quarta-feira, 19 de maio de 2010

Um zoom digital na Plano Próximo

por Jovem (aka Youngman)



Desde o início do ano a Plano Próximo passou por mudanças radicais, com uma transformação bem positiva, ressignificando o projeto para deixá-lo mais intrínseco ao processo do Massa Coletiva e criar uma maturidade musical que reflita o que estamos sentindo em 2010.
Assim, gradualmente as coisas vêm acontecendo e à partir de agora registraremos de maneira mais orgânica os fatos, sob um ponto de vista de cada um (seja integrante da banda ou não), sempre contaminados pelas percepções do universo em simbiose que vivemos.
Começo eu então para encorajar todo mundo a ocupar estes espaços também. Sinto que este momento é uma guinada a caminho de uma intensificação das coisas. O ensaio desta 4a feira marcava duas semanas que eu, Carol, Gustavo, Yasmin (a nova formação da banda) não ensaiávamos juntos, mas a instiga em fazer as coisas acontecerem foi maior do que nossos outros compromissos, e estamos realmente nos organizando para marcar os próximos, com a pilha aumentando na medida em que também começam a se esboçar novas idéias o tempo todo.



O "Japão", lar do casal/estúdio de ensaio é um lugar mais do que acolhedor e instigante para a coisa acontecer. O Gu deu um tapa muito bom no espaço, e estamos com equipamentos bons o suficiente para chegar em um amadurecimento profissional, que depende somente do nosso trampo. Em geral, temos ensaiado com fone de ouvido, o que prejudica um pouco a timbragem das guitarras, mas ajuda muito a todos se ouvirem com maior nitidez, e também a gente pode ensaiar até mais tarde. Sempre que possível, gravamos as novas músicas a cada sessão para ouvir com calma depois, nos tempos em que não estamos juntos e ter outras idéias além do momento do ensaio. Além disso, uma parada que vem ajudando bastante são as planilhas monitoradas com o resultado de cada ensaio e os Tecs com referências e outras coisas que ajudam a sistematizar essa loucura. Vamos começar a ensaior com metrônomo também, acho que o Gu pode falar mais sobre esses acabamentos depois...

Bueno, Yasmina está com uma batera eletrônica, abrindo diversas novas possibilidades (e dúvidas), que no momento ainda não são muito claras, mas com certeza nos aproxima de um universo mais sintético, que é algo que todos nós flertamos bastante. Como conversamos, a pegada sempre será rock pela consequência, mas a idéia é não se apegar ao estilo, e buscar o máximo de influências que nos leve a romper as fronteiras estéticas, misturando influências pop com experimentações, buscando as diferenças de texturas como maneira de complementação no nosso processo de composição. Aliás, todos os sons novos estão bastante contaminados pelo sintetizador, sample, efeitos nas guitarras e manipulações com o Kaoss Pad, principalmente para efeitos na voz da Carol, que agora também está tocando baixo. Estamos no início deste novo caminho, mas com fôlego de sobra, dispostos demais pras batalhas que é ser uma banda e afim de arquivar todos estes devaneios e sentimentos em forma de transmissões e outros registros. Mantenham a sintonia.

Nenhum comentário: