quinta-feira, 6 de maio de 2010

Carta de Apoio a Rádio Alternativa FM

A Rádio Livre Alternativa FM é há muitos anos um símbolo de resistência e de luta pela cultura e arte independente, tendo funcionado dentro do Campus da USP em São Carlos, mas agregando também diversos outros participantes que vem de fora dos cada vez mais restritos muros da Universidade. Por lá já funcionaram diversos programas e passaram importantes músicos, líderes políticos, entre outros.

No segundo semestre do ano passado, ao retomar as atividades de maneira mais organizada, ela recebeu uma notificação da Coordenadoria do Campus, mas mesmo assim, as atividades continuaram, agregando mais ações em uma Universidade que tende cada vez mais a se isolar e se tornar reacionária, vide seu próprio veículo "oficial" de rádio que está parado no tempo.

E mesmo após a antena ser furtada, o Coletivo que organiza a rádio conseguiu retomar as atividades. Mas na semana passada, novamente a antena sumiu e agora a Gestão Amarela, que venceu as últimas eleições do CAASO (Centro Acadêmico Armando Salles de Oliveira), tomou uma medida extremamente covarde, publicando um documento de retaliação às atividades da rádio. Além disso, três alunos que auxiliaram no processo de reestruturação da rádio foram chamados pela diretoria do Campus, e foram confiscados a mesa de som e o transmissor do veículo.

Viemos aqui publicamente contra-atacar e juntar forças com quem acredita na importância das mídias livres como ferramentas de transformação e de revolução em um país historicamente marcado pelo coronealismo dos veículos de comunicação, que só reafirmaram a exclusão. Vamos lutar juntos pelo funcionamento da Rádio Livre Alternativa 107,3 FM já!!!

Saiba mais sobre rádios livres e tecnologias alienígenas de transmissão:
Site RadioLivre.org
Wikipedia
Overmundo
Tencnologia de Marte





10 comentários:

Léo BR disse...

Isso aí vamos mobilizar! Na internet e quarta-feira ao vivo e a cores e na luta!

Rafa Rolim disse...

é lastimavel a postura destes estudantes da USP São carlos. Eleger uma gestão que proíbe e boicota as ações de uma Rádio Livre com o mesmo impeto que estimula as ações do Grupo de Apoio à Putaria. É o campus de direita na cidade de São Carlos. Vergonha

Fedel disse...

infelizmente não vou estar em sanca, mas estou apoiando pela net

é realmente muito triste ver a diretoria do CAASO tendo essa postura

dinha disse...

Pois é: lamentável.
Participei da Alternativa, e da antiga Rádio Livre DCE (hoje Capivara), ajudei a escrever o estatuto deta última.
Vivemos tempos estranhos, nos quais a palavra democratização ganha significados diferentes do original.
Tal como os funcionários da USP, me declaro em greve!
E meu profundo descontentamento com a Gestão Amarela, ignorantes que são das construções históricas das pesoas que vivem aqui.

Lucas disse...

bizarro! dá vergonha desses burocratinhas estudantis. Vida longa a comunicação livre e popular!!!

Dj Alma disse...

Qualé a dos caras? Tão querendo fazer moral com a coordenadoria do campus?

Pra variar sempre esses discursos mal-pensados, mal-escritos e, sobretudo mal-intencionados, toscamente apoiados na ainda mais tosca legalidade.

E a história da peleguice - tal como a de uma porrada de sindicatos trabalhistas por aí - se repete. É dentro do proprio grupo reprimido que surgem os maiores repressores.

E eles garantiram a não transmissão no espaço deles até que a Alternativa se legalize... (como se isso fosse acontecer).

Sei lá. Já vi gente engulir a língua por muito menos. É hora - sempre foi, sempre é - de questionar o vigente com atos. Coletivos, ilegais e o caralho.
To aí pra engrossar fileiras e assumir riscos.

Rita Fajardo disse...

Como ex-estudante da USP são Carlos e ex-diretora do DCE USP Alexandre Vanucchi Leme quero crer que a opinião retrógrada e anti democrática presente naquela carta assinada pela atual diretoria do CAASO não expressa o que pensa os estudantes do Campus. É verdonhosa a postura desta carta para uma diretoria de um Centro Acadêmico com a história do CAASO. Espero que o debate do próximo dia 12/05 tire ações que correspondam à luta pela liberdade que sempre foi a marca do CAASO.

Francisco disse...

Dj Alma:

Exatamente. Curiosamente, essa carta aparece logo após uma reforma no CAASO financiada pela prefeitura do campus de São Carlos.

Programa Bluga disse...

A Rádio Alternativa soltou uma carta pública frente a todos estes atentados!

Transcrevemos a carta no blog!
http://programabluga.blogspot.com/2010/05/liberdade-de-expressao-e-comunicacao.html

Unknown disse...

Lamentável!!!
A contradição bate na porta, o MinC premia iniciativas de mídias livres Brasil afora, e os líderes estudantis progressistas da USP São Carlos simplesmente fecham a rádio!
Que eu tenha notícia, essa é a atitude mais reacionária que já foi realizada por uma diretoria do CAASO.
Fora esses amarelos!!!
Cabe aos demais estudantes realizarem o impeachment amarelo.