domingo, 15 de fevereiro de 2009

As Novas Bandas da Cidade e o Crescimento de um Contexto

por Jovem Palerosi

A consolidação de uma cena musical na cidade de São Carlos abre espaços para que novos projetos comecem a frutificar e ganhem espaço, como por exemplo, na programação da edição local do Festival Grito Rock deste ano. Junto a isso, novas formas de se trabalhar com cultura e comunicação, estreitam o laço entre os artistas, a mídia e o público.

A construção deste contexto se dá por diversas fontes de incentivo e estímulo, em um diálogo que busca naturalmente a cooperação entre as diversas etapas do processo. Um destaque interessante é que como parte do Festival Integrado, o Independência ou Marte está junto em diversos momentos. O projeto multimídia começou como programa de rádio, mas cada vez mais se expande para outros veículos, seja através de seus espaços virtuais, de suas festas e atividades como DJs, ou ainda com a produção de vídeos. No Festival, seus integrantes estão aliados à produção, divulgação, discotecagem, apresentação e cobertura do evento todo, exercendo o papel de uma mídia livre que pode atuar em vários meios, sempre na busca por fomentar as bandas, produtores e coletivos. O Grito Rock age em consonância com esse trabalho de base que se constrói de forma sistematizada há quase dois anos, e na busca por interligar os diversos agentes culturais da região e do país, coloca os artistas sãocarlenses no mesmo horizonte que aqueles que possuem relativo destaque no circuito.
Um bom exemplo que marca a seleção de bandas é a Nota Promissória, que abre a programação do segundo dia do Festival. O nome, ao invés de suscitar as más lembranças de um senhor endividado, na verdade faz referência às garotas promissoras, que encantam, por em outras coisas, possuírem sua integrante mais velha com 13 anos, e a mais nova, com 9. Mesmo com os instrumentos parecendo desproporcionais ao tamanho delas, o resultado sonoro é muito particular, e elas se destacam por inclusive terem lançado no ano passado um cd somente com músicas autorais. Temas ligados à adolescência e percepções de mundo sob um ponto de vista nada ingênuo marcam as letras, enquanto o instrumental é marcado por um pop rock bem produzido. Elas tocam na 3ª feira, às 16h, e fica a promessa de até mesmo o fã clube aparecer por lá. Para que não conhece, mas tem vontade de se juntar ao coro das meninas, o endereço indicado para conhecer o trabalho delas é o www.bandanotapromissoria.com.br, onde possui link também para os outros espaços virtuais.

Também com material autoral lançado no ano passado, o Ubelina 69 já é de uma vertente um pouco mais clássica do rock, tendo grandes nomes do gênero como as principais influências. Nas músicas, a principal característica é um espírito inconseqüente e libertário, marcado por bebedeiras, relacionamentos conturbados e muita insanidade no dia a dia . Por aí passam relatos de experiências de abdução, conquistas na noite de São Carlos, além de outros contos e relatos pornográficos que beiram o fantástico. As 12 músicas que eles possuem gravadas estão espalhadas por diversos sites na internet, e pode se baixar inclusive no site palcomp3.cifraclub.terra.com.br/ubelina_69. Eles são a quinta banda a entrar no palco na 3ª feira.

Já a banda Dysnomia vai agradar o público que prefere um som mais pesado, com influências de trash e death metal. Letras berradas em inglês, muita distorção e a certeza de um show intenso e agressivo, composto pelas músicas que fazem parte de uma demo recém-lançada. Com o projeto desde 2006, este é o momento em que eles acreditam estarem consolidando o trabalho, e por conseqüência ganhando espaço no cenário brasileiro destes gêneros. Mais informações e sons em myspace.com/dysnomiametal e é claro, no palco do Grito Rock, na 3a feira.

Pra quem acompanha a noite de cidade, um dos nomes que mais se repetiu em festas universitárias no ano passado foi o da banda Aeromoças e Tenistas Russas. Surgida na afinidade entre amigos do curso de Imagem e Som da UFSCar, eles têm base em algumas vertentes do rock and roll, mas ao longo do tempo se contaminaram pela poesia e o espírito do samba, que passou a fazer parte de algumas composições. Há somente um ano fazendo shows na cidade, a banda teve uma crescente perceptível em suas apresentações, cada vez mais enérgicas e com boa resposta do público, que deve conhecer boa parte dos sons próprios que eles tocarão também na noite de 3ª feira. Pra quem ficou ainda mais curioso, no final do ano passado, os rapazes registraram algumas músicas no Octopus Studio em Araraquara e que agora estão disponíveis no myspace.com/aeromocasetenistasrussas. Ou se preferir, sintonize a Rádio UFSCar (95,3 FM ou www.radio.uscar.br) na 2a feira, dia 16 de fevereiro a partir das 22h, que eles farão a Transmissão Independente Ao Vivo no programa Independência ou Marte, um espaço aberto para que a nova música brasileira, autônoma e criativa possa ser propagada em sua essência para os bons ouvidos, mentes e corações.

Mais informações em: www.independenciaoumarte.blogspot.com www.massacoletiva.blogspot.com

Grito Rock São Carlos
Shows: 23 e 24/02 no Armazém Bar R$ 5,00 dia 23/02 e R$ 3,00 dia 24/02 Feira de Cultura e Economia Solidária: 24/02 na Praça Coronel Salles Realização: Massa Coletiva, Circuito Fora do Eixo Armazém Bar

Nenhum comentário: