terça-feira, 28 de abril de 2009

Independência ou Marte prepara DVD Radiografia Vol.1

por Jovem Palerosi/Massa Coletiva


Como comemoração dos dois anos de atividades do programa de rádio, o Independência ou Marte compilou seu material audiovisual produzido, e irá lançar o DVD intiulado Radiografia Vol.1, com as atividades do projeto em 2007 e 2008.

O material tem como um dos principais objetivos a difusão das atividades realizadas, propagando o projeto através de seus preceitos, contextualizando sua origem e seu desenvolvimento ao longo do tempo. Como idéias que ultrapassam as realizações, temos os princípios que nortearam a criação e desenvolvimento do projeto, que nasceu durante a implantação da Rádio UFSCar, efetivando com suas produções a democratização dos meios de comunicação, o incentivo à produção experimental e a diversidade da cultura brasileira.

foto: Daniela Teixeira

Os vídeos são realizados pelo projeto durante a produção de eventos especiais e registra a passagem de bandas que se apresentam na cidade e na rádio. Dentro desse contexto, nos últimos dois anos foram produzidos materiais diversos com foco nas performances de estúdio ou ainda no relato das atividades, sempre através de videoclipes documentais.

Assim como registra a história do programa, está intrínseca a relação com o nascimento e desenvolvimento da Rádio UFSCar, como por exemplo no vídeo da 1a Transmissão da emissora, na primeira gravação com Jimmy Luv & Família 7 Velas, e a primeira banda a tocar nos estúdios, o Projeto Nave. Além destes, fazem parte do conteúdo, diversos outros artistas de relevância da chamada “nova música brasileira”. Destaca-se por exemplo, a passagem da banda Mamelo Sound System:


Foto: Hendi Du Carmo


Este foi um momento de grande confluência entre a música e o momento de gravação, registrado em vídeo de alta definição, assim como a parceria no evento com o programa Ganja Groove, ou ainda a visita da banda pernambucana Júlia Says, que construiu um público na cidade após ter sua música veiculada na programação da rádio. Além disso, temos o vídeo da edição internacional da Festa, com a banda inglesa Black Mekon.

Esteticamente, cada video possui a especificidade de cada artista, música e situação. Os formatos propostos não procuram acompanhar nenhuma vertente plástica ou técnica, mas sim, criar uma linguagem autônoma. Assim, busca-se sempre experimentar as maneiras de encontrar o caminho próprio de cada contexto, registrando artisticamente estes momentos. A realização dos vídeos, na maioria das vezes, fica a cargo dos próprios coordenadores do projeto, o que contribui também para um resultado intimista e muito próximo dos músicos. Em algumas situações também, busca-se também a criação de micro-narrativas através das imagens e da música, construindo idéias de ficção a partir da realidade.


A marca do DVD, assim como a do projeto como um todo, é o compromisso com a cultura independente e a busca por seus significados. Ele possuirá cerca de 1h30 de material em vídeo e ainda conta com fotos e áudios que complementam a história, traçando uma linha do tempo visual e sonora, além de conter programas especiais na íntegra, somando um total com cerca de 10 horas de conteúdo.

Em fase de finalização, o projeto tende a optar pelo novo formato de SMDV, bem mais barato que as cópias comuns e tem previsto um lançamento em junho, mês de aniversário e época da edição de número 100 do programa Independência ou Marte.

Assim, neste momento, busca-se diversas formas de parcerias com as bandas e com outros meios para que se possam financiar as cópias a quem tiver interesse pelo preço de custo. Como plano de difusão, está prevista a distribuição para coletivos de cultura, cineclubes, a inscrição em festivais audiovisuais e musicais e a transmissão em televisões educativas.

Para uma prévia dos outros vídeos, acesse o Canal de Videos do projeto!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Aê Galera aqui quem fala é o Alberto Nanet do Coletivo Mundo - João Pessoa - PB.

Parabéns pelo blog, ta Massa demais!