quinta-feira, 4 de março de 2010

São Carlos participará da Mostra Artística TEIA dos Pontos de Cultura em Fortaleza (CE)

Desde 2006 São Carlos começou a fazer parte do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, com aprovação da Teia – Casa de Criação como Ponto de Cultura. Este coletivo foi selecionado também anos depois no edital dos Pontões de Cultura com o projeto Nós-Digitais, sendo responsável pela coordenação de outros pontos no estado, voltado mais especificamente para a difusão e utilização de Softwares Livres. No final do ano passado, São Carlos foi contemplado com mais dois pontos, com o Canal Aberto Espaço 7 e o Independência ou Marte – Conexões Solidárias.

Este mês acontece diferentes encontros regionais e nacionais destes Pontos de Cultura, em busca de afinar os trabalhos, trocar experiências e se afirmar de maneira coerente como uma rede realmente integrada. De 26/02 a 02/03 aconteceu em Guarulhos o encontro regional do estado de São Paulo e de 25 a 31 de março acontece a TEIA Brasil 2010 – 4º Encontro Nacional de Pontos de Cultura, na cidade de Fortaleza (CE), que contará com representantes de São Carlos com dois delegados eleitos para compor a Comissão Paulista de Pontos de Cultura, sendo um do Independência ou Marte - Conexões Solidárias e o outro do pontão Nós-Digitais.

Para esse encontro, foi aberto também um novo edital, desta vez para a Mostra Artística dos Pontos, nas áreas de Teatro, Artes Integradas, Artes Visuais, Dança, Circo, Música e Cultura Popular. Dentre as 88 apresentações selecionadas de todo o país, novamente a cidade foi contemplada, com a Discotecagem Radiofônica Independência ou Marte. O projeto é uma vertente do ponto de mesmo nome, e possui seleções sonoras que abarcam a diversidade da música brasileira contemporânea, com muita experimentação, samples e outras intervenções.

A Discotecagem Radiofônica completa 2 anos de existência neste mês, e ganha como presente esta nova apresentação no Nordeste, onde fez uma tour em agosto do ano passado. Já acumula no currículo também apresentações em diversos lugares do país por estados como Mato Grosso, Acre, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
foto: Rafael Rolim

Nenhum comentário: