sábado, 12 de dezembro de 2009

Feira Música Brasil 2009 acontece no Recife.

Por Felipe Silva

Stande do Circuito Fora do Eixo
foto por Sarah Mascarenhas

Quando se atua na perspectiva de trabalho em rede, de forma integrada à um movimento como o Circuito Fora do Eixo, a circulação deve ser encarada como um elemento vital do processo de produção. Dessa forma seja através dos projetos Independência ou Marte, responsável pela transmissão ao vivo de vários festivais de música do Brasil, com o show da banda Plano Próximo, que em 2009 passou por vários estados brasileiros ou pela atuação direta do coletivo em eventos por todo o país, o Massa Coletiva ao longo de 2009 acompanhou de perto a principal plataforma de circulação e articulação da Música Brasileira que são os festivais independentes. Depois de passar por Bananada, Festival Goma, Festival Escambo, Feira da Música de Fortaleza, Porão Do Rock, Varadouro, Festival Contato, Jambolada, Calango, Demosul e Goiânia Noise, encerramos as nossas atividades de circulação este ano marcando presença na Feira Música Brasil que está acontecendo em Recife (PE).

Reunião Fora do Eixo na Feira Música Brasil
foto por Sarah Mascarenhas


A Feira é um rico ambiente de negócios, trocas de contatos e tecnologias e está dividida entre um pavilhão de exposições, que conta com um estande do Fora do Eixo, um grande palco aberto no Marco Zero no centro histórico do Recife além de espaços ocupados na cidade seja para debates e atividades de formação ou atividades políticas.

Esse ano foi de suma importância para a organização setorial da música brasileira, marcado pelo início das atividades da Rede Música Brasil. A Rede é um fórum repres entativo surgido a partir do aglutinamento de entidades nacionais que abrangem um espectro completo da cadeia produtiva da música e que chanceladas pela FUNARTE gerirão um projeto de sistematização de pautas e reivindicações da Música no ambiente que antecede a Segunda Conferência Nacional de Cultura. As discussões começaram em uma lista de emails e foram publicadas através da migração para o Fórum da Rede Música no portal culturadigital.br. Além disso, encontros presenciais ao longo dos maiores festivais de música do Brasil, garantiram a elaboração de um documento apresentando os Dez pontos de pauta para o estabelecimento de políticas públicas para a música em 2010.

Coletiva de Imprensa com Juca Ferreira
foto por Sarah Mascarenhas

O grande evento da área da música é a Feira Música Brasil realizado pelo governo federal. Em sua participação, o Ministro Juca Ferreira ouviu de cada uma das entidades representadas na Rede os dez pontos propostos, e e os aprovou publicamente em sua coletiva de imprensa. Um dos pontos inclusive, o da criação de um Fundo Setorial da Música vinculado ao Fundo Nacional de Cultura, já seria contemplado e pronto pra ser noticiado pelo Ministro que o anunciou durante coletiva de imprensa,apresentando o valor inicial previsto em orçamento de R$ 872.000,00.

Show André Abujamra no Marco Zero
foto por Sarah Mascarenhas


A programação musical da Feira Música Brasil também vem lotando o Marco Zero do Recife com grandes shows e o projeto Conexão Vivo promoveu um interessante circuito “off feira” ocupando casas noturnas e outros espaços culturais no Recife Antigo.Macaco Bong no Marco Zero
foto Sarah Mascarenhas

As atividades continuam até o próximo domingo e na edição#126 do programa Independência ou Marte nesta segunda-feira às 22h, você acompanha a cobertura musical do evento.

Nenhum comentário: