segunda-feira, 17 de maio de 2010

Massa Coletiva in Rio

Na última semana o Massa Coletiva esteve no Rio de Janeiro auxiliando na estruturação do Festival Fora do Eixo. O evento ocorreu na capital paulista entre os dias 6 e 11 de abril e repetiu a dose com sucesso na ex capital federal e ainda cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, com oficinas nos dias 10 e 11, e shows entre 12 e 14 de maio.
As oficinas foram ministradas por Jovem Palerosi, membro do Massa Coletiva e programador do Independência ou Marte. Durante dois dias, Jovem compartilhou a tecnologia desenvolvida em 3 anos de programas semanais, formando e estimulando uma nova leva de agentes da comunicação livre. E a oficina deu frutos, pois a galera voltou nos 3 dias de festival para por em prática os aprendizados do começo da semana.


A partir de quarta-feira mais um integrante do Massa Coletiva - Rafa Rolim - aderiu à equipe do festival, completando o pacote midialivrista Fora do Eixo. Durante as 3 noites na cidade maravilhosa o Massa foi responsavel pela transmissão em Web Rádio e Web TV do festival, atingindo picos de quase 100 espectadores simultaneos ao somar as duas mídias.
Sobre as transmissões vale a pena ressaltar a dedicação dos alunos da oficina, que não só compareceram aos dois dias de aulas como marcaram presença no festival inteiro, grudados, participando ativamente do processo, contribuindo com seus pontos de vista. Sem dúvida o professor Jovem garantiu a formação de uma galera competente na capital carioca. Resta esperar os próximos eventos para estimular os aprendizes a fazer por conta própria a partir de agora.

Além das transmissões, o Massa participou do festival com a já tradicional Discotecagem Radiofônica. Cada vez melhor, a discotecagem encantou o público do Teatro Odisséia na segunda noite do evento. Mas foi no lendário Circo Voador, no coração da Lapa carioca, que a discotecagem do Independência ou Marte controlou as pick-ups por boa parte da noite. Também nas duas últimas noites o festival contou com a estréia do Cine VJ. Com uma curadoria pra lá de experimental, Rafa Rolim iluminou a balada com alguns curtas de Norman McLaren, videos experimentais brasileiros contemporâneos além da bela produção de Coppola Koyaanisqatsi. Agora, escutem o programa Independência ou Marte#144, com os registros dos shows e entrevistas do evento.

fotos: Paula Bainha (Coletivo Fórceps)

Nenhum comentário: