domingo, 7 de fevereiro de 2010

Zé Pintor, o filme - post 1





por Carlos Magalhães

Esse sábado filmamos no cemitério. A cena do roteiro em que Zé Pintor vê uma menininha ajoelhada a rezar e se emocionou. Nasce naquele momento a idéia para seu próximo filme: Sublime Fascinação.

Foi um dia de sol, e a gravação não correu como esperado. A atriz Letícia Mascarenhas, mais conhecida como Lelê, que fez o papel da menininha, não conseguiu atuar, ficou encabulada.

Filmamos apenas imagens com o Renato. Que interpreta o papel de e uma cena com o Felipe Barquete, que interpreta o personagem Carlito.

Essa semana, a equipe de São Carlos ficou de editar o trecho filmado e colocar na internet para que todos possam assistir.

Em breve mais, as entrevistas gravadas estarão disponíveis na internet, para que todos possam entender o processo de construção do filme.

As fotos da gravação estão no álbum do Picasa

O fato da menininha não conseguir interpretar, desanimou um pouco o na hora. Mas após conversa após o set, percebemos que aquele momento foi essencial para mexer com a equipe e principalmente acompanhar a maneira como faz cinema. As tomadas em sua maioria foram em takes únicos, bem rápidas e objetivas. sabia onde a câmera deveria ficar para conseguir fazer as imagens. Se orientava pelo roteiro e escolhia onde deixar o cameraman.

Na verdade não importava o resultado das imagens naquele momento. Estava em questão ali a retomada do trabalho que motiva a vida de Zé, o fazer cinema.
E só de viver aqueles instantes já foram uma maneira de evoluir.

Uma lição desse dia é que o trabalho com crianças tem de ser feito com calma, carinho. Em um processo de construção do personagem, até chegar às gravações. Talvez isso não seja apenas para as crianças. Isso se aplica para todos da equipe.

Vou agora começar a fazer relatos das gravações e de outras idéias mais que surgiram sobre o filme. Até a próxima.

*fotos por Rafael Rolim

Um comentário:

Unknown disse...

Carlos,
sou jornalista e estou fazendo um trabalho sobre o Zé Pintor. Gostaria de entrar em contato com o pessoal que está rodando o filme sobre a vida dele.
Grato!
robertoprioste@uol.com.br