domingo, 13 de dezembro de 2009

Oficina de Produção Radiofônica em Cuiabá (MT)

Este ano foi marcado pelo início das atividades da Oficina de Produção Radiofônica do Independência ou Marte, finalizando com mais um intensivo no Pontão Ação Cultural, em Cuiabá (MT).

As oficinas são divididas em 3 módulos: o primeiro conceitual/teórico sobre a democratização dos meios de comunicação, cultura livre, midialivrismo e convergência midiática, através da experiência de implantação da Rádio UFSCar, do Independência ou Marte, e do trabalho integrado e colaborativo realizado pelo Massa Coletiva e o Circuito Fora do Eixo, além de outros portais que se utilizam do Creative Commons e outros macanismos de compartilhamento de arquivos, com foco em Web Radio. No segundo módulo, são passados conceitos e fundamentos de áudio, com os equipamentos analógicos e os softwares livres utilizados para gravação, edição e transmissão, partindo para a prática. Já no terceiro, acontece uma fusão entre as idéias e ferramentas apresentadas, com a realização de programas propostos pelos alunos, que são finalizados em formato de podcasting.

Nesta última oficina do ano, os participantes, além de desenvolverem diversos roteiros, propuseram que a realização fosse um programa coletivo chamado Oficina Popular, com a síntese das idéias debatidas em sala, registrando o momento de troca de experiências.

Escute aqui:

Para saber mais, acesse o Tecnologia de Marte.

Nenhum comentário: