domingo, 21 de março de 2010

Resenha: Lançamento do Ponto de Cultura Independência ou Marte – Conexões Solidárias

por Alberto Geraissate (original em culturadigital.br/sermultimidia)

Só me dei conta do que tinha acontecido de fato quando cheguei de manhã no trabalho no dia seguinte e um colega me perguntou os resultados do futebol. Não sabia, disse-lhe que na noite anterior eu estava em uma realidade paralela. Não foi apenas uma metáfora. O lançamento do Ponto de Cultura Independência ou Marte – Conexões Solidárias de fato nos levou a conhecer uma realidade que mesmo para os mais entusiastas da cultura digital – como eu – poderia parecer ingênua e deslocada no contexto neo-liberal que a produção cultural se encontra há algum tempo.

O Conexões Solidárias é resultado de um empenho de mais de um ano do pessoal do Massa Coletiva, seus parceiros e colaboradores. O Massa Coletiva é um núcleo cooperativo de comunicação e cultura com sede em São Carlos. Em outras palavras, é um grupo de pessoas com afinidades profissionais e ideológicas sobre como trabalhar com produção cultural e com meios de comunicação de maneira diferente dos moldes dominantes. Vou arriscar aqui um dualismo conceitual, mais com fins didáticos do que práticos. De um lado, temos o modelo dominante, mainstream, neo-liberal e concentrado na mão de alguns; de outro, o modelo alternativo, underground, baseado em economia solidária, e – ao menos em tese – disponível para a mão de mais alguns. E é isso que a galera do Conexões Solidárias, Massa Coletiva, Espaço Cubo, Circuito Fora do Eixo, entre outros, estão mostrando que essa história de cultura em rede e solidária não fica apenas na boa intenção, saindo fora de um discurso apenas panfletário. Não cabe apegar-se ao dualismo “dominante X alternativo” citado anteriormente, porque na prática acontece que o alternativo trás em si alguns conceitos do modelo dominante (revistos e resignificados, com certeza, mas ainda assim trás), e o dominante vem usando toda a força do capital para absorver também conceitos do modelo alternativo.

2 comentários:

Rafael Rolim | Massa Coletiva disse...

Grande Beto. Seja sempre bem vindo ao nosso ponto de cultura. Muito egal mais pessoas começarem a compreender o trabalho do Massa Coletiva no município

Alberto Geraissate disse...

Valeu, Rafa e coletivo do Massa pela repostagem! =) Só que o texto continua, se vc for lá no link "original" tem um linkzinho "Mais" logo abaixo do texto, e tem mais ainda sobre o evento, ok?! Detalhe também aos marcadores desse post: meu sobrenome é GerAissate, e faltou o "d" no "Independência". Abraços a tod@s!