quarta-feira, 12 de maio de 2010

Oficina Radiofônica no Festival Fora do Eixo RJ

por Jovem Palerosi

O Independ
ência ou Marte foi convidado pelo Coletivo Ponte Plural para realizar uma oficina de radio no Festival Fora do Eixo no Rio de Janeiro nos dias antes do início dos shows.

Na 2a e 3a feira, (10 e 11/05), estive na Universidade Estácio de Sá no centro do Rio de Janeiro, junto com diversos participantes do curso de produção fonográfica, músicos, comunicadores, entre outros.

A primeira etapa foi bastante incisiva quanto a questão da liberdade dos meios de comunicação, novos paradigmas políticos e estéticos do rádio, a ressignificação dos direitos autorais, com discussão sobre o copyleft e Creative Commons, reflexão de linguagem, criação, desenvolvimento de roteiro e locução.

Depois, aprofundou-se na técnica e na utilização de softwares livres para gravação, edição e transmissão, com as vantagens prática e conceituais das ferramentas.

No final, juntou-se o potencial de todos os participantes e foi realizado um programa Ao Vivo com uma banda improvisando, as impressões dos participantes e a divulgação da edição carioca do Festival Fora do Eixo.

Escute Aqui

Um comentário:

Léo BR disse...

jovencito: muito massa espalhando conhecimento livre. tô ouvindo o programa da oficina. energia & sotaquim delícia do rio desbravando mundos.