
A abertura foi no dia 28 de Junho e contou com a participação de Anselmo Figueiredo da Comissão Executiva do Fórum Paulista LGBT na Câmara Municipal dos Vereadores. As fotos podem ser conferidas em: http://www.flickr.com/photos/

Programa Independência ou Marte hoje Ao Vivo em clima de festa, comemorando 150 edições, 3 anos de programa no ar e o recém conquistado prêmio de Mídia Livre no edital do Ministério da Cultura!
Nesta edição, além de debaterem sobre o tema do midialivrismo, eles resgatam um pouco da história do projeto que nasceu junto com a Rádio UFSCar e hoje propaga a cultura independente em rede, com diversas ações, como Ponto de Cultura Independência ou Marte - Conexões Solidárias.
Por todo o programa, teremos a Discotecagem Radiofônica, tocando músicas gravadas nas Transmissões Independentes e fazendo um set live instrumental, que contará com a presença de convidados.
Jogo do Brasil hoje, em baixo da arvore com telão na Praça. Na sequência muita música na concha acústica concretista da praça Vitória Régia, com palco sobre um riacho! Esta será minha tarde.
Viemos ontem Eu, Dudu, Léo BR, Hard e Aldo para o Festival Canja, em Bauru/SP depois do lançamento do Janela Aberta, uma iniciativa de artistas para artistas sãocarlenses (leia o post abaixo).
O festival contou com oficinas de horta familiar, artes, apresentações de teatro, cinema com debate e muita música durante a noite. Além disso, o Entrepontos (encontro de Pontos de Cultura do interior paulista e pontos fora do eixo) faz uma festa a parte, com reuniões, bate papo, sessões de improviso rítmico e rimado.
Os Rélpis
Em um esforço coletivo, inicia-se amanhã a Turnê Fora do Eixo com nossos vizinhos araraquarenses Os Rélpis - o quinteto sinestésico sonoro-visual passará por 12 cidades em 11 dias, tendo sua vinda garantida a São Carlos pelo Massa Coletiva, dia 21/06 na Radio UFSCar (ao vivo no programa Independência ou Marte) e dia 26/06, com Porcas Borboletas (Uberlandia - MG), na Sabatina SESC - resultado da parceria entre a Radio UFSCar, Massa Coletiva, SESC São Carlos e o Circuito Fora do Eixo - que traz para o SESC São Carlos toda a diversidade da música independente.
Em maio esta parceria trouxe para a cidade o rock dançante do Trio Rinoceronte, de Santa Maria - SC (confira as fotos aqui).
.
Além de São Carlos a turnê passará por mais oito cidades do estado de São Paulo, sendo que em Bauru (20/06) a banda se apresentará no Festival Canja, organizado pelo Coletivo Enxame, onde o Massa Coletiva esta dando total suporte, da pré-produção e curadoria até a produção nos dias do evento.
Depois do Observatório, agora é o período da produção literária
A próxima edição do Observatório Fora do Eixo vem com um objetivo especial - debater dois dos maiores movimentos da cultura brasileira e suas influências na cultura independente hoje: A Tropicália e o Modernismo. A ação acontece de 07 a 09 de junho e é capitaneada pelo Circuito Fora do Eixo que, através da internet, cria um ambiente de alcance nacional para debates acerca de temas diversos. Esta obra foi selecionada pela "Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/ Internet”.
Eles são os dois movimentos culturais que propuseram maiores rupturas culturais no Brasil e agora o CFE procura debater influências herdadas pela produção cultural independente. O primeiro (que pode ser chamado ainda de Tropicalismo) foi responsável pela mistura de vertentes tradicionais da cultura com variadas inovações estéticas, influenciados por correntes artísticas de vanguarda e cultura pop. O Mordenismo é como é caracterizado os trabalhos artísticos do início do século XX, permeando manifestações amplas da arte (arquitetura, design, música, teatro), deixando as tradicionais como artes plásticas e literatura , em busca de uma 'nova cultura'.
Usando a internet como base de seus trabalhos e na conexão com outros coletivos, esse observatório tem como objetivo orientar a estruturação dos coletivos, implementando uma moeda, coletando trabalhos desenvolvidos pelo Circuito, estimulando a troca de tecnologias sociais e promovendo mais uma frente gestora na rede.
Agenda - A 4° edição do Observatório acontece nos dias 07, 08 e 09 de junho na sala do Observatório Fora do Eixo a partir das 20h e sua metodologia é um pouco diferente das edições anteriores, mantendo o grupo de trabalho sobre cada subtema.
Mediado pelo jornalista Alex Antunes junto a outros membros do CFE, os grupos de discussão receberão convidados com duração de quase uma hora de exposição. Os mediadores receberão as perguntas dos internautas via freenode e twitter do CFE e repassarão aos convidados, estimulando assim a interação entre debatedores e público. Todo esse debate será transmitido ao vivo pela Web Rádio Fora do Eixo.
A programação oficial será lançada nesta semana, fiquem atento ao twitter do @foradoeixo e ao blog oficial: wwww.foradoeixo.org.br/observatorio-fora-do-eixo e www.observatorioforadoeixo.wordpress.com
Campanha 'Em busca do Elo Perdido' - Outra ação que será realizada na edição intitulada 'Observatório Fora do Eixo Musical' é a campanha "Em busca do elo perdido" que levantará artigos e textos referentes ao tema. A promoção será lançada nesta semana, e os selecionados receberão prêmios que os permitirão participar do III Congresso Fora do Eixo, que será realizado em outubro deste ano. Além disso, os artigos inscritos darão origem a um ensaio crítico sobre o tema, que será divulgado em versão E-Book ao final do projeto.
Circuito Fora do Eixo - O Observatório é mais uma inciativa da rede colaborativa Circuito Fora do Eixo, que é pautada pelos princípios da Economia Solidária e tecnologias livres, formada por produtores culturais e artistas espalhados por todo o País. Fundada em 2005, a rede conta hoje com 46 pontos Fora do Eixo em todo o Brasil, distribuídos por 23 estados do país. Esses pontos de produção administram 46 veículos de comunicação independente e realizam colaborativamente mais de 1 mil eventos por ano.
PROGRAMAÇÃO
07/06 – segunda-feira
‘Cunhas utópicas na realidade’
Debatedores: Claudio Prado e José Celso Martinez
Mediador: Alex Antunes
08/06 – terça-feira – 20h
‘Perspectiva Musical’
Debatedores: Jorge Mautner, Jards Macalé e José Flávio Jr.
Mediador: Alex Antunes
09/06 – quarta-feira – 20h
‘Da Tropicália a Cultura Digital’
Debatedores: José Miguel Wisnik e Rodrigo Savazoni
Mediador: Alex Antunes
SERVIÇO
O que: Observatório Fora do Eixo
Quando: 07 a 09 de Junho
Onde: Online - www.observatorioforadoeixo.wordpress.com
Mais informações: negociosaocubo@gmail.com, cubocard@gmail.com