segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Começa Hoje o Grito Rock São Carlos

Nesta segunda-feira começa jornada rock’n roll no Carnaval da Cidade do Clima
por Rafael Rolim/Massa Coletiva

Após meses de trabalho, uma rigorosa seleção de 16 dentre 150 bandas inscritas e graças a inúmeros apoios encontrados na iniciativa privada e na Prefeitura Municipal, a segunda edição do maior Festival Integrado da América Latina começa hoje na cidade, trazendo muito mais do que música, uma movimentação cultural em escala multimidiática.
Nesta segunda feira a cidade de São Carlos vê desembarcar em seus domínios cinco bandas de todo o estado de São Paulo, além do Jornalista e DJ Humberto Finatti, diretamente da capital paulista. Mas as atrações não param no âmbito da música; ainda na segunda-feira, dentro do Armazém Bar, co-realizador do evento que abrigará todos os shows, o público contará com a presença da produtora 4Pix apresentando seu novo projeto, o Projection Mapping, que consiste em projetar imagens em superfícies irregulares sem distorção das mesmas. Segundo Ricardo Luís, um dos desenvolvedores da atividade, esta técnica permite a ampliação das possibilidades poéticas do uso de projeções nas atividades de VJs.
Reforçando o caráter multimídia do evento, também na segunda-feira, das 22h00 às 24h00 os shows estarão sendo transmitidos ao vivo pela Rádio UFSCar, no programa Independência ou Marte (www.independenciaoumarte.blogspot.com), com apresentação do DJ Youngman, codinome de Jovem Palerosi, um dos produtores do programa e mestre de cerimônia nesta edição do Grito Rock.
No segundo dia do evento, também haverá a apresentação da técnica de projeção, porém ela será na Feira de Cultura e Economia Solidária, a realizar-se na Praça Coronel Salles, em frente à Escola Estadual Coronel Paulino Carlos. Ainda na Feira, a partir das 19h30 os cinéfilos poderão conferir a exibição de curtas-metragem proposta pelo CineUFSCar em sua primeira atividade no ano de 2009. Além das projeções, a Feira contará com exposição de diversas iniciativas culturais organizadas na cidade. O foco dela é abrir espaço para que estes coletivos possam trocar informações e experiências sobre suas atividades, fortalecendo a cena local de forma organizada.
Neste mesmo dia, dentro do Armazém, o público poderá assistir o show de mais 11 bandas dos mais diversos estilos de rock’n roll. Da dançante 220 Skabar (foto) de Londrina ao metal extremo dos cuiabanos do Venial, os amantes da boa música poderão, a partir das 16h00, curtir e conhecer de perto as bandas do cenário independente nacional, com a opção de um descanso para os ouvidos, para visitar a Feira entre uma apresentação e outra. Neste dia, toda a programação será transmitida também pela webradio do Portal Fora do Eixo.
Organizado pelo Massa Coletiva – Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura, o Grito Rock contará também com mais uma atividade audiovisual. Ao longo de todo o evento, a equipe de vídeo do coletivo estará realizando um documentário, a fim de registrar de forma criativa esta mobilização cultural do cenário independente sãocarlense. Se você estiver no show, sorria, pois poderá estar sendo filmado. E se não estiver na cidade ao longo do Carnaval, sorria também, pois em breve estará disponível não só o documentário do Grito Rock, mas também uma palhinha de cada um dos shows que alegraram a folia em São Carlos ao som de muito rock’n roll.

Grito Rock São Carlos Shows: 23 e 24/02 no Armazém Bar
Feira de Cultura e Economia Solidária: 24/02 na Praça Coronel Salles
Programação Completa em www.massacoletiva.blogspot.com ou no www.gritorock.com.br
Realização: Massa Coletiva, Circuito Fora do Eixo e Armazém Bar

*fotos: Visitantes e 220 Skabar

Nenhum comentário: