sexta-feira, 4 de junho de 2010

Observatório Fora do Eixo Musical promoverá debate sobre movimentos de vanguarda de ontem e hoje

Na oportunidade, as heranças deixadas por movimentos como o Modernismo e a Tropicália nos movimentos culturais atuais estarão em destaque. Para debater o tema, um time de peso foi escalado para compor a mesa de debates, que terão duração de três dias.

A próxima edição do Observatório Fora do Eixo vem com um objetivo especial - debater dois dos maiores movimentos da cultura brasileira e suas influências na cultura independente hoje: A Tropicália e o Modernismo. A ação acontece de 07 a 09 de junho e é capitaneada pelo Circuito Fora do Eixo que, através da internet, cria um ambiente de alcance nacional para debates acerca de temas diversos. Esta obra foi selecionada pela "Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/ Internet”.

Eles são os dois movimentos culturais que propuseram maiores rupturas culturais no Brasil e agora o CFE procura debater influências herdadas pela produção cultural independente. O primeiro (que pode ser chamado ainda de Tropicalismo) foi responsável pela mistura de vertentes tradicionais da cultura com variadas inovações estéticas, influenciados por correntes artísticas de vanguarda e cultura pop. O Mordenismo é como é caracterizado os trabalhos artísticos do início do século XX, permeando manifestações amplas da arte (arquitetura, design, música, teatro), deixando as tradicionais como artes plásticas e literatura , em busca de uma 'nova cultura'.

Usando a internet como base de seus trabalhos e na conexão com outros coletivos, esse observatório tem como objetivo orientar a estruturação dos coletivos, implementando uma moeda, coletando trabalhos desenvolvidos pelo Circuito, estimulando a troca de tecnologias sociais e promovendo mais uma frente gestora na rede.

Agenda - A 4° edição do Observatório acontece nos dias 07, 08 e 09 de junho na sala do Observatório Fora do Eixo a partir das 20h e sua metodologia é um pouco diferente das edições anteriores, mantendo o grupo de trabalho sobre cada subtema.

Mediado pelo jornalista Alex Antunes junto a outros membros do CFE, os grupos de discussão receberão convidados com duração de quase uma hora de exposição. Os mediadores receberão as perguntas dos internautas via freenode e twitter do CFE e repassarão aos convidados, estimulando assim a interação entre debatedores e público. Todo esse debate será transmitido ao vivo pela Web Rádio Fora do Eixo.

A programação oficial será lançada nesta semana, fiquem atento ao twitter do @foradoeixo e ao blog oficial: wwww.foradoeixo.org.br/observatorio-fora-do-eixo e www.observatorioforadoeixo.wordpress.com

Campanha 'Em busca do Elo Perdido' - Outra ação que será realizada na edição intitulada 'Observatório Fora do Eixo Musical' é a campanha "Em busca do elo perdido" que levantará artigos e textos referentes ao tema. A promoção será lançada nesta semana, e os selecionados receberão prêmios que os permitirão participar do III Congresso Fora do Eixo, que será realizado em outubro deste ano. Além disso, os artigos inscritos darão origem a um ensaio crítico sobre o tema, que será divulgado em versão E-Book ao final do projeto.

Circuito Fora do Eixo - O Observatório é mais uma inciativa da rede colaborativa Circuito Fora do Eixo, que é pautada pelos princípios da Economia Solidária e tecnologias livres, formada por produtores culturais e artistas espalhados por todo o País. Fundada em 2005, a rede conta hoje com 46 pontos Fora do Eixo em todo o Brasil, distribuídos por 23 estados do país. Esses pontos de produção administram 46 veículos de comunicação independente e realizam colaborativamente mais de 1 mil eventos por ano.

PROGRAMAÇÃO

07/06 – segunda-feira
Cunhas utópicas na realidade’
Debatedores: Claudio Prado e José Celso Martinez
Mediador: Alex Antunes

08/06 – terça-feira – 20h
Perspectiva Musical’
Debatedores: Jorge Mautner, Jards Macalé e José Flávio Jr.
Mediador: Alex Antunes

09/06 – quarta-feira – 20h
Da Tropicália a Cultura Digital’
Debatedores: José Miguel Wisnik e Rodrigo Savazoni
Mediador: Alex Antunes

SERVIÇO
O que: Observatório Fora do Eixo
Quando: 07 a 09 de Junho
Onde: Online - www.observatorioforadoeixo.wordpress.com

Mais informações: negociosaocubo@gmail.com, cubocard@gmail.com

Nenhum comentário: