segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Massa Coletiva na SEDA 2009

Por Rafael Rolim

O ano finda, mas o Massa Coletiva segue trabalhando e articulando os projetos para 2010. Mais uma vez na estrada, o coletivo enviou para Cuiabá Rafael Rolim, onde está acontecendo nesta semana a quarta edição da SEDA - Semana de Audiovisual, no Museu da Imagem e Som da capital matogrocense (MISC).

Desde segunda feira (14) alguns dos principais agentes do Audiovisual no Circuito Fora do Eixo estão internados no museu, trabalhando o planejamento das ações do núcleo para 2010 e também experimentando uma oficina coletiva para os bem dispostos jovens da cidade.
As oficinas ocorrem todos os dias da semana, das 8h00 às 17h00, visando a realização de dois vídeos. Partindo da proposta dos próprios participantes, está sendo desenvolvido um videoclipe da banda cuiabana Rhox e um vídeo experimental que mescla sons do cotidiano em uma composição sonora.

O primeiro contou com mais de 50 colaboradores. Ao todo 15 câmeras das mais diferentes resoluções passearam pelos arredores do MISC gravando o que encontravam pela frente, ao som da música tema do videoclipe, "Erga a Cabeça". Além das câmeras, os participantes contavam com um aparelho de MP3, onde ouviam a música pontuada por algumas indicações, nas quais informava - dentre outras coisas - quando deveriam voltar para dentro do museu, onde encontraram os Rhox apresentando um show cenográfico para um público pra lá de agitado.
As gravações foram todas produzidas aos moldes de uma Flash Mob (interveção urbana de participação espontanea) e contou até com malabaristas em apresentações pirofágicas. Gravada em plano sequência, as imagens serão montadas para perceber-se que as várias câmeras gravavam ao mesmo tempo diferentes angulos e visões do centro cuiabano e também do show.



Já o vídeo experimental visa uma composição musical, mesclado sons urbanos, humanos e artisticos (contando até com um violinista). Os resultados dos dois vídeos foram apresentados no último dia da SEDA, domingo, no MISC, às 20h30.



O foco não era apenas as oficinas que o núcleo durável do Audiovisual Fora do Eixo se encontrou na terra do pé rachado. Todos os dias a partir das 18h30 é realizado um GT, onde o planejamento 2010 para o audiovisual da rede esta sendo desenvolvido. Os encontros já passaram pelos temas Produções Colaborativas, Documentários no CFE e Circulação e Distribuição. As discussões ainda englobarão os temas Sustentabilidade e Transmissões ao Vivo. A meta do grupo é chegar ao domingo com uma atualização do Plano de Metas do Núcleo Audiovisual FDE para 2010.

Sempre depois do GT, o público da SEDA pode assistir à mostra audiovisual, que conta com uma curadoria pré-produzida mas sempre aberta ao free style projection, ou seja, todos podem sujerir e apresentar vídeos.

Após as sessões, o público pode curtir alguns pocket shows no pátio do museu. A abertura das apresentações musicais foi realizada na quarta-feira, com a Discotecagem Radiofônica do projeto sãocarlense Independência ou Marte.

Confira aqui no blog até o fim da semana as últimas informações da participação do Massa Coletiva na SEDA, e também a cobertura diária no blog e no twitter do evento.

fotos: Dríade Aguiar

Nenhum comentário: