quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Cultura e Economia Solidária se Juntam em Feira Durante o Carnaval em São Carlos

Trabalho Cooperativo e Criação de Redes Culturais são os focos de divulgação em evento que acontece no dia 24 de fevereiro à partir das 16h na Praça Coronel Salles


por Ricardo Rodrigues


São Carlos possui uma extensa programação alternativa para o Carnaval, e pela segunda vez consecutiva a cidade terá sua edição do Festival Integrado Grito Rock durante as festividades. Este ano, o Massa Coletiva - Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura, realizador do evento, propõe, paralelamente à programação musical, um espaço de troca e divulgação para os agentes culturais e empreendimentos de Economia Solidária que atuam em São Carlos, a Feira de Cultura e Economia Solidária.

O Grito Rock será realizado em 49 cidades em 2009, levando para o público uma programação que faz um grande panorama da música independente brasileira. A iniciativa surgiu em Cuiabá (MT) em 2002 como uma realização do Instituto Cultural Espaço Cubo, que é pioneira na gestão de projetos culturais aplicados sob as lógicas da Economia Solidária.

A edição Sãocarlense traz um grande diferencial quando concretiza em um espaço público o encontro direto entre coletivos culturais, empreendimentos de Economia Solidária e a população local. A proposta é fazer uma mostra da produção cultural do município, fomentar uma estrutura cooperativa para o fortalecimento do cenário cultural e promover o intercâmbio com os mais de dez grupos musicais que estarão na cidade para o Festival.

Para compor a Feira, diversas entidades e organizações da cidade apresentarão seus projetos e realizarão a venda e troca de produtos, buscando novos parceiros na comunidade. O evento será realizado com apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, através do Departamento de Apoio à Economia Solidária e da Coordenadoria de Artes e Cultura, no dia 24 de Fevereiro a partir das 16h, na recém-reformada Praça Coronel Salles, em frente à Escola Estadual Coronel Paulino Carlos, no Centro.

Neste espaço haverá também um Sistema de Som, onde todos os participantes estão convidados a levarem CD’s ou discos de vinil para construírem uma programação musical coletiva durante todo o evento.

Os shows do Grito Rock São Carlos acontecerão dentro do Armazém Bar a preços populares na segunda-feira, a partir das 19h, e na terça-feira desde as 16h.

Serviço:

Feira de Cultura e Economia Solidária

Data: 24 de Fevereiro

Horário: das 16h às 20h

Local: Praça Coronel Salles, Centro

Informações: http://massacoletiva.blogspot.com

Contato: massacoletiva@gmail.com

Nenhum comentário: