agosto para se inscrever. Grupos de qualquer gênero musical podem realizar a inscrição, e a única restrição é que desenvolvam um trabalho autoral.
As inscrições deverão ser feitas pela internet. Neste caso, as bandas devem mandar um release, fotos e mais três músicas em mp3 para o e-mail demosul10anos@gmail.com
Clique aqui para visualizar o edital completo e formulário de inscrição para as Prévias Demo Sul clique aqui.
O Festival
Nestes 10 anos de existência, o Demo Sul abriu espaço para as mais diversas bandas da cena independente local e nacional e grupos de reconhecimento internacional. Nomes como Mudhoney, Nação Zumbi, Móveis Coloniais de Acaju, Macaco Bong, Mundo Livre S/A, Porcas Borboletas, Trilöbit, Terra Celta e Júpiter Maçã já figuraram nos palcos do festival.
sábado, 26 de junho de 2010
Diarios del underground porteño
Jovem
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Sabatina

Serviço: Sabatina no Sesc São Carlos
Porcas Borboletas (Uberlândia-MG) + Os Rélpis (Araraquara) + Discotecagem do programa Corneta
As 16h, gratuito
Realização Sesc São Carlos, Rádio UFSCar e Massa Coletiva
terça-feira, 22 de junho de 2010
Festival Canja em Bauru
original em http://foradoeixo.org.br/rafarolim/blog/festival-canja-em-bauru
Jogo do Brasil hoje, em baixo da arvore com telão na Praça. Na sequência muita música na concha acústica concretista da praça Vitória Régia, com palco sobre um riacho! Esta será minha tarde.
Viemos ontem Eu, Dudu, Léo BR, Hard e Aldo para o Festival Canja, em Bauru/SP depois do lançamento do Janela Aberta, uma iniciativa de artistas para artistas sãocarlenses (leia o post abaixo).
O festival contou com oficinas de horta familiar, artes, apresentações de teatro, cinema com debate e muita música durante a noite. Além disso, o Entrepontos (encontro de Pontos de Cultura do interior paulista e pontos fora do eixo) faz uma festa a parte, com reuniões, bate papo, sessões de improviso rítmico e rimado.
sábado, 19 de junho de 2010
Inaugurada nova sede do Janela Aberta
Após a segunda edição do Festival Contato, quando a antiga sede foi inserida na programação com instalação da Companhia da Insônia, ficou claro o desejo e a necessidade de ampliação do espaço, que já não comportava as demandas dos associados ao projeto.
Assim, inaugurou-se ontem um novo espaço cultural na cidade, amplo e transversal, com salas de ensaio para teatro e dança, ateliê, escritório, acervo e um grande gramado para apresentações e sarais regados pelo céu estrelado sãocarlense.
O evento contou com a presença de diversos agentes culturais do município, prefeitura municipal, câmara dos vereadores além de Célio Turino que recentemente veio a cidade para o lançamento do Ponto de Cultura Independência ou Marte - Conexões Solidárias.
O evento contou com diversas intervenções artísticas, entre músicos, apresentação de circo, teatro e artes visuais. Durante a noite destacou-se a dupla de artistas plásticas Maju Martins e Melissa Conde que trafegavam entre o público, vestidas de preto e com um balde de tinta e lanterna nas mãos. Sem pressa, selecionaram algumas pessoas para ter suas sombras eternizadas na parece do espaço.

Dentre as apresentações musicais, os Meninos do Aracy de Itirapina mostraram ritmo e sintonia nos batuques e tambores, honrando o nome do projeto homônimo, original da Cidade Aracy em São Carlos.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Festival Buenos Aires Experimental
Nesta 6a e sábado, o coletivo Buenos Aires Experimental faz


Tudo isto está sendo registrado e estará presente novamente também na próxima edição do programa Independência ou Marte, além dos diários de viagem que serão publicados sobre as vivências nos eventos, rádios e com outros grupos culturais de uma das cidades mais férteis e ativas, que passa a se integrar nesta nova história.

quinta-feira, 17 de junho de 2010
Circuito Fora do Eixo participa da II CONAES
Confira as fotos:
Acompanhe também a cobertura colaborativa da II CONAES: iteia.org.br/colaboradores/conaes2010
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Massa Coletiva & Turnê Fora do Eixo - Os Rélpis e Festival Canja
Os Rélpis
Em um esforço coletivo, inicia-se amanhã a Turnê Fora do Eixo com nossos vizinhos araraquarenses Os Rélpis - o quinteto sinestésico sonoro-visual passará por 12 cidades em 11 dias, tendo sua vinda garantida a São Carlos pelo Massa Coletiva, dia 21/06 na Radio UFSCar (ao vivo no programa Independência ou Marte) e dia 26/06, com Porcas Borboletas (Uberlandia - MG), na Sabatina SESC - resultado da parceria entre a Radio UFSCar, Massa Coletiva, SESC São Carlos e o Circuito Fora do Eixo - que traz para o SESC São Carlos toda a diversidade da música independente.
Em maio esta parceria trouxe para a cidade o rock dançante do Trio Rinoceronte, de Santa Maria - SC (confira as fotos aqui).
.
Além de São Carlos a turnê passará por mais oito cidades do estado de São Paulo, sendo que em Bauru (20/06) a banda se apresentará no Festival Canja, organizado pelo Coletivo Enxame, onde o Massa Coletiva esta dando total suporte, da pré-produção e curadoria até a produção nos dias do evento.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Fora do Eixo lança campanha Em Busca do Elo Perdido
Depois do Observatório, agora é o período da produção literária
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Sanca Hip Hop começa a rodar a cidade

O Festival Sanca Hip Hop é um dos maiores eventos ligados a cultura de rua do Estado de São Paulo. Em 2009 o evento chegou a sua terceira edição levando um público de mais de cinco mil pessoas a Pista de Skate do Santa Felícia em São Carlos e já trouce para cidade nomes históricos do Rap Brasileiro como GOG, DBS e a Quadrilha e RZO . O evento é realizado pela Coordenadoria de Artes e Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos em parceria com um coletivo que reúnes diversos Grupos de Rap, Artistas de Grafitti, Dançarinos e produtores culturais que compõe o movimento Hip-Hop organizado da cidade de São Carlos. Com o amadurecimento do grupo, os agentes envolvidos buscam se empoderar das tecnologias de produção cultural para levar o evento para mais bairros da cidade apostando na relação de parceria com a prefeitura para democratizar o acesso a cultura Hip Hop para mais moradores da cidade.
A primeira região que irá receber o evento é a Zona Sul com as atividades que acontecem nesse domingo a partir das 14:00 na quadra da ECO (Estação Comunitária) do Jardim Gonzaga, integrando também o calendário de atividades do Ponto de Cultura Independência ou Marte – Conexões Solidárias. Celebrando todos os elementos da cultura Hip-Hop serão realizados shows com os grupos Pura Realidade, Raciocínio. J Ghetho e Sem Medo do Medo. As apresentações de dança de rua ficam por conta da família arte urbana, do Projeto Dançar e da Academia Performance de Rua.
O Evento irá aproveitar para revitalizar a quadra da Eco com intervenções do grafiteiros Bico, Japão, Roni, Zica, Éder, Spock, Gu e Preto. Esse ano o Sanca Hip Hop irá rodar a cidade e os interessado em fazer parte desso movimento podem participar das reuniões que acontecem todas as quartas-feiras as 19:00 no Centro de Cultura Afro Odete dos Santos na Rua Dona Alexandrina.
Seviço:
Sanca Hip Hop na Estação Comunitária do Jd Gonzaga, Av. Maranhão, 35
À partir das 14h
Gratuito
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Rumo a Buenos Aires (Experimental)
No ano passado, O Macaco Bong e outras bandas brasileiras fizeram forte conexão com a cena alternativa de Buenos Aires, descobrindo diversas bandas e agentes culturais que possuiam uma identificação muito grande com o que estava acontecendo aqui no Brasil. A partir disto, o Falsos Conejos, por exemplo, veio ao Festival Calango e depois esticou a tour para o sudeste, fazendo inclusive um show no Palquinho da UFSCar e uma Transmissão no Independência ou Marte. Já o Proyecto Gomez, banda de um homem só, além de tocar em Cuiabá, ainda voltou para o Festival Macondo Circus em Santa Maria (RS).
Agora, na próxima semana, estarei representando o Massa Coletiva e o Circuito Fora do Eixo na capital portenha aproximando ainda mais nossos hermanos locos de todo nosso trampo e vice-versa. Me apresento dia 12/06 com a Discotecagem Radiofônica na Fiesta Sintomática, referência da cena experimental de lá, além, outras datas em casas noturnas, uma agenda em rádios e no Festival Buenos Aires Experimental, que possui o mesmo nome do Coletivo.
Assim como for rolando, dou um feedback de toda imersão e da experiências coletivas. Vamos atualizando!!!
terça-feira, 8 de junho de 2010
Primeiro evento do ponto de cultura independência ou marte conexões solidárias

