Em sua segunda edição, o festival integrado Grito Rock São Carlos (GRSC) recebeu material da inscrição de mais de 150 bandas, resultando em uma seleção de 16 grupos autorais que se apresentarão no palco do Armazém Bar. Não só focada na construção do cenário musical, a edição local investe também no intercâmbio entre os agentes cultuais, os coletivos e as cooperativas de São Carlos através da Feira de Cultura e Economia Solidária, um espaço aberto à exposição das iniciativas em andamento na cidade.
Este ano organizado pelo Massa Coletiva – Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura, o Festival é o resultado de uma série de iniciativas de fomento à inserção de São Carlos em uma lógica diferenciada de produção cultural. Seguindo moldes da autogestão e da troca de forças de trabalho para fortalecimento mútuo, o GRSC promoveu a circulação de duas bandas autorais da cidade, Plano Próximo e Malditas Ovelhas!, que visitarão Cuiabá, Londrina, São Paulo, Rio Claro e Sorocaba, cidades também realizadoras do Grito Rock – ao todo, neste ano, 49 municípios
Apesar da produção de cada Grito ser autônoma, estas articulações permitem tanto a aproximação dos produtores de música independente entre si, quanto do público jovem, - potencial consumidor de cultura - com a produção autoral que não tem espaço na grande maioria dos veículos de comunicação. Justamente com a formação de um público e a construção desta proximidade é que o Festival pode fomentar a articulação de uma cena ao longo de todo ano.
Ainda como fruto deste fortalecimento da cadeia produtiva da música, o fato de haver um grande número de músicos inscritos nesta edição, permitiu o contato com muitas bandas interessantes que infelizmente não couberam na programação do GRSC em seus dois dias de evento.
Ciente de que o crescimento desta lógica precisa acontecer principalmente dentro da cena local, o segundo dia do GRSC contará com uma Feira de Cultura e Economia Solidária, abrindo espaço para produtoras e coletivos, além de algumas cooperativas, potenciais agregadores da experiência de autogestão. Para tanto, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria de Cultura e do Departamento de Apoio à Economia Solidária.
O Festival também contou com o patrocínio de diversos estabelecimentos da cidade, fundamental para garantir a hospedagem e alimentação das 11 bandas que visitarão o carnaval sãocarlense, abrindo mais uma opção para a fruição da boa música nos dias de folia.
Shows: 23 e 24/02 no Armazém Bar
R$ 5,00 dia 23/02 e R$ 3,00 dia 24/02
Feira: 24/02 na Praça Coronel Salles
Realização: Massa Coletiva e Armazém Bar
Nenhum comentário:
Postar um comentário