domingo, 6 de dezembro de 2009

Praça Saldanha Marinho recebe os Aeromoças de braços abertos

Por Sarah Mascarenhas

Ontem foi o encerramento do Festival Macondo Circus que acontece há 6 anos na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Filiado a Abrafin, é ainda um coletivo ligado ao Circuito Fora do Eixo, além do Macondo Lugar, ser associado das Casas Fora do Eixo , o bar é o ponto de convergência para a conexão com os novos modelos de gestão para a música independente.

Ontem foi a vez da banda de São Carlos se apresentar e deixar na memória de Santa Maria as marcas da música do interior paulista. A banda Aeromoças e Tenistas Russas foi a primeira do dia. O dia estava lindo e o show teve início às 6 da tarde, mesmo sem ser o auge a apresentação dos caipiras paulistas foi empolgante. Sem cd gravado, os Aeromoças preparam uma demo para trazer ao Macondo Circus, antes mesmo de ser anunciado que havia algumas cópias no microfone, o cd já estava esgotado.

Thiago Hard Aeromoças e Tenistas Russas
Foto Sarah Mascarenhas

O sol brilhando, a brisa pairando, o comentário que prevalecia sobre a música era "psicodélica esta banda" disse Alfa Canhetti, representante do Espaço Cubo de Cuiabá e Fora do Eixo Discos. Já o coordenador de planejamento do coletivo Lumo de Recife, se impressionou com as referências progressivas e lisérgicas e comentou: "bem Pink Floyd a influência da banda".

Os Aeromoças e Tenistas Russas aproveitaram a passagem pelo festival para lançar uma música nova que ainda não tem título, mas que traz um novo ar à musicalidade da banda, com muita referência eletrônica. A banda fez um show coeso, mas só para registro, o hit da ATR, o samba ficou fora do setlist deste show, infelizmente, mas fica ai o convite a ir a página no myspace dos artistas.

Aeromoças e Tenistas Russas na Coletiva
Foto Sarah Mascarenhas

O Festival trouxe de forma bem amarrada também a integração de diversas expressões artísticas como a música, o teatro, artes visuais, além da proposta surpreendente da Cobertura Colaborativa, que demonstra o grau de envolvimento que o Macondo coletivo tem com a rede nacional. Nesta cobertura participaram diversos estudantes de comunicação e alguns produtores audiovisuais da cidade, que aplicavam suas habilidades específicas de maneira compartilhada. A dedicação da galera era 100%.

Teatro no Macondo Circus
foto Sarah Mascarenhas

Além dos estudantes poderem interagir com o processo colaborativo de produção de conteúdo o público não ficou de lado. Ao lado da mesa de som, tinha um espaço onde o qualquer pessoa podia passar as fotos tiradas em celulares para ser publicada no site. A equipe da Cobertura Colaborativa, mais uma vez estimulou a utilização de ferramentas tecnológicas de maneira inteligente e simples. Então era só passar pela mesa e enviar via bluetooth sua foto para equipe que organizava e já publicava no site www.macondocircus.com.

Sala da Equipe da Cobertura Colaborativa
foto Sarah Mascarenhas

Além dos shws na praça Saldanha, todas as noites se extendiam para o Macondo Lugar, alguns dos que passam por nestes dias foram: Pata de Elefante, Superguidis, Macaco Bong, Zefirina Bomba, Black Drawing Chalcks, Dinartes, O Melda, L.A.B e Frank Jorge. Macondo Lugar, Coletivo Circus, longa vida!!

Um comentário:

pracchia disse...

Aeromoças é a banda mais divertida e dançante que eu conheço.

Ainda não conheço o Macondo Circus, mas pela escalação e empolgação do texto, teve ter sido Massa.

Abs.