sábado, 19 de junho de 2010

Inaugurada nova sede do Janela Aberta

por Rafael Rolim


O Instituto Janela Aberta atua em São Carlos há quase 3 anos incubando artistas e produtores culturais da Cidade. Idealizado como espaço de trombamento, onde associados podem ensaiar, produzir e estocar equipamentos, potencializando encontros e trocas criativas, o projeto oferece aos produtores independentes da cidade mais que um espaço, uma interface do seu trabalho com o público, o poder público e a iniciativa privada.

Após a segunda edição do Festival Contato, quando a antiga sede foi inserida na programação com instalação da Companhia da Insônia, ficou claro o desejo e a necessidade de ampliação do espaço, que já não comportava as demandas dos associados ao projeto.

Assim, inaugurou-se ontem um novo espaço cultural na cidade, amplo e transversal, com salas de ensaio para teatro e dança, ateliê, escritório, acervo e um grande gramado para apresentações e sarais regados pelo céu estrelado sãocarlense.

O evento contou com a presença de diversos agentes culturais do município, prefeitura municipal, câmara dos vereadores além de Célio Turino que recentemente veio a cidade para o lançamento do Ponto de Cultura Independência ou Marte - Conexões Solidárias.

O evento contou com diversas intervenções artísticas, entre músicos, apresentação de circo, teatro e artes visuais. Durante a noite destacou-se a dupla de artistas plásticas Maju Martins e Melissa Conde que trafegavam entre o público, vestidas de preto e com um balde de tinta e lanterna nas mãos. Sem pressa, selecionaram algumas pessoas para ter suas sombras eternizadas na parece do espaço.


Dentre as apresentações musicais, os Meninos do Aracy de Itirapina mostraram ritmo e sintonia nos batuques e tambores, honrando o nome do projeto homônimo, original da Cidade Aracy em São Carlos.

A Estação do Circo também iluminou a noite com pirofagias em malabares, arrancando aplausos entusiasmados dos presentes.

Parabéns ao Janela Aberta e aos artistas que juntos estão construindo este espaço criativo na cidade. O que vimos ontem foi lindo. E foi apenas um concentrado do que rola toda semana nesta São Carlos, cheia de projetos, pessoas e idéias.

Um comentário:

Geni disse...

Essas Janelas são nossas!!!